Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária / Propositions of Interculturality in the BNCC as a procedure for Literary Education

Autores

  • Fernanda Rayana Barbosa Silva Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande -UFCG https://orcid.org/0000-0003-2498-6196
  • Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i59.3380

Palavras-chave:

Educação literária, BNCC, Formação leitora.

Resumo

RESUMO: A escolarização da relação entre texto literário e leitor constitui-se fundamento básico de uma educação literária, o que exige, efetivamente, a presença da leitura literária na Escola, de modo a despertar a sensibilidade do leitor, permitindo-lhe aproximar de situações que ele não conhece. A interculturalidade, por defender o respeito as semelhanças e diferenças, pode ser um caminho metodológico para tal vivência. O artigo tem como objeto de estudo as proposituras que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta para o campo artístico-literário com vistas a analisar aquelas que mais privilegiam um diálogo intercultural como forma de possibilitar a ampliação do repertório cultural e literário do educando em processo de formação e educação literária.

Abstract: The schooling of the relationship between literary text and reader constitutes the basic foundation of a literary education, which effectively requires the presence of literary reading in the School, in order to awaken the reader's sensitivity, allowing him to approach situations that he doesn't know. Interculturality, by defending respect for similarities and differences, can be a methodological path for such an experience. The article has as its object of study the propositions that the National Common Curricular Base (BNCC) presents to the artistic-literary field with a view to analyzing those that most privilege an intercultural dialogue as a way of enabling the expansion of the cultural and literary repertoire of the student in process of formation and literary education.

 Keywords: Literary education; BNCC; Reader training.

 

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Biografia do Autor

Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande

Docente permanente da Unidade Acadêmcia de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e esnino da Universidade Federal de Campina Grande

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Publicado

2022-02-28

Edição

Seção

Artigo de Revisão