Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares

Autores

  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé
  • Alania Caroline G. B. dos Santos
  • Erika Naomi Muranaka
  • Laura Almeida Nunes
  • Rafael Nery Amorim

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v9i26.327

Palavras-chave:

ensino e pesquisa em administração, atividades extracurriculares, ambiente universitário, curso de administração.

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o envolvimento dos estudantes de administração da Universidade Federal do Vale Do São Francisco (UNIVASF) em atividades extracurriculares. De modo específico, buscou-se identificar quais as atividades complementares mais praticadas pelos estudantes atualmente, um vislumbre das dificuldades encontradas para a não participação, além de traçar o perfil dos alunos participativos e não participativos em tais atividades. A fim de averiguar tais questões foram aplicados questionários nas nove turmas existentes, coletando dados de 162 estudantes. Os resultados refutam a ideia de que eles são pouco participativos em atividades extracurriculares. As atividades com maiores participações são aquelas de curta duração como palestras, mesas redondas e encontros da área, de modo contrário o engajamento em projetos de iniciação científica ainda é muito modesto. Os motivos para a não participação são em grande parte por falta de tempo em decorrência de atividades laborais e, em segundo lugar, por falta de conhecimento da existência dessas atividades. Isso em virtude principalmente da falta de divulgação da instituição em geral, mas também pela tímida publicidade por parte dos idealizadores das atividades.

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Publicado

2015-04-01

Edição

Seção

Educação