Ansiedade e Depressão em Universitários a Área da Saúde: Uma Revisão Integrativa / Anxiety and Depression in University Students in the Health Area: An Integrative Review

Autores

  • Luana Gonçalves Dias Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista
  • Nubia Alves da Silva Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista
  • Saphira Sampaio Barbosa de Oliveira Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista
  • Matheus Santos Marques Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3344

Palavras-chave:

Área da saúde, Ansiedade. Depressão, Fatores de Riscos, Universitários.

Resumo

O presente trabalho concerne em uma revisão integrativa de literatura, de caráter qualitativo e quantitativo, que culminou em resultados que demonstra as causas e o predomínio de ansiedade e depressão em universitários dos cursos da área da saúde. Realizou- se uma busca dos artigos na base de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), e google scholar, disponíveis no idioma português no período de 2016 a 2021. O resultado da pesquisa bibliográfica, após aplicar rigorosamente os fundamentos de inclusão e exclusão, foi a seleção de 9 artigos. A bibliografia demonstrou que acadêmicos tendem a ter até 20% mais viabilidade de desenvolver o dado problema se comparado a população geral. O aumento de demandas, associados à pressão, estresse, saída da residência dos familiares, são fatores que colabora para essa problemática. A psicologia alinhada com terapia pode suavizar a pressão para que a vivência na universidade não seja negativa, pois, por meio do autognosia (conhecimento de si próprio), o aluno distende habilidades que podem amparar no manuseio dos seus próprios conflitos.

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The present study concerns an integrative literature review, qualitative and quantitative, which culminated in results that demonstrate as causes and the predominance of anxiety and depression in university students in health care courses. The following articles were searched in the database: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), and academic google, available in Portuguese from 2016 to 2021. The result of the bibliographic search, after rigorously applying the inclusion and exclusion fundamentals, was the selection of 9 articles. The bibliography indexes that academics tend to have up to 20% more feasibility of developing the given problem compared to the general population. The increase in demands, associated with pressure and stress when family members leave their homes, are factors that contribute to this problem. Psychology aligned with therapy can alleviate the pressure so that the university experience is not negative, because, through self-knowledge (knowledge of oneself), the student has skills that can support the handling of their own conflicts.

 

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Biografia do Autor

Luana Gonçalves Dias, Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista

Discente do curso de Farmácia do Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista

Nubia Alves da Silva, Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista

Discente do curso de Farmácia do Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista

Saphira Sampaio Barbosa de Oliveira, Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista

Discente do curso de Farmácia do Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista

Matheus Santos Marques, Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista

Professor Orientador do Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista, Bacharel em Farmácia, bioquímico e especialista em saúde pública com complementação em magistério superior

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão