O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic

Autores

  • Alanne Kelle Freire Alencar Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC);
  • Fabiana Alves de Lucena Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3255

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Tecnologias da Informação e Comunicação, Professor.

Resumo

Resumo: Este trabalho discute as perspectivas e desafios advindos com o ensino remoto, um fator atual que surgiu no meio educacional diante do cenário pandêmico e com o isolamento social. Para tanto, seu objetivo geral cumpre destacar as dificuldades de professores e alunos no que se refere às ferramentas tecnológicas utilizadas para dá continuidade as aulas desde o ano de 2020. Nesse cenário de pandemia, os professores modificaram os instrumentos usados no de ensino-aprendizagem, assim, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm um importante papel para o desenvolvimento do ensino remoto, pois estão inseridas positivamente no cotidiano escolar por meio de ferramentas como Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive, entre outras. Para a realização da pesquisa, recorreu-se a leituras que destacam a importância do uso das tecnologias na educação e no contexto de sala de aula, a saber: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) e Oliveira (2020), dentre outros citados. A metodologia utilizada deu-se por meio de leituras em livros, artigos científicos e monografias, caracterizando-se, assim, como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, pois versa sobre as novas ferramentas tecnológicas durante o ensino remoto. Os resultados observados apontam que os professores sentem dificuldades no que se refere aos usos das diversas ferramentas tecnológicas, posto que as aulas remotas surgiram de repente sem ter uma formação condizente para o momento. Ademais, tanto alunos como professores não têm internet para o desenvolvimento das atividades, o que acarreta prejuízo no ensino e aprendizagem. No entanto, pelo exposto, percebe-se o quão importante o uso das tecnologias para a continuidade da aprendizagem por meio no ensino remoto.

 Palavras-chave: Ensino Remoto. Tecnologias da Informação e Comunicação. Professor.


Abstract: This paper discusses the perspectives and challenges arising from remote learning, a current factor that emerged in the educational environment in view of the pandemic scenario and social isolation. Therefore, its general objective should highlight the difficulties of teachers and students with regard to the technological tools used to continue classes since 2020. In this pandemic scenario, teachers modified the instruments used in teaching-learning, thus, Information and Communication Technologies (ICT) have an important role in the development of remote learning, as they are positively inserted in the daily school life through tools such as Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive , among others. To carry out the research, we used readings that highlight the importance of using technologies in education and in the classroom context, namely: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) and Oliveira (2020), among others cited. The methodology used took place through readings in books, scientific articles and monographs, thus characterizing itself as a bibliographical research with a qualitative approach, as it deals with new technological tools during remote teaching. The observed results show that teachers experience difficulties with regard to the use of different technological tools, since remote classes suddenly appeared without having adequate training for the moment. Furthermore, both students and teachers do not have internet for the development of activities, which results in damage to teaching and learning. However, from the above, it is clear how important the use of technologies for the continuity of learning through remote learning.

Keywords: Remote Learning. Information and Communication Technologies. Teacher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alanne Kelle Freire Alencar, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC);

[1] Aluna do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC);Email: [email protected];

Fabiana Alves de Lucena, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

[2] Especialista em Fisiologia do Exercícios e Grupos Especiais pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, Brasil (2011). Professora de Educação Física da Escola de Ensino Fundamental Marieta CallS e Tutora da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) –Polo Brejo Santo-Ce. [email protected];

Maria do Socorro Cordeiro de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

3] Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil. Mestra pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil. E-mail: [email protected].

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 mar. 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 28 de outubro de 2021.

Busnello, Chaiane Paula. Uso de tecnologias nos processos de gestão educacional: o caso do pde interativo. 2014. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal da Fronteira do Sul, Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil, 2014. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/144. Acesso em:

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino, [S. l.], p. 1-15, 2020. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 15 set. 2020.

FERNANDES, Ana Paula Campos; ISIDORIO, Allisson Roberto; MOREIRA, Edney Ferreira. Ensino remoto em meio à pandemia do COVID-19: panorama do uso de tecnologias. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1757>.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARQUES, Ronualdo. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da covid-19. Boletim de conjuntura (boca), ano II, vol. 3, n. 7, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Marques. Acesso em: 28 de outubro de 2021.

MIRANDA, Antônio. Sociedade da Informação: globalização, identidade cultural e conteúdos. Ciência da Informação. Brasília, v. 29, n. 2, p. 78-88, maio/ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a10v29n2.pdf. Acesso em: 28 de outubro de 2021.

MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007

OLIVEIRA, Antônia Soares Silveira; ARAÚJO NETO, Augusto Brito; OLIVEIRA, Lygia Maria Silveira. Processo ensino aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia e isolamento. Ciência Contemporânea, v. 1, n. 6, p. 349–364, 2020. Disponível em: http://cienciacontemporanea.com.br/index.php/revista/article/view/32. Acesso em:

RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis; SUZUKI, Juliana Telles Faria. Tecnologias em educação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão