Re-Construto de Juventude e Escolarização nas Políticas Educacionais Brasileiras: Reflexões / Re-Construction of Youth and Schooling in Brazilian Educational Policies: Reflections
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i59.3379Palavras-chave:
Juventude, Escolarização, Políticas Educacionais, CulturaResumo
Resumo: Este ensaio emerge de parte das leituras e discussões realizadas na disciplina “Temas Contemporâneos em Educação”, desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em nível doutoramento, da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Integra dialogicamente dois importantes conceitos - juventude e escolarização -, vistos a partir de aspectos sociais, culturais e políticos do contexto brasileiro.
Palavras-chave: Juventude; Escolarização; Políticas Educacionais; Cultura.
Abstract: This essay in emergency education developed in the subject “Contemporary Issues in Postgraduate Education in the Postgraduate Program in Education in Brazil – ULBRA. It dialogically integrates two important concepts - youth and schooling - seen from the social, cultural and political aspects of the Brazilian context.
Keywords: Youth; schooling; Educational Policies; Culture.
Downloads
Referências
ALVES, Maria Aparecida O., OLIVEIRA, Gislene F. de. Reflexão da Prática pedagógica na perspectiva de uma formação docente contextualizada. Id on Line Revista de Psicologia, Fevereiro de 2016, vol.10, n.29, p. 182-
ISSN 1981-1189.ANDRADE. Sandra dos Santos. Juventudes e processos de escolarização: uma abordagem cultural. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFGRS, Porto Alegre, 2008.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 dez. 1996.
CAMACHO, Luiza Mitiko Yshiguro. A invisibilidade da juventude na vida escolar. Perspectiva. Florianópolis, v. 22, n. 2, p.325-343, jul./ dez., 2004.
DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Juventude e ensino médio: quem é este aluno que chega à escola. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (Orgs) Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Elo Horizonte: Editora da UFMG, 2014. p.101-133.
SPOSITO, Marilia Pontes. Juventude: crise, identidade e escola. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006, p. 96 -104.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.