Inclusão do Aluno Autista na Escola: Um Olhar sobre a Mediação Pedagógica / Inclusion of the Autistic Student in School: A Look at Pedagogical Mediation

Autores

  • Iracelia Pereira Silva de Araújo Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Universidade de Pernambuco (UPE).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3354

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão Escolar, Atenção Básica.

Resumo

Resumo: Esse trabalho teve por objetivo apresentar uma abordagem geral dos pacientes autistas bem como, as características e dificuldades que são enfrentadas para a inclusão destes, no âmbito escolar. Para fundamentação da pesquisa, foram realizadas buscas nas bases de dados, usando as palavras-chaves: autismo, inclusão escolar, educação básica. Também foram realizadas leituras de aportes teóricos que ampliam e enriquecem a discussão da temática. A busca se deu através de artigos indexados nas plataformas de dados (Google acadêmico) e Biblioteca Virtual De Saúde (BVS) e SCIELO. Foi constatado que ainda existe uma larga escala de pessoas na sociedade, que precisam ter mais conhecimento acerca da síndrome para que desse modo, saibam lidar e possam entender o paciente autista, porque compreendendo é mais fácil a inclusão destes no meio social e escolar. Entender o comportamento de cada autista também favorece a melhor forma para desenvolvimentos de estratégias de ensinos que visem estimular a aprendizagem e o comportamento destes.

 

Palavras-Chave: Autismo; Inclusão Escolar; Atenção Básica.

 

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Inclusion of the Autistic Student in School:

A Look at Pedagogical Mediation

 

Abstract: This work aimed to present a general approach to autistic patients as well as the characteristics and difficulties that are faced for their inclusion in the school environment. To support the research, searches were carried out in the databases, using the keywords: autism, school inclusion, basic education. There were also readings of theoretical contributions that broaden and enrich the discussion of the subject. The search was carried out through articles indexed in data platforms (academic Google) and Virtual Health Library (BVS) and SCIELO. It was found that there is still a large scale of people in society, who need to have more knowledge about the syndrome so that, in this way, they know how to deal with and can understand the autistic patient, because understanding their inclusion in the social and school environment is easier. Understanding the behavior of each autistic person also favors the best way to develop teaching strategies aimed at stimulating their learning and behavior.

 

Keywords: Autism; School inclusion; Primary Care.

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Biografia do Autor

Iracelia Pereira Silva de Araújo, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

 Graduanda em Pedagogia - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

 

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Universidade de Pernambuco (UPE).

2 Especialista pela Universidade de Pernambuco (UPE). [email protected].

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Publicado

2021-12-30

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