A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education

Autores

  • Paula Wanessa Alves Fagundes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC, Brasil.
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Universidade de Pernambuco – UPE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3309

Palavras-chave:

Ludicidade, EJA, Aprendizagem, Incentivo.

Resumo

Resumo: Este artigo tem como principal objetivo apresentar ao leitor uma nova perspectiva de ensino na modalidade EJA mediante as atribuições da ludicidade. O termo ludicidade remete muito ao ambiente infantil, que é mais proveniente de brincadeiras e jogos direcionados em seu contexto, mas na EJA vem abrindo espaço para o novo, com novas estratégias lúdicas para ampliação do conhecimento. O estudo dispõe como bases teóricas estudos bibliográficos de caráter qualitativo que foi o processo metodológico utilizado para a construção do artigo, assim como análise em obras e falas de autores renomados no tema abordado que tem opiniões formadas sobre o aspecto lúdico como mecanismo de aprendizagem. Foram apontadas algumas sugestões de procedimentos lúdicos a alunos de EJA, assim como uma perspectiva atendida na construção para educadores flexivos e inovadores.

Abstract:This article has as main objective to present to the reader a new perspective of teaching in the EJA modality through the attributions of playfulness. The term playfulness refers a lot to the children's environment, which comes more from games and games directed in its context, but in EJA it has been opening space for the new, with new playful strategies to expand knowledge. The study has as theoretical bases bibliographic studies of a qualitative character, which was the methodological process used to build the article, as well as analysis in works and speeches by renowned authors on the topic discussed who have formed opinions on the playful aspect as a learning mechanism. Some suggestions of playful procedures for EJA students were pointed out, as well as a perspective considered in the construction for flexible and innovative educators.

 Keywords: Playfulness, EJA, Learning, Incentive.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Wanessa Alves Fagundes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC, Brasil.

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC, Brasil.

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Universidade de Pernambuco – UPE, Brasil.

Especialista pela Universidade de Pernambuco – UPE, Brasil.

Referências

BELEZA & NOGUEIRA. Contexto Histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. RECH- Revista de Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem-estar. ISSN 2594-8806. Ano 4 vol. IV, Número 2, Jul- Dez, 2020, P. 107-126. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/7958/5665

CASEIRA, Pereira. História da educação de jovens e adultos: encontros com a educação popular. 2016, p. 02.

Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/caseira_pereira.pdf

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. & NETTO, S. P. Psicologia da aprendizagem e do ensino. São Paulo: Pedagógica e Universitária: São Paulo: EDUSP, 1987. Disponível: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/bitstream/123456789/594/1/A%20import%C3%A2ncia%20da%20metodologia%20do%20l%C3%BAdico%20na%20EJA%20no%20processo%20de%20ensino%20e%20aprendizagem.pdf

LIDOINO, Andreia Cristina Pontarolo; SANTOS, Ismael Pereira dos; SIGNOR, Fernanda Silva; FERREIRA, Kellen Patrícia; BRAGA, Lilian Nayara; ALVES, Braga e Anderson Ortiz. Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização. Id on Line Rev.Mult. Psic., Julho/2021, vol.15, n.56, p. 121-136. ISSN: 1981-1179.

LUCKESI, C. C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. Salvador: GEPEL, Programa de Pós-Graduação em Educação, FACED/UFBA, 2002. (Coletânea Educação e Ludicidade – Ensaios 02). in: MASSA. Monica de Souza. Ludicidade: da Etimologia da Palavra à Complexidade do Conceito, APRENDER - Cad. de Filosofia e Psic. da Educação Vitória da Conquista Ano IX n. 15 p.111-130 2015. Disponível em: file:///C:/Users/Patricio/Downloads/2460-Texto%20do%20artigo-4059-1-10-20171221.pdf

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança-imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Falar Editores, 1978. Apud TONUS. Loraci Hofmann. 2008. O lúdico e sua importância na educação de jovens e adultos. Synergismus scyentifica UTFPR, Pato Branco ,03(2-3). Disponível em: http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/viewFile/416/210

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do Educador. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes,1997. Disponível em:

https://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem01pdf/sm01ss04_08.pdf

SOUZA, Dannyelly da Silva; FRANÇA, Aurenia Pereira de. A Lucidade na Educação Infantil: Processos de Ensino e Aprendizagens como forma de Educar. Id on Line Rev. Psic., Outubro/2021, vol.15, n.57, p. 934-943, ISSN: 1981-1179.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos