As Variações Linguísticas Vivenciadas no Cotidiano Escolar das Turmas do 2º Ano do Ensino Médio da Escola de Referência Odorico Melo / Language Variations In The Daily School Classes of the 2nd Year of High School at the Odorico Melo Reference School

Autores

  • Diogo Elizeu do Nascimento Pereira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), Brasil
  • Valquíria Maria Ribeiro Alves Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3329

Palavras-chave:

Variações linguísticas, Preconceito Linguístico.

Resumo

Resumo: As variações linguísticas representam as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, tendo em vista que a língua padrão de um país não é homogênea, constituindo uma característica inerente a todas as línguas naturais em reflexo das diferenças socioculturais e contextuais durante a produção de fala por parte de um indivíduo.  O contraste vivenciado por tais diferenças traz consigo problemas estruturais como o preconceito linguístico que afeta diretamente o cotiado das pessoas. Diante disto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o preconceito linguístico no ambiente escolar perante as variações linguísticas vivenciadas no cotidiano escolar das turmas do 2ª ano do Ensino Médio. Este estudo configurou-se como uma pesquisa descritiva de caráter quanti-qualitativo, realizada com as turmas do 2º ano do ensino médio da Escola de Referência Odorico Melo da cidade de Parnamirim - PE, tendo o questionário como instrumento de coleta de dados, analisados pelo o método indutivo.  Nessa perspectiva os resultados apontaram as variações linguísticas   como um processo natural da língua e que os alunos podem compreendê-las firmando sua importância para o desenvolvimento de suas competências comunicativas em sala de aula, tanto na língua escrita quanto na língua oral, em detrimento do preconceito linguístico declarado visível e inerente no dia a dia em seu ambiente escolar, assim como o ensino mecânico da língua portuguesa em caráter retrógrado. Apesar do reconhecimento da variação linguística, os alunos consideram o seu nível de fala assertivo, mas admitem conviver em um espaço diversificado, marcado pelo o contexto das variações setoriais e socioeconômicas, que estão intimamente ligadas às atitudes preconceituosas que podem impactar no seu desenvolvimento escolar desencadeando uma série de problemas.

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Abstract: Linguistic variations represent the different ways of speaking the language of a nation, considering that the standard language of a country is not homogeneous, constituting an inherent characteristic of all natural languages, reflecting the sociocultural and contextual differences during speech production by an individual. The contrast experienced by such differences brings with it structural problems such as linguistic prejudice that directly affects people's shares. In view of this, this research aimed to analyze linguistic prejudice in the school environment in the light of linguistic variations experienced in the daily school life of 2nd year high school classes. This study was configured as a descriptive quantitative and qualitative research, carried out with the 2nd year of high school classes at the Odorico Melo Reference School in the city of Parnamirim - PE, using the questionnaire as a data collection instrument, analyzed by the the inductive method. From this perspective, the results showed linguistic variations as a natural language process and that students can understand them, confirming their importance for the development of their communicative skills in the classroom, both in written and oral language, to the detriment of prejudice linguistic declared visible and inherent in the day-to-day in its school environment, as well as the mechanical teaching of the Portuguese language in a retrograde character. Despite the recognition of linguistic variation, students consider their level of speech assertive, but admit to living in a diverse space, marked by the context of sectorial and socioeconomic variations, which are closely linked to prejudiced attitudes that can impact their school development, triggering a series of problems.

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Biografia do Autor

Diogo Elizeu do Nascimento Pereira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), Brasil

Graduando em Pedagogia - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), Brasil

Valquíria Maria Ribeiro Alves, Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Brasil.

Especialista pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Brasil.

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Publicado

2021-12-30

Edição

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Artigos