Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education

Autores

  • Tatiano Gomes da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF,
  • Taciane Laiane Gomes da Silva Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
  • Thaylane Gomes da Silva Universidade de Pernambuco – UPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3260

Palavras-chave:

Anatomia Humana. Modelos Didáticos, Metodologias Ativas em Anatomia, Ensino

Resumo

Resumo: Possuidora de um sistema educacional extremamente tecnicista, a educação brasileira ao longo dos anos necessitou de significativa reformulação de metodologias que facilitassem a aprendizagem dos estudantes. Nesse quesito, os estudos sobre novos métodos e mecanismos de ensino foram fomentados para a evolução significativa de conceitos. Assim, verificou-se a necessidade de produção e uso de modelos didáticos no ensino, especialmente na anatomia humana, por apresentar uma certa complexidade de termos que na maioria das vezes dificultam a apreensão dos estudantes. Nesse aspecto, o presente artigo tem o objetivo de fazer uma análise sistemática da utilização de modelos didáticos na abordagem da anatomia humana na educação básica e superior, visando perceber o quanto é importante o uso de tais instrumentos pedagógicos para o ensino e aprendizagem da anatomia humana. Assim, a utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana torna-se uma verdadeira ferramenta que facilita a aprendizagem de forma mais dinâmica.

 Palavras-chave: Anatomia Humana. Modelos Didáticos. Metodologias Ativas em Anatomia. Ensino


Abstract: Possessing an extremely technicist educational system, Brazilian education over the years required a significant reformulation of methodologies that facilitated student learning. In this regard, studies on new teaching methods and mechanisms were encouraged for the significant evolution of concepts. Thus, there was a need for the production and use of didactic models in teaching, especially in human anatomy, as they present a certain complexity of terms that most often make it difficult for students to understand. In this aspect, this article aims to make a systematic analysis of the use of didactic models in the approach of human anatomy in basic and higher education, aiming to realize how important the use of such pedagogical tools is for the teaching and learning of human anatomy. Thus, the use of didactic models in teaching human anatomy becomes a real tool that facilitates learning in a more dynamic way.

 Keywords: Human Anatomy. Didactic Models. Active Methodologies in Anatomy. Teaching.

 

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Biografia do Autor

Tatiano Gomes da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF,

1 Especialista em Docência em Biologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Orobó, Pernambuco – Brasil. Contato: [email protected];

Taciane Laiane Gomes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

2 Acadêmica de Fisioterapia, Centro de Ciências da Saúde – CCS, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, Pernambuco – Brasil. Contato: [email protected];

Thaylane Gomes da Silva, Universidade de Pernambuco – UPE

3 Acadêmica de Enfermagem, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças – FENSG, Universidade de Pernambuco – UPE, Recife, Pernambuco – Brasil. Contato: [email protected].

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Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão