Governança Pública e os Hospitais de Ensino / Public Governance and Teaching Hospitals

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i59.3307

Palavras-chave:

Governança, Governança Pública, Hospitais de Ensino.

Resumo

A governança pública busca um novo arranjo entre governo e sociedade, onde ambos buscam dialogar e alcançar resultados efetivos na prestação dos serviços públicos. A gestão em saúde envolve a gerência de redes, esferas públicas de saúde, hospitais, laboratórios, clínicas e demais instituições que realizam serviços de saúde. A gestão pública hospitalar tem papel importante no que se refere à disponibilização de recursos materiais, tanto físicos quanto humanos, para distribuí-los de forma adequada, cuidando das ações e resultados, que pode acarretar importantes impactos para a assistência hospitalar a fim de integrar competências e potencializar resultados. Nesse sentido objetivou-se identificar e descrever os modos de governança/gestão pública dos hospitais de ensino do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, com base nos dados secundários de abrangência pública, a partir dos hospitais de ensino da região Sul do Brasil, especificamente do estado do Rio Grande do Sul. Identificou-se que os hospitais analisados são gerenciados pela Rede Ebserh. A referida rede, por meio da governança corporativa desenvolve objetivos estratégicos que indicam a direção em que a organização deve seguir como subsidio ao alcance da visão de futuro, por meio dos pilares da estratégia: sociedade; sustentabilidade; governança; processos e tecnologia; pessoas. Desde 2014, estes hospitais definem sua estratégia por meio da elaboração de Planos Diretores Estratégicos que padronizam a forma de identificar os desafios de gestão e criar estratégias para transpô-los, apresentando-se como um avanço na gestão da estratégia das unidades hospitalares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Liziane Massirer de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Técnica Administrativa em Educação da UFSM, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Organizações Públicas (PPGOP).

Nelson Guilherme Machado Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lotado no Departamento de Administração no Campus Palmeira das Missões, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP) da UFSM e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) da UFSM. Atualmente é Chefe do Departamento de Administração da UFSM, Coordenador do Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (GEAPEF), participante do Grupo de Extensão e Pesquisa em Estratégia Organizacional (GEPEO), Líder da linha de pesquisa Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública do PPGOP/UFSM e Membro da Direção Executiva do Conselho Regional de Desenvolvimento Rio da Várzea (Corede-RV) para o mandato de 2021-2022. Doutor em Administração pela UFSM na linha de pesquisa de Economia, Controle e Finanças. Mestre em Administração pela UFSM na linha de pesquisa de Economia, Controle e Finanças. Bacharel em Administração pela UFSM.

Referências

AFONSO, E. M.; BENEVIDES, M. A EBSERH como nova opção para os Hospitais Universitários. Inovação & Tecnologia Social, v. 2, n. 3, p. 96-105, 2020.

BORGES, J. C. P.; BARCELOS, M.; RODRIGUES, M. S. Empresarização da saúde pública: o caso da EBSERH. Rev Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 12, n. 4, p. 75-90, 2018.

BRASIL. Plano Diretor Estratégico aprovado na Reunião do Colegiado Executivo do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM), realizada em 18 de dezembro de 2020. Disponível em: <http://www.ebserh.gov.br/web/ufsm-ifes>. Acesso em 30 dez. 2020.

BRASIL. Plano Diretor Estratégico aprovado na Reunião do Colegiado Executivo do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG/EBSERH), realizada em 17 de dezembro de 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiaosul/hu-furg/governanca/colegiado-executivo>. Acesso em 30 dez. 2020.

BRASIL. Plano Diretor Estratégico aprovado na Reunião do Colegiado Executivo do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), realizada em 11 de janeiro de 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/ebserh/ptbr/hospitais-universitarios/regiao-sul/he-ufpel>. Acesso em 30 dez. 2020.

BRASIL. Plano de Negócios e Gestão Estratégica aprovado na Reunião do Colegiado Executivo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), resultados de 2020. Disponível em: <https://www.hcpa.edu.br/>. Acesso em 30 dez. 2020.

BUTA, B. O.; TEIXEIRA, M. A .C. Governança pública em três dimensões: conceitual, mensural e democrática. Organizações & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 370-95, 2020.

CAMPOS, M. E. S. M.; LOPES, B. J.; MARTINS, S.; PINTO, T. R. G. S.; AGUIAR, C. C. A Governança Pública na Política de Saúde nas Capitas da Região Sudeste do Brasil. Diálogos Interdisciplinares, v.9, n.1, P. 1-19, 2020.

GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995.

GOMES, R.; LIMA, V. V.; OLIVEIRA, J. M.; SCHIESARI, L. M. C.; SOEIRO, E.; DAMAZIO, L. F.; PETTA, H. L.; OLIVEIRA, M. S.; SILVA, S. F.; SAMPAIO, S. F.; PADILHA, R. Q.; MACHADO, J. L. M.; CALEMAN, G. A Polissemia da Governança Clínica: uma revisão da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 8, p. 2431-2439, 2015.

LOUREDO, F. S. G.; LOUREDO, F. M. Governança pública e a EBSERH: a análise de uma empresa pública criada para resgatar a efetividade dos Hospitais Universitários. IV Encontro Brasileiro de Administração Pública, 2017.

MAYER, A. P. C. Impactos nos níveis de eficiência no hospital universitário de Santa Maria: antes e após a contratação da EBSERH. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas, p. 156, 2018.

MILAGRAS, R.; SILVA, S. A. G.; REZENDE, O. Governança colaborativa. Conass debate: Governança regional das redes de atenção à saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10ªed. São Paulo: Hucitec, 2007.

PERES, Renan de M.; DUARTE FILHO, Francisco R.; ARAÚJO, Marcos A. de. Índices de Governança Corporativa Aplicados ao Terceiro Setor . Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 2018, vol.12, n.40, p.1-20. ISSN: 1981-1179.

VIEIRA, K. R. Uma revisão bibliográfica acerca da gestão de hospitais universitários federais após o advento da EBSERH. Rev Brasileira de Administração Política, v. 9, n. 1, p. 157-178, 2016.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Edição

Seção

Artigos