O Transtorno do Défict de Atenção e Hiperatividade na Educação Infantil: Das Dificuldades às Principais Conquistas / Attention Deficit Hyperactivity Disorder in Early Childhood Education: From Difficulties to Major Achievements

Autores

  • Camila Naiara Nogueira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3351

Palavras-chave:

Aprendizagem, Conquistas, Dificuldades, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Resumo

O presente estudo traz uma temática que tem sido um grande desafio para a educação, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), pois é um dos transtornos que, no âmbito escolar, tem provocado um olhar diferenciado, onde escola e pais precisam ser parceiros para contribuírem com o desenvolvimento da criança e sua adaptação no ambiente escolar. Teve como objetivo, conhecer as causas e o diagnóstico do TDAH, assim como analisar o processo da construção e efetivação da aprendizagem, identificar as dificuldades e conquistas da criança com TDAH no universo escolar. O trabalho tem caráter bibliográfico e de natureza qualitativa, embasando nas pesquisas de autores como: Afonso (2011), Andrade (1997), Antunes (2001), Giacomini (2006), Pereira (2010), Silva (2003) e outros. Investigou-se os conceitos, as características e diagnósticos, buscando ampliar os conhecimentos a respeito do TDAH no processo de ensino-aprendizagem, tendo como público-alvo a etapa de ensino da Educação Infantil e seus educadores.

 

---

This study brings a theme that has been a great challenge for education, attention deficit hyperactivity disorder (ADHD), as it is one of the disorders that, in the school environment, has caused a different look, where school and parents need to be partners to contribute to the child's development and adaptation to the school environment. Its objective was to know the causes and diagnosis of ADHD, as well as to analyze the process of construction and realization of learning, to identify the difficulties and achievements of children with ADHD in the school environment. The work is bibliographical and qualitative in nature, based on the research of authors such as: Afonso (2011), Andrade (1997), Antunes (2001), Giacomini (2006), Pereira (2010), Silva (2003) and others. The concepts, characteristics and diagnoses were investigated, seeking to expand knowledge about ADHD in the teaching-learning process, having as target audience the stage of teaching Early Childhood Education and its educators.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Naiara Nogueira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Universidade de Pernambuco (UPE)

Especialista pela Universidade de Pernambuco (UPE). [email protected]

Referências

AFONSO, Dulcinéia Rodrigues. Aprendizagem de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: oorientador educacional como potencializador do processo. 23 f. Tese (Pós-graduação) - Administração, FaculdadeRedentor, 2011.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

ANTUNES, Celso. Glossário para educadores. Petrópolis: Vozes, 2001.

ARAÚJO, Joselaine da Silva Gonçalves de ; TEIXEIRA, Verônica Rejane Lima. TDAH – Déficit de Atenção no Contexto Escolar. Id on Line Rev.Mult. Psic., Dezembro/2020, vol.14, n.53, p. 858-866.

ISSN: 1981-1179.

BRASIL. LDB: Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, queestabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 13ªed. Câmara dos Deputados, Brasília, 1996.

DROUET, Ruth Caribé da Rocha. Distúrbios da Aprendizagem. São Paulo. Editora Ática, 2003.

DUTRA, Claudia Pereira, et al. Política Nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.2007.

GIACOMINI, Márcia Cristina Carriel e GIACOMINI, Odair.Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e Educação Física. Revista Digital, Buenos Aires, Ano 11, nº 99, Agosto de 2006. Disponível em https://www.efdeportes.com/efd99/tdah.htm

PEREIRA, Rafael Alves. A criança com TDAH e a escola. Setembro de 2010. Disponível em https://tdah.org.br/a-crianca-com-tdah-e-a-escola/

PRÓ-SAÚDE. Saiba as diferenças entre TDA e TDHA. 2021. Disponível em https://www. prosaude.org.br/vida-saudavel/saiba-as-diferencas-entre-tda-e-tdha/

SILVA, A.B. Mentes inquietas. São Paulo: Editora Gente, 2003.

SMITH, C. STRICK, L. Dificuldades de aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Ed. Armed, 2001.

VASCONCELOS, Jaine de Souza Lima; FELIZARDO, João Everaldo Alves. Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades. Id on Line Rev.Mult. Psic., Dezembro/2020, vol.14, n.53, p. 64-71. ISSN: 1981-1179.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão