A Relevância da Família no Processo Educacional: Perspectivas e Desafios Segundo o Projeto Político Pedagógico da Escola Cleuzemi Pereira do Nascimento Silva / The Relevance of the Family in the Educational Process: Perspectives and Challenges According to the Political Pedagogical Project of the Cleuzemi Pereira do Nascimento Silva School

Autores

  • Yara Silva da Costa Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Marluce Iraneide da Silva Faculdade Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Pedro Fernando dos Santos Faculdade Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3248

Palavras-chave:

Família, Escola, Relação, Aprendizagem, PPP

Resumo

Resumo: Esse trabalho tem por finalidade demostrar e analisar a importância da família no processo de aprendizagem do aluno, sendo assim, um dos principais motivos a serem alcançados é trazer a instituição família para esse ambiente escolar. O objetivo deste trabalho é compreender a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) em uma Gestão Democrática e Participativa. Visando ainda, destacar as práticas, valores e rotinas enfatizados no cotidiano escolar visando a realidade local que repercutem no espaço familiar. O estudo tem como base refletir a participação coletiva na construção do Projeto Político Pedagógico, entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo. O trabalho desenvolvido é de natureza qualitativa com adição do campo, que se deu dentro das atividades do Programa de Residência Pedagógica, Além de adotar para a sua realização, teorias como as de Veiga (1994), Garcêz (2012), Polonia e Dessen (2005), Garcia (2006), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) e leitura de artigos. Diante disso, foi possível compreender a importâncias da relação entre Família e Escola não somente na construção do PPP, mas também com alicerce na formação de cidadãos como meio de transformação no meio educacional.

Palavras-Chave: Família; Escola; Relação; Aprendizagem; PPP.

 

Abstract: This work aims to demonstrate and analyze the importance of the family in the student's learning process, thus, one of the main reasons to be achieved is to bring the family institution to this school environment. The objective of this work is to understand the construction of the Pedagogical Political Project (PPP) in a Democratic and Participatory Management. Also aiming to highlight the practices, values and routines emphasized in the daily school life, aiming at the local reality that affect the family space. The study is based on reflecting the collective participation in the construction of the Political Pedagogical Project, understood as the organization of the school's pedagogical work as a whole. The work developed is of a qualitative nature with the addition of the field, which took place within the activities of the Pedagogical Residency Program, in addition to adopting theories such as those of Veiga (1994), Garcêz (2012), Polonia and Dessen (2005), Garcia (2006), the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN 9394/96) and reading of articles. Therefore, it was possible to understand the importance of the relationship between Family and School not only in the construction of the PPP, but also based on the formation of citizens as a means of transformation in the educational environment.

Keywords: Family; School; Relationship; Learning; PPP.

 

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Biografia do Autor

Yara Silva da Costa, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

[1] Graduanda em Pedagogia. Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), Brasil. [email protected];

 

Marluce Iraneide da Silva, Faculdade Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

 

Pedro Fernando dos Santos, Faculdade Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-RN. Professor na Faculdade Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). Brasil. [email protected].

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Publicado

2021-10-31

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