Família e Escola: Uma Aproximação Necessária no Processo de Ensino e Aprendizagem da Criança / Family and School: A Necessary Approach in the Child Teaching and Learning Process

Autores

  • Francisca Damiana Ramos de Vasconcelos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Pedro Fernando dos Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3350

Palavras-chave:

Genealogia, Educação, Discente, Família, Escola

Resumo

Resumo: O presente artigo foi desenvolvido na Escola Municipal Professora Cleuzemi Pereira do Nascimento Silva, que se localiza na cidade de Salgueiro – PE onde atende do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais onde teve por finalidade analisar as questões pertinentes à relação que deve ser estabelecida entre família e escola a fim de propiciar ao aluno o desenvolvimento adequado de suas potencialidades físicas, afetivas e cognitivas por meio da aprendizagem dos conteúdos aplicados. O trabalho desenvolvido direcionou-se pela preocupação na melhora da relação escola e família, haja vista a interligação entre a educação familiar e educação escolar que não deve ser desconsiderada no processo de ensino e aprendizagem, com a intenção de analisar como se tem dado o processo de participação dos pais e/ou responsáveis, considerando a importância da aproximação da família e da escola. Sendo assim, poderão contribuir efetivamente na formação de cidadãos capazes de acompanhar as transformações sociais dentro do contexto das relações interpessoais e humanas. A pesquisa busca responder de que forma a relação entre a família e a escola irá contribuir no processo de aprendizagem dos estudantes? O artigo teve como principal objetivo minimizar os problemas disciplinares e pedagógicos que a escola possa vir a enfrentar, com o propósito também de minimizar a distância e fortalecer as relações. Buscamos durante os encontros com os pais/responsáveis ressaltar e valorizar a importância da participação da família no contexto escolar, promover a integração entre família e escola e proporcionar aos pais momentos de reflexão acerca de temas relacionados à educação e a formação humana, com vídeos reflexivos e slides, orientando-se pelos princípios pedagógicos regidos pelo respeito aos valores estéticos, políticos, éticos e morais, pois os pais com a parceria da escola devem fazer parte de qualquer trabalho educativo tendo como foco a formação de um cidadão crítico e pensante. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo na Escola Municipal Professora Cleuzemi Pereira do Nascimento Silva, tendo como coleta de dados bibliográficos autores como PIAGET (2007) e LUCK (2010) dente outros, para compor o aporte teórico. Os resultados alcançados contribuíram para compreender a relevância da presença da família na escola, e da importância do vínculo entre pais e/ou responsáveis e instituição escolar, sendo um dos fatores positivos para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.

Palavras-Chave: Genealogia; Educação; Discente; Família; Escola.

---

Abstract: This article was developed at the Municipal School Teacher Cleuzemi Pereira do Nascimento Silva, which is located in the city of Salgueiro - PE where it serves from the 1st to the 5th year of Elementary School Early Years where it aimed to analyze the issues relevant to the relationship that should be established between family and school in order to provide the student with the adequate development of their physical, affective and cognitive potential through learning the applied content. The work developed was guided by the concern to improve the relationship between school and family, given the interconnection between family education and school education, which should not be disregarded in the teaching and learning process, with the intention of analyzing how the process has been taking place. participation of parents and/or guardians, considering the importance of bringing family and school closer together. Thus, they will be able to effectively contribute to the formation of citizens capable of following social transformations within the context of interpersonal and human relationships. The research seeks to answer how the relationship between family and school will contribute to the students' learning process? The main objective of the article was to minimize the disciplinary and pedagogical problems that the school might face, with the purpose also to minimize the distance and strengthen the relationships. During meetings with parents/guardians, we sought to emphasize and value the importance of family participation in the school context, promote integration between family and school and provide parents with moments of reflection on issues related to education and human training, with reflective videos and slides, guided by pedagogical principles governed by respect for aesthetic, political, ethical and moral values, as parents, in partnership with the school, must be part of any educational work focused on the formation of critical and thinking citizens. The methodology used was a field research at the Municipal School Professora Cleuzemi Pereira do Nascimento Silva, having as collection of bibliographic data authors such as PIAGET (2007) and LUCK (2010) among others, to compose the theoretical contribution. The results achieved contributed to understand the relevance of the presence of the family at school, and the importance of the bond between parents and/or guardians and the school institution, being one of the positive factors for the development of student learning.

Keywords: Genealogy, Education, Student, Family; School.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Damiana Ramos de Vasconcelos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected]

Pedro Fernando dos Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). p[email protected]

Referências

BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Ministério das Comunicações, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96.Brasília. MEC, 1996.

LUCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. Série Cadernos de Gestão.

PIAGET, Jean. Para onde vai à educação? Rio de Janeiro: José Olímpio, 2007.

PLATÃO. República. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2002. Tradução de Enrico Corvisieri.

SOUZA, M. E. P. Família/Escola: a importância dessa relação no desenvolvimento escolar. 2009. 25 f. Artigo (Programa de Desenvolvimento Educacional) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Santo Antônio da Platina, PR, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1764-8.pdf Acesso em: 11 outubro 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Comment