Os Desafios do Professor no Século XXI: A Tecnologia como uma Aliada no Processo Ensino e Aprendizagem /

Autores

  • Felipe Ribeiro da Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Fabiana Alves de Lucena Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN),

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3250

Palavras-chave:

Educação, Ensino Remoto, Professor, Pandemia.

Resumo

Resumo: O papel do professor no processo ensino e aprendizagem é muito importante, sendo sua a missão de transmitir os conteúdos e de contribuir de forma significativa com o desenvolvimento do estudante, exercendo assim múltiplos papéis em sala de aula. Nesse contexto, merece destaque a metodologia de ensino dos professores, a qual vem sofrendo mudanças ao longo do tempo, por isso estes precisam estar constantemente adequando seus planejamentos as necessidades do alunado, tanto em conjunto como de modo individual. Essas mudanças tiveram mais um atenuante ao abordar a questão da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que, em meados de março de 2019, ocasionou o fechamento das escolas e o distanciamento das aulas presenciais, tornando obrigatório a busca por novos métodos para continuar com o processo de ensino e aprendizagem mesmo fora do seu espaço habitual. Destarte, o professor precisou de imediato adequar-se a nova realidade, introduzindo em suas aulas o uso da tecnologia, fomentando, com isso, o ensino remoto. Partindo desse cenário, o presente trabalho tem por objetivos analisar quais os desafios que o professor vem enfrentando em relação às novas formas de ensino durante a pandemia e verificar como a tecnologia tem auxiliado a docência. A justificativa para a escolha desse tema pauta-se na relevância de discutir as novas formas de ensino trazidas pela realidade vivenciada devido ao coronavírus, sendo uma temática importante para discussões como discente de Pedagogia. Para tanto, os principais autores que embasaram o trabalho foram: Moren e Santos (2011); Novoa (2017); Aguiar (2020); Calejon e Brito (2020); Cordeiro (2020); Melo (2020); Oliveira (2020); e Peres (2020). Já a metodologia utilizada foi a análise de arquivos publicados por autores que trataram do tema, logo, se constituindo de fontes atuais e se qualificando como uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Deste modo, as contribuições ofertadas pelo artigo constituíram-se como fundamentais para compreender os reflexos ocasionados pela pandemia no contexto educacional, enaltecendo o papel do professor e os desafios enfrentados por ele com o intuito de manter o interesse dos estudantes e a aqualidade do ensino mesmo em face do distanciamento das escolas.

Palavras-Chave: Educação. Ensino Remoto. Professor. Pandemia.



 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Ribeiro da Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

[1] Aluno do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC); Email: [email protected];

Fabiana Alves de Lucena, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

[2] Especialista em Fisiologia do Exercícios e Grupos Especiais pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, Brasil (2011). Professora de Educação Física da Escola de Ensino Fundamental Marieta CallS e Tutora da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) –Polo Brejo Santo-Ce. [email protected]

Maria do Socorro Cordeiro de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN),

[3] Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil. Mestra pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil. E-mail: [email protected]


Referências

AGUIAR, F. R. M. Pandemia da covid-19 e demandas de atuação docente. Revista Diálogos Acadêmicos, v. 9, n. 1, 2020.

CALEJON, L. M. C.; BRITO, A de S. Entre a pandemia e o pandemônio: umareflexão no campo da educação. Educamazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 25, n. 2, p. 291-311, 2020.

CORDEIRO, K. M. de A. O impacto da pandemia na Educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. 2020.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas 2010.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MALHOTRA, et al. Introdução a Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

MELO, I. V. As consequências da pandemia (COVID-19) na rede municipal de ensino:impactos e desafios. 2020. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialista em Docência no Ensino Superior) – Câmpus Ipameri, Instituto Federal Goiano, Ipameri, 2020.

MOREN, E. B. S.; DOS SANTOS, A. R. Uma reflexão sobre ações de formação deprofessores no Brasil. Revista Ibero-americana de Educação, v. 55, n. 1, p. 11, 2011. Disponível em: https://rieoei.org/historico/expe/3700Rocha.pdf. Acesso em: 17 ago. 2021.

OLIVEIRA. S. F. Pedagogias e professores em tempos de pandemia. Pedagogia em Ação, v. 13, n. 1, 2020.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 03 ago. 2021.

PERES, M. R. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista Administração Educacional – CE – UFPE, v. 11, n. 1, p. 20-31, 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Artigos