Didática e Rendimento Escolar no Ensino Fundamental/ Teaching and School Performance in Elementary School

Autores

  • Mário Jorge de Araújo Gonzaga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras De Cajazeiras-Fafic
  • Wanderneide Ribeiro Sarmento Universaidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Andressa Nunes Pereira de França Centro Universitário Internacional (PR), (UNINTER).
  • Luis Soares da Costa Neto Universidade Estadual de Campinas. (UNICAMP)
  • Emídia Inácio Timóteo Universidade Federal da Paraíba
  • Raimundo Edilberto Moreira Lopes Faculdade EDUCAMINAS

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i59.3378

Palavras-chave:

Rendimento escolar, Didática, Aprendizagem

Resumo

Resumo: O baixo rendimento escolar é uma preocupação constante dos educadores e gestores escolares, e da sociedade de uma maneira geral, pois é uma das manifestações mais evidentes das dificuldades de aprendizagem. Este estudo tentou traçar um paralelo entre a didática do professor e o rendimento escolar do aluno, observando até que ponto o primeiro tem influência no segundo, de maneira que possamos melhorar, cada vez mais, o desafiante quadro educacional atual.  Os resultados nos levaram a crer que há dois contextos a serem encarados com firmeza. Há que se enfrentar a situação com políticas públicas mais adequadas a educação (com jornadas, salários e capacitação didática constante) e, favorecer também os contextos individualizados das escolas, tirando-se proveito da estrutura existente, aproximando a família e criando melhores condições de atendimento às necessidades individuais dos próprios alunos. Portanto, as escolas paraibanas, de uma maneira geral, devem considerar um investimento forte no cante ao desenvolvimento de metodologias, material didático e formação dos professores, de forma a dedicar aos seus alunos um atendimento mais adequado aos seus interesses.

Palavras-chave: Rendimento escolar, Didática, Aprendizagem.

 

Abstract: Low school performance is a constant concern of educators and school managers, and of society in general, as it is one of the most evident manifestations of learning difficulties. This study tried to draw a parallel between the teacher's didactics and the student's academic performance, observing to what extent the first influences the second, so that we can improve, more and more, the current challenging educational framework. The results led us to believe that there are two contexts to be faced firmly. It is necessary to face the situation with public policies that are more adequate to education (with working hours, salaries, and constant didactic training) and to favor the individualized contexts of schools, taking advantage of the existing structure, bringing the family closer and creating better conditions of service. to the individual needs of the students themselves. Therefore, schools in Paraíba, in general, should consider a strong investment in singing the development of methodologies, didactic material and teacher training, to dedicate to their students a service more suited to their interests.

Keywords: School Performance, Teaching, Learning.

 

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Biografia do Autor

Mário Jorge de Araújo Gonzaga, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras De Cajazeiras-Fafic

1]Mestre em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos – Usc - Py, Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras De Cajazeiras-Fafic e Graduação em Licenciatura pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos. Atualmente é Professor de Educação Básica Ii da E.M.E.I.E.F. Costa e Silva, E.M.E.I.E.F. Manoel Gonçalves da Silva em Cajazeiras-PB. [email protected];

Wanderneide Ribeiro Sarmento, Universaidade Federal de Campina Grande - UFCG

2] Graduação em Letras - Língua Portuguesa PELA Universaidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campina Grande, Brasil. Especialização em Metodologia do Ensino pela FASP - Faculdade São Francisco da Paraiba, VCESL_ PPROV, Cajazeiras, Brasil. [email protected]

Andressa Nunes Pereira de França, Centro Universitário Internacional (PR), (UNINTER).

[3] Especialista em Direitos Humanos: Infância, Juventude e Medidas Socioeducativas. Especialista em Serviço Social e Políticas Públicas. Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior. Graduada em Direito pela Faculdade Estácio do Recife (ESTÁCIO FIR). Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário Internacional (PR), (UNINTER). Professora Universitária e Diretora do Centro Socioeducativo Padre Cícero do Governo do Estado do Ceará. [email protected]

Luis Soares da Costa Neto, Universidade Estadual de Campinas. (UNICAMP)

4]Mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Faculdade Latino-americana de Ciências sociais-FLACSO/BRASIL. Especialista em Gestão Estratégica em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas. (UNICAMP). Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior (FIC). Professor universitário e professor efetivo de História da Secretaria de educação do Estado do Rio Grande do Norte. [email protected]

Emídia Inácio Timóteo, Universidade Federal da Paraíba

5] Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba. Mestranda em Ciências da Educação pela Anne Sullivan University. [email protected];

Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Faculdade EDUCAMINAS

6 Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos. Especialista em Química e Biologia pela Universidade Regional do Cariri - URCA Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2002); Graduado em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Engenheiro Civil graduado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade EDUCAMINAS. Professor efetivo da rede pública municipal e estadual. [email protected].

 

 

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Publicado

2022-02-28

Edição

Seção

Artigos