Contação de Histórias: Relevância no Processo Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil / Storytelling: Relevance in the Teaching-Learning Process in Early Childhood Education

Autores

  • Marluce Iraneide da Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Aurênia Pereira de França Universidade Católica de Pernambuco
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Universidade de Pernambuco (UPE).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3355

Palavras-chave:

Contação de histórias, Ensino/aprendizagem, Família e Escola, Prática pedagógica.

Resumo

Resumo: Este estudo tem como principal objetivo compreender a relevância da contação de histórias durante o processo do ensino e aprendizagem das crianças na etapa da Educação Infantil. Como objetivos específicos procurou: identificar de que forma a contação de história na educação infantil contribui para o desenvolvimento da criança no âmbito escolar; entender que a contação de histórias pode proporcionar às crianças o desenvolvimento do seu imaginário e suas possibilidades de forma ampla e significativa, através de experiências durante toda a vida e identificar os saberes necessárias no fazer pedagógico da contação de histórias na educação infantil. A metodologia adotada foi de forma bibliográfica, descritiva de uma abordagem qualitativa, fundamentado em estudo documental. O aporte teórico foi composto por Abramovich (1997), Faria (2010), Amarilha (1997), Cavalcanti (2002), Cardoso (2016), Silva (2014) entre outros. Espera-se dessa forma contribuir para um relacionamento lúdico e prazeroso da criança com a contação de histórias que tem uma das possibilidades de formação do leitor, sendo na exploração da fantasia e da imaginação que se instiga a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor, fatores significativos para os processos de ensino/aprendizagem.

 

Palavras-Chave: Contação de histórias. Ensino/aprendizagem. Família e Escola. Prática pedagógica.

 

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Abstract: This study aims to understand the relevance of storytelling during the teaching and learning process of children in the Early Childhood Education stage. As specific objectives, it sought to: identify how storytelling in early childhood education contributes to the child's development in the school environment; understand that storytelling can provide children with the development of their imagination and its possibilities in a broad and meaningful way, through lifelong experiences and identify the necessary knowledge in the pedagogical practice of storytelling in early childhood education. The methodology adopted was bibliographical, descriptive of a qualitative approach, based on a documentary study. The theoretical contribution was composed by Abramovich (1997), Faria (2010), Amarilha (1997), Cavalcanti (2002), Cardoso (2016), Silva (2014) among others. It is expected in this way to contribute to a playful and pleasurable relationship for the child with storytelling, which has one of the possibilities of educating the reader, being the exploration of fantasy and imagination that instigates creativity and strengthens the interaction between text and reader, significant factors for the teaching/learning processes.

 

Keywords: Storytelling. Teaching/learning. Family and School. Pedagogical practice.

 

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Biografia do Autor

Marluce Iraneide da Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

1 Graduanda em Pedagogia - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. marluce.silva@fachusc.com;

Aurênia Pereira de França, Universidade Católica de Pernambuco

2 Mestra em Ciência da Linguagem na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP –PE. aurenia.franca@fachusc.com;

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Universidade de Pernambuco (UPE).

3 Especialista pela Universidade de Pernambuco (UPE). lelamenezesluiza@yahoo.com.br.

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos