Educação e sua Importância no Processo de Inclusão de Crianças com TDAH: Inquietações a serem enfrentadas no Ensino Regular / Children with ADHD: Concerns to be Faced in Regular Education

Autores

  • Eliane da Silva Ferreira Moura Universidade Regional do Cariri
  • Fabiana Correia Bezerra Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3357

Resumo

Resumo: O intuito da pesquisa foi conhecer a importância da educação de acordo com o processo de inclusão, o que afirmam os pesquisadores acerca do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Quanto ao processo metodológico, foi realizada pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e estudo de caso com entrevista semiestruturada. Os efeitos apontaram as dificuldades de adaptação por conta da falta de qualificação específica dos professores no ensino regular, falta de conhecimento por parte das famílias, dificuldades de aprendizagens e deficiência quanto à equidade no ensino. Concluiu-se que a educação inclusiva ainda está se moldando e se adaptando, seja na sociedade ou nas políticas públicas. Ao mesmo tempo em que parte da dificuldade de aprendizagem desses alunos com necessidades especiais, é dos pais sem informação adequada e os profissionais da educação, como também a sociedade e a comunidades escolares sem nenhuma formação ou informações adequadas.

 

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Inclusão. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Capacitação.

 

 

 

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 Abstract: The purpose of the research was to know the importance of education according to the inclusion process, which researchers claim about Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). As for the methodological process, a bibliographical research was carried out with a qualitative approach and a case study with semi-structured interview. The effects pointed out the difficulties of adaptation due to the lack of specific qualification of teachers in regular education, lack of knowledge on the part of families, learning difficulties and deficiencies in terms of equity in education. It was concluded that inclusive education is still shaping and adapting, whether in society or in public policies. While part of the learning difficulty of these students with special needs is parents without adequate information and education professionals, as well as society and school communities without any training or adequate information.


Keywords: Teaching-learning. Inclusion. Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Training.

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Biografia do Autor

Eliane da Silva Ferreira Moura, Universidade Regional do Cariri

1 Graduação em Direito pela Universidade Regional do Cariri (1994) e Graduação em História pela Universidade Regional do Cariri. Atualmente é diretora - Secretaria de Educação do Estado do Ceará e professor - Secretaria de Educação do Estado do Ceará. [email protected];


Fabiana Correia Bezerra, Universidade Federal do Ceará

2 Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Ceará, Graduação em Administração pela Universidade Vale do Acarau. Especialização em Educação Inclusiva (FJN) e Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (FAVENI). [email protected]

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Publicado

2021-12-30

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Seção

Artigos