Proposta curricular no âmbito educacional: relevâncias para construção de aprendizagens na escola / Curriculum proposal in the educational field: relevance for building learning at school
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3282Palavras-chave:
Proposta curricular, Disciplinas, Contexto escolar.Resumo
Resumo: Esse artigo faz uma reflexão da proposta curricular no âmbito educacional, cujo principal objetivo é analisar o documento mediante sua importância para os fazeres no contexto escolar. A análise é feita a partir dos estudos proporcionados pela extensão na Residência Pedagógica-CAPES-FACHUS e desenvolvidos na escola-campo, Doutor Severino Alves de Sá, no município de Salgueiro-PE. Sua fundamentação teve como base a Lei 9.394/96(LDB), A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, assim como Veiga 2002 e Castro 2019. A metodologia elencada no desenrolar do conteúdo é decorrente de uma pesquisa bibliográfica de estudo analítico sobre o objeto aqui citado. Os resultados obtidos vêm ao encontro de todo exposto apresentado na fundamentação teórica embasada na LDB e BNCC, assim como nas afirmações dos autores e todo o conteúdo estudado. Vale afirmar que a análise do conteúdo proporcionado pela escola é de bastante relevância na construção da Proposta Curricular disponibilizada é parte integrante de seu PPP, atendendo assim todas as expectativas moduladas no decorrer do estudo. Os dados encontrados dispõem de componentes curriculares associados a conteúdos que sempre estão em pauta na atualidade. Considerando-se, portanto, que a proposta pedagógica curricular é um documento de fundamental importância para os seguimentos de conteúdo escolar em prol da formação integral do aluno, do desenvolvimento intelectual e de sua consciência no mundo do saber e das transformações que por ele se dão.
Palavras-Chave: Proposta curricular. Disciplinas. Contexto escolar.
Abstract: This article reflects on the curriculum proposal in the educational field, whose main objective is to analyze the document according to its importance for the actions in the school context. The analysis is made from the studies provided by the extension in the Pedagogical Residency-CAPES-FACHUS and developed in the field-school, Doutor Severino Alves de Sá, in the municipality of Salgueiro-PE. Its theoretical foundation was based on Law 9,394/96 (LDB), The Common National Curriculum Base – BNCC, as well as Veiga 2002 and Castro 2019. cited here. The results obtained are in line with all the above presented in the theoretical foundation based on the LDB and BNCC, as well as the authors' statements and all the studied content. It is worth stating that the analysis of the content provided by the school is very relevant in the construction of the Curriculum Proposal made available and is an integral part of the school's PPP, thus meeting all the expectations found in the course of the study. The data found have curricular components associated with contents that are always on the agenda today. Considering, therefore, that the curricular pedagogical proposal is a document of fundamental importance for the segments of school content in favor of the integral formation of the student, intellectual development and their awareness in the world of knowledge and the transformations that take place through it.
Keywords: Curriculum proposal. Disciplines. School context.
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Referências
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