Processo de Inclusão do Estudante Surdo no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Salgueiro / Process of Inclusion of Deaf Students in Elementary Education in the Municipality of Salgueiro

Autores

  • Melissa Rayanne Bezerra de Oliveira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Maria Patrícia Lourenço Barros Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Salgueiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3312

Palavras-chave:

Aluno surdo, Educação, Inclusão, Libras, Professor.

Resumo

Resumo: A inclusão é uma conquista do movimento das pessoas com deficiência para terem direito de acesso à escola assim como as demais pessoas. O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o processo de inclusão do estudante surdo no ensino fundamental na rede municipal de Salgueiro- PE. Assim, buscando entender qual o verdadeiro processo de inclusão do aluno surdo no ensino fundamental no município de Salgueiro- PE? Como isso visou-se identificar a inclusão do estudante Surdo do Ensino Regular, compreender o processo de inclusão a partir da legislação, identificar o processo de inclusão tendo como referência a educação como principal meio de favorecimento a uma convivência humana saudável, pautada no respeito pela diversidade que constitui a sociedade e ainda refletir a luz da importância da Libras/interprete para facilitação da aprendizagem do surdo na sala de aula numa experiência de escola regular na cidade de Salgueiro- PE. A presente pesquisa foi de base qualitativa, sendo parte reflexiva aos diálogos de autores citados no mesmo e de uma pesquisa semiestruturada com a secretaria de educação da rede municipal de Salgueiro- PE. Onde verificou-se que através desses questionamentos existe uma barreira desafiante que precisa ser urgente resolvida no processo de inclusão do aluno surdo nas escolas da rede. Faz-se necessário o reconhecimento da língua de sinais como importante para os alunos surdos, formação continuada e especifica para os profissionais da educação na perspectiva de qualifica-los, entendendo que a formação constitui elemento fundamental para se atingir os objetivos visados pela educação.      

 Palavras chave: Aluno surdo. Educação. Inclusão. Libras. Professor.

 

 Abstract: Inclusion is an achievement of the movement of people with disabilities to have the right to access school just like other people. The main objective of this study was to analyze the process of inclusion of deaf students in elementary education in the municipal network of Salgueiro-PE. So, trying to understand what is the real process of inclusion of deaf students in elementary school in the city of Salgueiro-PE? As such, the aim was to identify the inclusion of Deaf students in Regular Education, understand the inclusion process from the legislation, identify the inclusion process with reference to education as the main means of favoring a healthy human coexistence, based on respect for diversity that constitutes society and still reflect the light of the importance of Libras/interpreter to facilitate the learning of the deaf in the classroom in a regular school experience in the city of Salgueiro-PE. The present research was qualitatively based, being a reflexive part of the dialogues of authors mentioned in the same and of a semi-structured research with the education department of the municipal network of Salgueiro-PE. Where it was found that through these questions there is a challenging barrier that needs to be urgently resolved in the process of inclusion of deaf students in schools in the network. It is necessary to recognize sign language as important for deaf students, continuing and specific training for education professionals with a view to qualifying them, understanding that training is a fundamental element to achieve the goals pursued by education.



Keywords: Deaf student. Education. Inclusion. LIBRAS. Teacher.

 

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Biografia do Autor

Melissa Rayanne Bezerra de Oliveira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). ;

Maria Patrícia Lourenço Barros, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Salgueiro, Brasil.

2 Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil.
Professora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Salgueiro, Brasil.  patrí[email protected].

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos