A Importância do Lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem e no Desenvolvimento Infantil / The Importance of Playfulness in the Teaching-Learning and in Child Development

Autores

  • Thayná da Silva Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. (FACHUSC).
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Universidade de Pernambuco (UPE).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3353

Palavras-chave:

Aprendizagem, Brincadeiras, Jogos, Lúdico

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem como intuito investigar sobre a importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento da criança, esta análise se justifica por conjecturar que a ludicidade tem grande influência no processo de evolução infantil, pois é mediante o brincar que a criança amplifica seus sentidos, e propicia uma melhor forma de se expressar. Para a realização da pesquisa foi aprofundado como o brincar influência e contribui para o crescimento infantil, para tanto foi utilizado autores que enfatizaram a atuação do lúdico no crescimento de aquisição do aluno, a saber: Soares (2010), Vigotsky (2007), Silva (2012), Malaquias (2013), Barbosa (2010), Violada (2011), Lima Junior (2017), Souza (2015), Almeida (2014) dentre outros citados. Para a metodologia foi utilizada a pesquisa exploratória, o estudo de caso bibliográfico, sob uma abordagem qualitativa. Durante o estudo foi constatado que ensinar ludicamente torna a aprendizagem mais significativa para o aluno, tais atividades tem o papel importante de auxiliar no desenvolvimento em diversos aspectos. Sendo assim é muito importante a ludicidade na vida, não só da criança, mas para todo ser humano.  

Palavras-Chave: Aprendizagem; Brincadeiras; Jogos; Lúdico.

---

Abstract: This study aims to investigate the importance of play in the teaching-learning process and in child development. This analysis is justified by the conjecture that playfulness has a great influence on the process of child evolution, as it is through play that child amplifies their senses, and provides a better way to express themselves. To carry out the research, it was deepened how playing influences and contributes to child growth, authors who emphasized the role of play in the growth of student acquisition were used, namely: Soares (2010), Vigotsky (2007), Silva (2012), Malaquias (2013), Barbosa (2010), Violada (2011), Lima Junior (2017), Souza (2015), Almeida (2014) among others cited. For the methodology, exploratory research was used, the bibliographic case study, under a qualitative approach. During the study it was found that teaching playfully makes learning more meaningful for the student, such activities have an important role to assist in development in several aspects. Therefore, playfulness in life is very important, not only for the child, but for every human being.

 

Keywords: Learning. Playfullness. Games. Ludic.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayná da Silva Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. (FACHUSC).

1 Graduanda em Pedagogia - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central.  (FACHUSC). [email protected]

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Universidade de Pernambuco (UPE).

2 Especialista pela Universidade de Pernambuco (UPE). [email protected];

Referências

ABERASTURY, Arminda. A criança e seus jogos. Tradução de Marialzira Perestrello. 2.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2008.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. Tradução de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Summus, 1984.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000. (Questões de Nossa Época, 43

CORRÊA, Leidniz Soares ; BENTO, Raquel Matos de Lima .A importância do lúdico para a aprendizagem na educação infantil [s/d]. Disponível em: http://unijipa.edu.br/media/files/54/54_218. pdf acesso em 04 de abril de 2017.

DIAS, Elaine. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Revista Educação e Linguagem. p. 2 – 17.Vol. 7, nº1. 2013. Disponível em: http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2013/12/09/outros/2774a576f536917a99a29a6ec 671de86.pdf. Acessado em: 14 de julho de 2016.

MACEDO, Rodolfo Alves de. O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem. Id on

Line Rev.Mult.Psic., Outubro/2020, vol.14, n.52, p. 131-140. ISSN: 1981-1179.

SOUZA, Dannyelly da Silva; FRANÇA, Aurenia Pereira de. A Ludicidade na Educação Infantil: Processos de Ensino e Aprendizagens como forma de Educar. Id on Line Rev. Psic.,

Outubro/2021, vol.15, n.57, p. 934-943, ISSN: 1981-1179.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Comment