A Educação Infantil no Contexto da Pandemia: O Processo Ensino e Aprendizagem fora das Escolas / Early Childhood Education in the Context of the Pandemic: The Teaching and Learning Process Outside Schools
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3256Palavras-chave:
Educação, Ensino Infantil, PandemiaResumo
Resumo: A pandemia do Covid-19 trouxe notórias mudanças por todo o mundo, refletindo principalmente no contexto educacional, ao se ter como protocolo de segurança o fechamento das escolas, o que ocasionou o afastamento dos alunos de todas as fases de ensino, incluindo o Ensino Infantil. No que diz respeito ao Ensino Infantil se pode mencionar os impactos sentidos por essa modalidade de ensino, uma vez que a criança no seu processo de ensino e aprendizagem necessita do auxilio do professor de maneira presencial, por isso as formas de ensino surgidas no período de pandemia não se mostraram eficazes no Ensino Infantil, visto que o ensino remoto não contempla todas as dificuldades do alunado. Neste contexto, a escolha do tema se deu com o objetivo de analisar quais as mudanças referentes ao Ensino Infantil durante a pandemia da Covid-19, verificando assim como se deram as aulas durante esse período. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, que usou da pesquisa através de publicações para realizar o trabalho. A pesquisa apresentou como resultados diversas informações que sustentaram a hipótese levantada, de que as crianças tiveram notórias dificuldades em se adaptar as aulas remotas, levando em consideração o fato de que a escola não é um espaço apenas para a transmissão de conteúdos, sendo também o ambiente propicio para o desenvolvimento das relações interpessoais. Conclui se por tanto que no que tange o Ensino Infantil, as consequências do distanciamento das escolas, mesmo em face do cenário pandêmico, se tornam ainda mais atenuadas, uma vez que essas consequências quando não trabalhadas para serem revertidas, podem retardar todas as fases de ensino.Palavras-Chave: Educação; Ensino Infantil; Pandemia.
Abstract: The Covid-19 pandemic brought notorious changes around the world, reflecting mainly in the educational context, by having as a security protocol the closing of schools, which led to the removal of students from all stages of education, including Kindergarten . With regard to Early Childhood Education, the impacts felt by this type of teaching can be mentioned, since the child in their teaching and learning process needs the help of the teacher in person, so the forms of teaching that emerged in the period pandemic did not prove effective in Kindergarten, since remote teaching does not cover all the difficulties of the students. In this context, the choice of the theme was made with the objective of analyzing the changes related to Kindergarten during the Covid-19 pandemic, thus verifying how the classes were held during this period. The methodology adopted was a bibliographical research, of a qualitative nature, which used the research through publications to carry out the work. The research presented as results several information that supported the raised hypothesis, that the children had notorious difficulties in adapting to remote classes, taking into account the fact that the school is not only a space for the transmission of content, but also the favorable environment for the development of interpersonal relationships. It is therefore concluded that with regard to Early Childhood Education, the consequences of distancing schools, even in the face of the pandemic scenario, become even more attenuated, since these consequences, when not worked to be reversed, can delay all phases of teaching.
Keywords:Education; Kindergarten; Pandemic.
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