Fatores que Ocasionam as Dificuldades de Aprendizagem das Crianças / Factors that Cause Children's Learning Difficulties

Autores

  • Fernanda Jaylane da Silva Viana Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUS).
  • Pedro Fernando dos Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3253

Palavras-chave:

Criança, Dificuldades de Aprendizagem, Fatores Externos

Resumo

Resumo: A aprendizagem das crianças pode apresentar algumas dificuldades que retardam o seu processo, podendo ser ocasionada por fatores internos ou externos, e que pode resultar no comprometimento de uma ou mais áreas do conhecimento, dificultando, por exemplo, o desenvolvimento cognitivo da criança. Nesse sentido o artigo pretende discorrer sobre os fatores externos que podem resultar no surgimento das D.A, além de buscar discutir a importância da identificação dessas dificuldades pelo professor, para que assim possa ser possível trabalha-las, permitindo que todos os alunos desenvolvam sua aprendizagem de maneira sadia e no tempo correto. Para realização do trabalho, fez se uso do método indutivo/dedutivo, sendo uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que utilizou de autores como Correia (2004), Pain (1989) e Silva (2003) para constituir a base teórica. A escolha do tema se justifica no entendimento de que a educação precisa fornecer todos os aparatos para que os estudantes desenvolvam da melhor forma sua capacidade de aprender, e assim deve se incluir o trabalho com as D.A, desde a sua identificação ao tratamento com profissionais capacitados, bem como a adequação dos planejamentos em sala de aula pelo professor, para que assim possa facilitar sua aprendizagem.   A partir do exposto no artigo, é possível verificar que as Dificuldades de Aprendizagem não se tratam de um problema apenas da criança, mas também de todo o meio social do qual faz parte, uma vez que quando as dificuldades são ocasionadas por fatores psicológicos ou sociais, denota se que são reflexos do ambiente ao qual a criança esta inserida, e que podem estar contribuindo para que o seu potencial intelectual não se desenvolva corretamente.

Palavras-Chave: Criança; Dificuldades de Aprendizagem; Fatores Externos.

 

 Abstract: The learning of the children may present some difficulties that delay its process, which may be caused by internal or external factors, and may result in the compromise of one or more areas of knowledge, hindering, for example, the child's cognitive development. In this sense, the article intends to discourse the external factors that can result in the emergence of LA (learning difficulty), beyond to seeking to discuss the importance of identifying these difficulties by the teacher, so that it can be possible to work on them, allowing all students to develop their learning of healthy way and at the right time.  For realization  of  the  work,  the inductive  method  was  used, with  a  qualitative  bibliographic research, that utilizes authors as Correia (2004), Pain (1989) and Silva (2003) to constitute the theoretical basis. The choice of theme is justified on the understanding that the education needs to provide all the apparatus for students to best develop their ability to learn, and so work with L.A (learning difficulty) must be included, from their identification to treatment with trained professionals, as well as the adequacy of planning in the classroom by the teacher, so that you can facilitate your learning.  It is concluded from the exposed in the article, that the Learning Difficulties is not just a problem of the child, but also of the entire social environment of which it is part, once when the difficulties are caused by psychological or social factors, it denotes that they are reflections of the environment in which the child is inserted, and that they may be contributing to their intellectual potential does not developed correctly.

Keywords: Child;  Learning difficulties;  External factors;

 

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Biografia do Autor

Fernanda Jaylane da Silva Viana, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUS).

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUS). [email protected];

Pedro Fernando dos Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].

1; 2

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Publicado

2021-10-31

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