A Indisciplina na Educação de Jovens e Adultos: Causas e Consequências / Indiscipline in Youth and Adult Education: Causes and Consequences

Autores

  • Maria Emilly Bezerra Sousa Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Universidade de Pernambuco (UPE).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3356

Palavras-chave:

Educação, Educação de Jovens e Adultos, Indisciplina.

Resumo

Resumo: O principal objetivo do artigo é enfatizar a indisciplina na modalidade EJA dentre suas causas e consequências. O tema traz consigo uma abordagem bastante enriquecedora sobre como observar e lidar com estas determinadas situações presentes no cotidiano escolar. A modalidade EJA é uma proposta de ensino que atende um determinado público bastante adversa, por se tratar de alunos que de uma maneira ou outra não finalizaram os estudos no tempo certo. E a indisciplina vem sendo explanada com frequência nos grupos docentes, porém sem nenhuma perspectiva de metodologias para conseguir driblar tal questão sobre o ensino. As bases teóricas para a construção do artigo discorrem de citações e argumentos em teóricos bastantes influenciadores na perspectiva abordada, vindo ao encontro de autores como FREIRE (2001), MATOS (2012), SANTOS (2012) dentre outros, além de informações com veracidade em cima das Leis educacionais como a LDB e CNE, além de afirmações de minha autoria sobre todo o estudado mediante a pesquisa. O processo metodológico para a construção discorre de estudo analítico e observação crítica acerca do conteúdo a ser pesquisado por meio de uma pesquisa de caráter qualitativo em estudo bibliográfico a respeito do tema. Os resultados apresentados no entorno do artigo surgem como possíveis respostas e hipóteses à problemática apresentada, dentre suas aquisições, uma nova perspectiva de formação para professores com problemas atuais na sala de aulas, assim como observar os diversos tipos de indisciplina escolar apresentados na modalidade EJA. Ao concluir o estudo, fica a oportunidade de querer buscar mais informações do tema a fim de aprofundar ainda mais o conhecimento e transformar em metodologias para um melhor ensino aprendizagem na EJA.

 Palavras-Chave: Educação; Educação de Jovens e Adultos; Indisciplina.

 

Abstract: The main aim  of the article is to emphasize indiscipline in the EJA modality among its causes and consequences. The theme brings with it a very enriching approach on how to observe and deal with these certain situations present in everyday school life. The EJA modality is a teaching proposal that caters to a very adverse audience, as they are students who, in one way or another, did not finish their studies at the right time. And indiscipline has been frequently explained in the teaching groups, but without any perspective of methodologies to get around this issue about teaching. The theoretical bases for the construction of the article are based on citations and arguments in theorists who are quite influential in the perspective addressed, coming to the meeting of authors such as FREIRE (2001), MATOS (2012), SANTOS (2012) among others, as well as truthful information in above the educational laws such as the LDB and CNE, in addition to statements of my authorship about everything studied through the research. The methodological process for the construction is based on an analytical study and critical observation about the content to be researched through qualitative research in a bibliographical study about the subject. The results presented around the article appear as possible answers and hypotheses to the problem presented, among its acquisitions, a new perspective of training for teachers with current problems in the classroom, as well as observing the different types of school indiscipline presented in the EJA modality. Upon completing the study, there is the opportunity to seek more information on the topic in order to further deepen the knowledge and transform it into methodologies for better teaching and learning in EJA.

Keywords: Education. Youth and Adult Education. Indiscipline.

 

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Biografia do Autor

Maria Emilly Bezerra Sousa, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

1 Graduanda em Pedagogia - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC) . [email protected];

 

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Universidade de Pernambuco (UPE).

Especialista pela Universidade de Pernambuco (UPE). [email protected].

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão