A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School

Autores

  • Patrícia Alencar Gomes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), Brasil.
  • Guilherme Nogueira de Carvalho Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF), Brasil.
  • Aurenia Pereira de França Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3333

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, Educação, Práticas.

Resumo

O objetivo deste artigo é destacar a atuação dos Coordenadores Pedagógicos no Ambiente Escolar. Com isso, os objetivos específicos foram: demarcar o papel do coordenador no contexto escolar; identificar as funções que são desenvolvidas pelo Coordenador Pedagógico em seu ambiente de trabalho; pontuar as questões emergentes no exercício profissional do Coordenador Pedagógico na escola. Sendo uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevista, realizada com 2 (dois) Coordenadores Pedagógicos, que atuam em escolas de diferentes estruturas do ensino fundamental II, situada no Município de Parnamirim-PE e Salgueiro-PE. Com a análise dos dados, foi usada as técnicas de Análise de Conteúdo (AC). Portanto, a pesquisa apontou diversas funções desenvolvidas pelo CP na escola e sinalou que este profissional exerce prioritariamente sua função precípua, que é a formação e o acompanhamento dos docentes na escola, e que estão envolvidos burocraticamente, disciplinadamente, dentre várias funções, ficando sobrecarregado, deixando assim, de priorizar um melhor acompanhamento aos docentes na jornada dos processos de ensino-aprendizagem.

---

: The purpose of this article is to highlight the role of Pedagogical Coordinators in the School Environment. With that, the specific objectives were: to demarcate the role of the coordinator in the school context; identify the functions that are performed by the Pedagogical Coordinator in their work environment; punctuate as emerging issues in the professional practice of the Pedagogical Coordinator at school. Being a qualitative research, exploratory and descriptive. Data were collected through interviews, carried out with 2 (two) Pedagogical Coordinators, who work in schools from different structures of elementary education II, located in the city of Parnamirim-PE and Salgueiro-PE. With data analysis, it was used as Content Analysis (CA) techniques. Therefore, a survey pointed out several functions performed by the CP at school and indicated that this professional primarily exercises its main function, which is the training and monitoring of teachers at the school, and that they are involved bureaucratically, disciplinedly, among various functions, becoming overloaded, lacking, therefore, to prioritize a better monitoring of teachers in the journey of teaching-learning processes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Alencar Gomes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), Brasil.

 

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70, Lisboa, 1977.

BRUNO, Eliane Bambini Gorgueiro.; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de.; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. O coordenador pedagógico e a formação docente. – 12. ed. – São Paulo: Edições Loyola, 2012.

CARNEIRO, Moaci Aüves. LDB Fácil: Leitura crítico – compreensiva, artigo a artigo/Moaci Alves Carneiro. 21. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

CRESWELL, John W. Projetos de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. Tradução – Lucina de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre – Artmed, 2007.

FERNANDES, Maria José da Silva. O professor coordenador pedagógico nas escolas estaduais paulistas: da articulação pedagógica ao gerenciamento das reformas educacionais. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 38, n. 4, Dec. 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática/José Carlos Libâneo. – 6. ed. rev. e ampl. – São Paulo: Heccus Editora, 2015.

LOMANIACO, Arce Ferreira. Atribuições do coordenador pedagógico. 3. ed. São Paulo: Edicon, 2005.

MONTEIRO, Elisabete. ZEN, Giovana. SILVEIRA, Maria Aparecida. RIBEIRO, Neurilene. Coordenador pedagógico: função, rotina e prática. 1.ed. Palmeiras, Bahia: Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, 2012. p. 26 e 27.

OLIVEIRA, Luiza de Fátima Medeiros de. Formação docente na escola inclusiva: diálogo como fio tecedor. Porto Alegre: Mediação, 2009.

PLACCO, Vera Maria Nigro De Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico e os desafios da educação. São Paulo: Edições Loyola, 1ª edição, 2008, 2ª edição, 2010, 3ª edição, 2010, 4ª edição, 2012.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos