Como me Tornei um Estudante Universitário, apesar das Limitações da Deficiência Auditiva Bilateral / How I Became a College Student Despite the Limitations of Bilateral Hearing Impairment

Autores

  • Marcelo Augusto Lima da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Jefferson Falcão Sales Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3346

Palavras-chave:

Deficiência auditiva, ambiente educacional, fonética

Resumo

Resumo: Esse artigo é baseado no relato pessoal de um estudante, de Pedagogia, com deficiência auditiva bilateral, dando ênfase aos desafios e superações da pessoa com deficiência no ambiente educacional. Ademais, o presente texto aborda as principais características da deficiência auditiva e suas dificuldades no Ensino Tradicional. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, cerca de 10 milhões de pessoas apresentavam deficiência auditiva, representando 5% da população brasileira. Além disso, é possível observar que existem causas biológicas que determinam diferentes níveis de audição, que impactam, diretamente, no desenvolvimento psicossocial e na interação social. De acordo com uma revisão de artigo da deficiência auditiva de alterações genéticas ou mutações no DNA mitocondrial, foi possível observar que, a grande maioria das pessoas com deficiência auditiva apresenta essa condição por causas genéticas. Nesse contexto, será contada a trajetória de um estudante de Pedagogia, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior. Será ressaltado como o teatro mudou completamente sua vida e será mostrado como esse pensamento foi construído apesar das dificuldades de ouvir. Nesse âmbito, a pessoa com deficiência auditiva precisa mostrar as principais barreiras que dificultam sua interação social, promovendo inclusão, identificando crianças com deficiência auditiva e proporcionando estratégias pedagógicas e empoderando sua identidade. Além disso, minha experiência sendo pessoa com deficiência auditiva será essencial para ser futuramente um educador com deficiência auditiva. Apesar das limitações, é possível aprender e educar. Vale destacar a importância da pessoa com deficiência auditiva na formação do professor, motivando outras pessoas com deficiência como também as pessoas que não possuem nenhuma deficiência.

Palavras-chaves: Deficiência auditiva, ambiente educacional e fonética.

 

 Abstract: This article is based on the personal report of a student of Pedagogy, with bilateral hearing loss, emphasizing the challenges and overcoming of people with disabilities in the educational environment. Furthermore, this text addresses the main characteristics of hearing loss and its difficulties in Traditional Education. According to the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), in 2020, around 10 million people had hearing loss, representing 5% of the Brazilian population. Furthermore, it is possible to observe that there are biological causes that determine different levels of hearing, which directly impact psychosocial development and social interaction. According to a review of an article on hearing loss due to genetic alterations or mutations in mitochondrial DNA, it was possible to observe that the vast majority of people with hearing loss have this condition due to genetic causes. In this context, the trajectory of a Pedagogy student will be told, from Elementary School to Higher Education. It will highlight how theater completely changed his life and it will be shown how this thought was built despite the difficulties of hearing. In this context, the person with hearing impairment needs to show the main barriers that hinder their social interaction, promoting inclusion, identifying children with hearing impairment and providing pedagogical strategies and empowering their identity. Furthermore, my experience as a person with a hearing impairment will be essential to being a future hearing impaired educator. Despite the limitations, it is possible to learn and educate. It is worth highlighting the importance of the person with hearing impairment in teacher training, motivating other people with disabilities as well as people who do not have any disability.


Keywords: Hearing impairment, educational and phonetic environment.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Augusto Lima da Silva, Universidade Federal do Ceará

[1] Aluno da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Pessoa com Deficiência Auditiva Bilateral. Email: [email protected]

 

Jefferson Falcão Sales, Universidade Federal do Ceará

[2] Professor da Rede de Ensino do Estado do Ceará. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Email: [email protected]

Referências

BORGES. M. C. H. PEREIRA. O. S. AQUINO. O. F.. Inclusão versus integração a problemática das políticas e da formação docente. Revista Ibero-americana de educação (ISSN 1681-5653).

BOSCOLO. C. C. SANTOS. M. M. T. A deficiência auditiva e a família sentimentos e expectativas de um grupo de pais de crianças com deficiência da audição. Distúrbios da comunicação, São Paulo 17(1):69-75 abril, 2005.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília DF: casa civil, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acessado em: 11 out. 2021

BRASIL. Decreto n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, dispõe sobre Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Brasília DF: casa civil, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acessado em: 10 out. 2021

CARVALHO. P. F. M. RIBEIRO. Q. A. F, 2002. As deficiências auditivas relacionadas às alterações do DNA mitocôndrial. Ver Brás otorrinolaringol V.68, n.2, 268-75, mar./abr 2002.

INSTITUTO UNIBANCO. Educação inclusiva: um direito inegociável. São ....:, 2020. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/conteudo-multimidia/detalhe/educacao-inclusiva-um-direito-inegociavel?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=gh_conj_educacao_inclusiva&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=11358183974&utm_content=128454687540&utm_term=o%20que%20%C3%A9%20educa%C3%A7%C3%A3o%20inclusiva&gclid=Cj0KCQjwnoqLBhD4ARIsAL5JedLWyhq5hlk_6CEa8ptxX3hyg11s16Jq2JZXE6uBcXvp7UmORogJU7QaAqdTEALw_wcB. Acessado em: 01 out. 2021.

GATTO. I. C. TOCHETTO. M. T. Deficiência auditiva infantil: implicações e soluções. Ver CEFAC, São Paulo, v.9, n.1,110-15, jan-mar, 2007.

LONGO. PEREIRA, Kamile; GARCIA, Vera Lucia ANÁLISE DA PRODUÇÃO FONÉTICA DE CRIANÇAS DEFICIÊNTE AUDITIVAS. Revista CEFAC, vol. 7, núm. 4. Outubro- Dezembro, 2005, pp. 473-482.

MANUAL DO MUNDO: Você está perdendo audição e eu vou provar:, You tube, 2020. 1 vídeo (9 min). Disponível em: https://youtu.be/uoxtAXN2tnI. Acessado em 09 out 2021.

NÚCLEO DO CONHECIMENTO. A importância da Inclusão do aluno com deficiência auditiva na escola de ensino regular de naviraíMS um estudo de caso. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/pedagogia/aluno-com-deficiencia-auditiva. Acessado em: 05 nov. 2021.

REVISTA NOVO TEMPO: Deficiente auditivo supera dificuldades e realiza sonho de se tornar professor I jornal novo tempo:, You tube, 2015. 1 vídeo ( 6 min ). Disponível em: https://youtu.be/ktSN_Mj7E_8 acessado em 18 out 2020.

SANTA RECEITA: Esclareça suas dúvidas sobre a deficiência auditiva e surdez:, You tube, 2020. 1 vídeo (20 min). Disponível em: https://youtu.be/2KQO7SYdbDU. Acessado em: 05 out. 2021.

SILVA. L. T.;VECCHIA. A. D. Uma análise da língua brasileira de sinais no dia a dia da sala de aula. Revista Desempenho. N.26, v.2, 2016.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Relato de Caso