Educação Musical e Autorregulação da Aprendizagem no Ensino Básico e Superior / Music Education and Self-Regulation of Learning in Basic and Higher Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3270

Palavras-chave:

Autorregulação, ensino, aprendizagem, Educação musical.

Resumo

Resumo: A busca por formas de ensino aprendizagem em música, apontam a cada dia para modelos distantes do modelo conservatorial (PENNA; SOBREIRA,2020). Dentre as novas abordagens propostas, destaca-se o autogerenciamento cognitivo, atitude relacionadas a autorregulação da aprendizagem. Esta revisão de literatura, realizada no período de julho de 2018 a julho de 2019, teve como objetivo buscar na literatura disponível, pesquisas que identificam comportamentos de Autorregulação da Aprendizagem em alunos de música no Ensino Básico e Superior. Foram analisados trabalhos nos últimos 10 anos voltados para o ensino da música e estratégias de autorregulação da aprendizagem. Os resultados encontrados apontam os comportamentos autorregulados dos alunos e demonstram que aprendizes autorregulados tendem a desenvolver melhor suas atividades de aquisição do conhecimento e aqueles que não tem esse perfil, podem desenvolvê-lo a partir da adoção de práticas de ensino propostas pelo professor que estimulem atitudes e estratégias autorregulatórias.

Palavras-chave: Autorregulação; ensino; aprendizagem; Educação musical.


Abstract: The search for ways of teaching and learning in music point each day to models that are far from the conservative model (PENNA; SOBREIRA, 2020). Among the new approaches proposed, cognitive self-management stands out, an attitude related to self-regulation of learning. This literature review, carried out from July 2018 to July 2019, aimed to search the available literature for research that identify Self-Regulation Learning behaviors in music students in Basic and Higher Education. Works in the last 10 years focused on music teaching and self-regulation learning strategies were analyzed. The results found indicate the self-regulated behaviors of students and demonstrate that self-regulated learners tend to better develop their knowledge acquisition activities and those who do not have this profile can develop it based on the adoption of teaching practices proposed by the teacher that encourage attitudes and self-regulatory strategies.

Keywords: Self-regulation; teaching; learning; musical education.

 

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Biografia do Autor

Iuri Ozires Sobreira de Oliveira, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina

[1] Mestre em Dinâmicas do Desenvolvimento do Semiárido pelo Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido(PPGDiDes/UNIVASF).. Especialista em Educação aplicada a performance musical pela UNIS-MG. Licenciado em Música pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE. Professor do Curso de Licenciatura em Música do IFSertãoPE – Campus Petrolina

João Carlos Sedraz Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Ciência da Computação pela UFPE, Mestre em Ciência da computação pela UFPE, Especialista em Educação a Distância pelo SENAC/AL e Graduado em Engenharia Mecânica pela UFBA. É Atualmente é Docente da UNIVASF e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido(PPGDiDes/UNIVASF).

Gibran Medeiros Chaves de Vasconcelos, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido(PPGDiDes/UNIVASF). Técnico em assuntos Educacionais do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE.

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Publicado

2021-12-30

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Artigos