Re-Construto de Juventude e Escolarização nas Políticas Educacionais Brasileiras: Reflexões / Re-Construction of Youth and Schooling in Brazilian Educational Policies: Reflections

Autores

  • Marcelo Máximo Purificação Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior – FIMES/UNIFIMES.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i59.3379

Palavras-chave:

Juventude, Escolarização, Políticas Educacionais, Cultura

Resumo

Resumo: Este ensaio emerge de parte das leituras e discussões realizadas na disciplina “Temas Contemporâneos em Educação”, desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em nível doutoramento, da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Integra dialogicamente dois importantes conceitos - juventude e escolarização -, vistos a partir de aspectos sociais, culturais e políticos do contexto brasileiro.

Palavras-chave: Juventude; Escolarização; Políticas Educacionais; Cultura.

 Abstract: This essay in emergency education developed in the subject “Contemporary Issues in Postgraduate Education in the Postgraduate Program in Education in Brazil – ULBRA. It dialogically integrates two important concepts - youth and schooling - seen from the social, cultural and political aspects of the Brazilian context.

Keywords: Youth; schooling; Educational Policies; Culture.



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Biografia do Autor

Marcelo Máximo Purificação, Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior – FIMES/UNIFIMES.

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Coimbra (UC); Doutor em Ensino (UNIVATES); Doutor em Ciências da Religião (PUC-Goiás); Doutorando em Educação (ULBRA). Professor Titular na Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior – FIMES/UNIFIMES. E-mail: [email protected]

Referências

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Publicado

2022-02-28

Edição

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