Educação Infantil: O Uso do Lúdico no Processo de Aprendizagem / Early Childhood Education: The Use of the Ludic in the Learning Process

Autores

  • Daniela Cristina da Conceição Barros aculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3339

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação Infantil, Ludicidade.

Resumo

 O presente artigo intitulado Educação Infantil: O Uso do Lúdico no Processo de Aprendizagem; se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que buscou fazer uma análise ao uso dos jogos na educação infantil, como facilitadora no processo de aprendizagem de crianças. Objetivou-se com este trabalho discorrer sobre a infância, a criança, o ensino infantil e o lúdico, pretendendo fazer uma abordagem a estes assuntos, estabelecendo uma relação entre eles, e para que fosse possível, conceitos de autores que publicaram sobre o assunto, foram utilizados ao longo de todo o trabalho. A escolha deste tema para constituir o artigo, se deu a partir da necessidade de discutir sobre as estratégias pedagógicas que o professor precisa ter para tornar o seu trabalho ainda mais atrativo, principalmente dentro da educação infantil. Alia se a isso, a relevância da ludicidade como mediadora de todo esse processo ensino e aprendizagem. Do ponto de vista acadêmico, o trabalho tornou possível a aquisição de notórios conhecimentos, e do ponto de vista pessoal, a realização da pesquisa, bem como da escrita, foram fundamentais para conhecer mais sobre questões que se manifestam como pertinentes, não somente no campo da educação, mas também no meio social. A ludicidade não se trata de jogos e atividades sem nexos, mas sim planejamentos metodológicos que contemplem dentre outras coisas as dificuldades do alunado, por isso é essencial deixar claro que a ludicidade em sala de aula precisa ter um objetivo real para a sua aplicação.

 

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This article is characterized as bibliographic research of a qualitative nature that sought to analyze the use of games in early childhood education, as a facilitator in the learning process of children. The aim of this work was to discuss childhood, children, early childhood education and play, intending to approach these issues, establishing a relationship between them, and so that it was possible, concepts of authors who have published on the subject, were used throughout the work. This topic was chosen to constitute the article, based on the need to discuss the pedagogical strategies that teachers need to make their work even more attractive, especially in early childhood education. Allied to this, the relevance of playfulness as a mediator of this entire teaching and learning process. From an academic point of view, the work made it possible to acquire notorious knowledge, and from a personal point of view, conducting the research, as well as writing, were essential to know more about issues that appear to be relevant, not only in the field. education, but also in the social environment. Playfulness is not about unrelated games and activities, but rather methodological planning that addresses, among other things, the difficulties of the students, so it is essential to make it clear that playfulness in the classroom needs to have a real objective for its application.

 

 

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Biografia do Autor

Daniela Cristina da Conceição Barros, aculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Graduanda em Pedagogia - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Universidade de Pernambuco (UPE)

 Especialista pela Universidade de Pernambuco (UPE).

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Publicado

2021-12-30

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