A Importância da Educação em Saúde Bucal de Pais e Educadores como Fator de Impacto na Saúde Bucal da Criança: Uma Revisão da Literatura / The Importance of Oral Health Education for Parents and Educators as an Impact Factor on Children's Oral Health: A Literature Review
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3276Palavras-chave:
Educação em saúde bucal, Alfabetização em saúde bucal, Odontopediatria.Resumo
Resumo: A participação tanto de pais como educadores envolve um impacto surpreendente sobre as mudanças de hábitos da criança. O objetivo deste estudo foi verificar, por meio da literatura, o quanto a participação de pais e educadores como modelos pode impactar nas condições de saúde bucal dessa população. Tratou-se de uma revisão da literatura com pesquisa na base de dados Lilacs, Scielo e Medline; foram selecionadas publicações de 2010 a 2021, perfazendo um total de 27 textos analisados. Assim, a educação em saúde bucal de pais, educadores e responsáveis influencia na saúde bucal da criança e, quanto mais alto for o nível de educação em saúde dos envolvidos, menor será a incidência de doenças que acometem a cavidade bucal, como a cárie e doenças periodontais em crianças.
---
Abstract: The participation of both parents and educators has a surprising impact on children's changing habits. The aim of this study was to verify, through the literature, how much the participation of parents and educators as role models can impact the oral health conditions of this population. This was a literature review with a search in Lilacs, Scielo and Medline databases; publications from 2010 to 2021 were selected, totaling 27 texts analyzed. Finally, the oral health education of parents, educators and guardians influences the child's oral health and, the higher the level of health education of those involved, the lower the incidence of diseases that affect the oral cavity, such as caries and periodontal diseases in children.
Keywords: Oral health education. Literacy in oral health. Pediatric Dentistry.
Downloads
Referências
ALMEIDA, T. F.; VIANNA, M. I. P.. Contexto familiar e saúde bucal de pré-escolares: uma abordagem qualiquantitativa em Salvador, Bahia, Brasil. Rev. Ciênc. Méd. Biol, v. 12, n. 1, p.5-14, 2013.
ALVES, Hada Ramos Carvalho; PINCHEMEL, Edite Novais Borges. Atendimento Odontopediátrico na Estratégia Saúde da Família: Uma Revisão de Literatura. Id on Line Rev.Mult. Psic., Julho/2021, vol.15, n.56, p. 357-366, ISSN: 1981-1179.
BARASUO, J. C. et al. PERCEPÇÃO DE CUIDADORES SOBRE A MÁ SAÚDE BUCAL DAS CRIANÇAS E SUA RELAÇÃO COM CONDIÇÕES CLÍNICAS. Rev Paul Pediatr. v.39, 2019381, 2021.
BARASUOL, J. C. O alfabetismo em saúde bucal como fator preditor de ansiedade odontológica em pais de crianças submetidas a tratamento odontológico [dissertação]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Odontologia; 2016.
CASTILHO, A. R. F. et al. Influência do ambiente familiar sobre a saúde bucal de crianças: uma revisão sistemática. Jornal de Pediatria, v. 89, n. 2, 2013, p. 116-123.
FARIA, L. C.; SILVEIRA, V. L. Letramento funcional em saúde: análise de material educativo em saúde bucal. Rev. Cur. Letras UNIABEU, v. 1, n. 6, p.50-61, 2015.
FEBBO, Cristiane Febbo, PINCHEMEL, Edite Novais Borges. Odontologia Minimamente Invasiva em Tempos de Covid-19: Revisão de literatura. Id on Line Rev.Mult. Psic., Julho/2021, vol.15, n.56, p. 241-251. ISSN: 1981-1179.
FERREIRA, J. M. S. et al. Práticas de pais sobre a higiene bucal e dieta de pré-escolares da rede pública. Rev Gaúcha Odontol, v. 59, n. 2, p.265-270, 2011.
GARBIN, C. A. S. et al. Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia. Trab. Educ. Saúde. v. 3, n. 10, p. 453-462, 2012.
GARBIN, C. A. S. et al. Saúde bucal e educação infantil: avaliação do desgaste e do acondicionamento de escovas dentárias utilizadas por pré-escolares. Rev. Odontol UNESP, v. 41, n. 2, p.81-87, 2012.
GARBIN, C. A. S. et al. Oral health education in school: parents’ attitudes and prevalence of caries in children. Rev Odontol, v. 44, n. 5, p. 285-291, 2015.
GISLON, L. C. et al. Conhecimento de mães sobre saúde bucal na infância. Journal of Oral Investigations, v. 6, n. 2, p. 10-20, 2017.
IGDAL, Ana Lúcia Melo. Conhecimento e literacia em saúde bucal de professores do ensino fundamental: o primeiro passo para ações educativas na escola [dissertação]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Odontologia; 2016.
LEITE, G. S. et al. SAÚDE BUCAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RESPONSABILIDADE DE QUEM? Rev. eletrónica do curso de pedagogia do campos Jataí, v. 11, n. 1, p.32-51, 2015.
LIBERATTI, G. A. et al. PERCEPÇÃO DOS PAIS NO IMPACTO DA EDUCAÇÃOEM SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA DECRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES. Rev. UNINGÁ, v. 48, p. 84-86, 2016.
JUNIOR, V. E. S. O impacto de um programa social brasileiro sobre a saúde bucal de crianças. RFO, v. 18, n. 1, p. 61-66, 2013.
MARTINS, L. P. et al. Baixo alfabetismo em saúde bucal de pais/responsáveis está associado à cárie dentária com envolvimento pulpar de seus filhos [dissertação]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Odontologia; 2019.
MARTINS, A. M. E. B. L. et al. Alfabetização em saúde bucal: uma revisão da literatura. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent, v. 69, n. 4, p. 328-334, 2015.
MASSONI, A. C. L. T. et al. Saúde Bucal Infantil: Conhecimento e Interesse de Pais e Responsáveis. Pesq Bras Odontoped Clin Integr, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 257-264, 2010.
MENDES, J. D. R. et al. ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADAS PELAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL. Rev. Bras Promoç Saúde, v. 30, n. 1, p.13-21, 2017.
MORAIS, S. R., et al. O papel da extensão universitária na capacitação de professores como agentes multiplicadores da saúde bucal. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, e315985321, 2020.
OLIVEIRA, R. C. N. et al. Acesso a informações sobre como evitar problemas bucais entre escolares da rede pública de ensino. Rev.Ciênc. saúde coletiva, v. 1, n. 20, p. 85-94, 2015.
SANTOS, L. G. P. et al. Manejo do comportamento infantil e saúde bucal na sala de espera: um relato de experiência. Research, Society and Developmen, v. 9, n.7, e888975069, 2020.
SANTOS, T. D. O papel da escola na saúde bucal de crianças em idade escolar: estudo piloto. Res. Soc. and Devel, v. 7, n. 10, p. 01-10, 2021.
SOUZA, E. R. L. et al. Conhecimento de pais e cuidadores sobre saúde bucal de crianças pré-escolares. Rev. UFG, v. 20, n. 17, p. 80-94, 2017.
SOUZA, L. M. et al. Saúde Bucal no Âmbito Escolar e Familiar: da Autonomia à Transformação Social. REV. BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA, v. 39, n. 3, p. 426 – 432, 2015.
TEIXEIRA, A. D. et al. Conhecimento dos pais e responsáveis sobre hábitos saudáveis de higiene bucal e dieta na infância. Rev. Fac. Odonto PA, v. 2, n. 61, p. 13-21, 2020.
TOKAIRIN, A. S. C. P. et al. Avaliação do Conhecimento de Escolares Sobre Saúde Bucal, Dieta e Higiene: Ferramenta Diagnóstica para Direcionamento de Atividade Educativa. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human., v. 21, n. 3, p. 365-369, 2020.
VALARELLI, F. P. et al. Importância dos programas de educação e motivação para saúde bucal em escolas: relato de experiência. Rev. Odontol. Clín.-Cient. (Online), v. 10, n. 2, p. 173-176, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.