A Leitura como Ação Formadora do Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Indivíduo / Reading as an Action for the Formation of the Individual's Personal and Professional Development

Autores

  • Ricardo Gondim de Carvalho Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC
  • Aurenia Pereira de França Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3278

Palavras-chave:

Leitura, Educação, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Resumo: Este artigo trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico com o objetivo de analisar a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, bem como, descrever o conceito de leitura, apresentar a participação das instituições no fomento à leitura, e compreender a importância da leitura na construção do indivíduo. Apresenta a seguinte problemática: Qual a importância da leitura na construção pessoal e profissional do indivíduo? Para embasar a discussão foram consultados sites, artigos, dissertações e autores que discorrem sobre a temática em foco, entre eles destacam-se: Burke (2003), Silva (1991), Martins (1994), Freire (1989), Chartier (1990), Solé (1998), Weiers (2011). Com esse estudo espera-se ter êxito na análise da importância da leitura para o desenvolvimento do indivíduo pessoal e profissional. Com o intuito de aprender a ler e de ler para aprender considerando a capacidade de compreender e interpretar textos escritos como um instrumento necessário para atingir um desenvolvimento pleno, no contexto de uma sociedade letrada.

 Palavras-Chave: Leitura. Educação. Ensino-Aprendizagem.

 

Abstract: This article is a bibliographic research with the objective of analyzing the importance of reading for the personal and professional development of the individual, as well as describing the concept of reading, presenting the participation of institutions in promoting reading, and understanding the importance of reading in the construction of the individual. It presents the following issue: What is the importance of reading in the individual's personal and professional construction? To support the discussion, websites, articles, dissertations and authors who discuss the topic in focus were consulted, including: Burke (2003), Silva (1991), Martins (1994), Freire (1989), Chartier (1990 ), Solé (1998), Weiers (2011). This study is expected to be successful in analyzing the importance of reading for the development of the personal and professional individual. In order to learn to read and to read to learn, consider the ability to understand and interpret written texts as a necessary instrument to achieve full development, in the context of a literate society.


Keywords: Reading. Education. Teaching-Learning.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Gondim de Carvalho, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC. [email protected];

 

Aurenia Pereira de França, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC. [email protected].

Referências

ARANA, A. R. A., & KLEBIS, A.B.S.O (2019). A importância do incentivo à leitura para o processo de formação do aluno. Educere XII Congresso Nacional de educação: PUC-PR, 2015. Recuperado de https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17264_7813.pdf.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CÂNDIDO, A. (2004). O Direito à literatura. In: Cândido A. Vários escritos. Rio de Janeiro: Duas Cidades.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. 2ªed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; Lisboa: Difel. 2003.

CHARTIER, Roger. Textos, Impressos, Leituras. In: . História Cultural: entre Práticas e Representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

EVANGELISTA, Solange; JERÔNIMO, Isabel Cristiane. A leitura como prática social: os gêneros textuais notícia e carta do leitor em sala de aula. Cadernos PDE 2014. Paraná, v. 1, s/n., p. 2-18, 2014.

FERRAZERI JÚNIOR, Celso; A leitura em casa: a participação da família no ensino sistemático da leitura na fase infanto-juvenil. 2013.

FOUCAMBERT, J. (1994). A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas. FREIRE, P. (1991). A Educação na cidade. São Paulo: Primavera.

FREIRE, P. (1997). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GROSSI, G.(2008). P. Leitura e sustentabilidade. Nova Escola, São Paulo, SP, n° 18 Instituto Pró-Livro. “Retratos Da Leitura No Brasil.” 5ª Edição. 11 Sept. 2020.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 14ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2012.

MARX, K. (1987). Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural.

RODRIGUES, C. L. F. (2002). O Leitor e o professor: um encontro nas histórias de leitura. São Paulo: Altana.

ROSA, Caciací Santos de Santa. Leitura: uma porta aberta na formação do cidadão. 2005

SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura na escola e na biblioteca. 3. ed. Campinas (SP): Papirus, 1991.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? Maria Helena Martins, 1994.

SILVA, Rovilson José. Leitura, biblioteca e política de formação de leitores no Brasil. BJIS, v.3, n.2, p.75-92, jul./dez. 2009.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. 6. Ed. Porto Alegre: Artmed, 1998

WEIERS, Daniela Piergili. Políticas Públicas de Fomento à Leitura: política nacional, agenda governamental e práticas locais. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Caxias do Sul, 2009. Data do Acesso: 02 de Novembro de 2021

https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/8248/62090100021.pdf.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos