Dualidades de Gêneros no Perfil de Construção do Pedagogo(a) / Gender Dualities in the Pedagogue's Construction Profile

Autores

  • Marcelo Máximo Purificação UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i59.3375

Palavras-chave:

Relações de Gênero, Políticas Educacionais, Docência

Resumo

Resumo: Este ensaio emerge de parte das leituras e discussões realizadas na disciplina “Temas Contemporâneos em Educação”, desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em nível doutoramento, da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Tem por objetivo refletir sobre as perspectivas de gênero para entender a opção de carreira docente para os anos iniciais. Para isso, chama-se para o diálogo os seguintes marcadores sociais: Educação, Políticas Educacionais, Gênero, Sexualidade, Identidade e Formação de Professores. É um texto cunhado na metodologia bibliográfica.

Palavras-chave: Relações de Gênero; Políticas Educacionais; Docência.

 
Abstract: This essay emerges from part of the readings and discussions carried out in the discipline “Contemporary Themes in Education”, developed within the scope of the Graduate Program in Education at the doctoral level, at the Lutheran University of Brazil – ULBRA. It aims to reflect on gender perspectives to understand the teaching career option for the early years. For this, the following social markers are called for dialogue: Education, Educational Policies, Gender, Sexuality, Identity and Teacher Training. It is a study coined in the bibliographic methodology.

Keywords: Gender Relations; Educational Policies; teaching.

 


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Biografia do Autor

Marcelo Máximo Purificação, UNIVATES

[1] Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Coimbra (UC); Doutor em Ensino (UNIVATES); Doutor em Ciências da Religião (PUC-Goiás); Doutorando em Educação (ULBRA). Professor Titular na Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior – FIMES/UNIFIMES. E-mail: [email protected]

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Publicado

2022-02-28

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