Plano Educacional Individualizado para alunos com altas habilidades: Uma questão de avaliar Estratégias na Escola Regular
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v9i26.328Palavras-chave:
Inclusão. Altas habilidades. Plano educacional individualizadoResumo
O artigo pretende trazer à tona o debate acerca da importância de identificar os alunos com altas habilidades e aplicar/avaliar estratégias, em particular, o plano educacional individualizado para estes alunos dentro da escola regular, no intuito de possibilitar o crescimento adequado desta clientela no que diz respeito aos aspectos cognitivos, físicos, afetivos e emocionais. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, onde recorreu-se aos teóricos que especificam o que são as altas habilidades, quais suas necessidades no ambiente escolar e como atender a estas necessidades. Neste sentido, pôde-se perceber a dificuldade de se implantar uma cultura de identificação de tais alunos em virtude de mitos criados em torno das pessoas com altas habilidades e devido a problemas de adaptação e de assincronia que muitos destes estudantes enfrentam no contexto educacional. Conclui-se que atinar para as necessidades educacionais de alunos com altas habilidades é responsabilidade da escola regular que se propõe inclusiva e favorecedora do pleno desenvolvimento de seu alunado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.