Gestão Democrática: A importância da Democracia na busca por uma Educação melhor na Escola Pública / Democratic Management: The importance of Democracy in the search for better Education in Public Schools

Autores

  • Maria Natália Barboza Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC);
  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Fernanda Jaylane da Silva Viana Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3241

Resumo

Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de análise a Gestão Democrática na escola pública, buscando assim compreender como se dá esse processo. Toda escola é regida por um gestor, que ocupa um papel primordial no que tange a sua organização, principalmente na questão pedagógica. Todavia, o conceito de Gestão Democrática implica exatamente na divisão dessa responsabilidade entre todos os componentes do recinto escolar. Desta forma, a escolha deste tema para escrita do trabalho parte de observações feitas durante a Residência Pedagógica na escola Dr Severino Alves de Sá, tendo por objetivo analisar como se dá o processo de Gestão Democrática nas escolas e como essa forma de gestão implica em melhorias no ensino público. Entende-se por Gestão Democrática o ato de gerenciar uma escola através da participação de todos, evitando atribuir somente ao gestor a responsabilidade de nortear a instituição escolar, embora ele seja a figura de maior atuação, pois a ele cabe o gerenciamento da parta administrativa, financeira e pedagógica, além de ser um mediador na relação entre todos os membros da escola, a família e a comunidade geral. Dentro do ambiente escolar surge a necessidade de um documento que contenha os direitos e deveres de todos aqueles que compõem aquele espaço, devendo ser desenvolvido em conjunto com todos os envolvidos, ficando exposto em um lugar onde todos possam ter acesso. Esse documento é o Plano Político Pedagógico (PPP), que visa estabelecer as diretrizes que irão permear o ano letivo, e no contexto educacional. Assim, o presente estudo partiu do princípio disposto na legislação vigente, fundamentando-se através de ideias de diferentes estudiosos acerca do assunto, que defendem dentre outras coisas, sua aplicação como essencial para a melhoria do ensino nas escolas públicas. Para tanto, o aporte teórico adveio de Lima (2018), Paro (2006), Luck (2005, 2009), Gadotti (2004) e Souza (2018), dentre outros. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico. Assim, foi possível constatar que uma gestão democrática se faz através de ações que torne possível a divisão da responsabilidade do processo educativo entre o gestor e todos que compõe a escola, buscando assim uma educação de qualidade para todos, tendo como base o Art:206 e a LDB (Lei n. 9.394/96), além do Projeto Político Pedagógico, documento norteador das ações e decisões referente as instituições escolares.

 Palavras-chave: Escola Pública, Gestão Escolar, Projeto Político Pedagógico.

 

Abstract: This research has as its object of analysis the Democratic Management in public schools, seeking to understand how this process takes place. Every school is governed by a manager, who plays a key role in terms of its organization, especially in terms of teaching. However, the concept of Democratic Management implies exactly the division of this responsibility among all the components of the school premises. Thus, the choice of this theme for the writing of the work is based on observations made during the Pedagogical Residency at the Dr Severino Alves de Sá school, aiming to analyze how the process of Democratic Management in schools takes place and how this form of management implies improvements in public education. Democratic Management is understood as the act of managing a school through the participation of all, avoiding assigning only the manager the responsibility of guiding the school institution, although he is the most active figure, as he is responsible for managing the administrative part, financial and pedagogical, in addition to being a mediator in the relationship between all members of the school, the family and the general community. Within the school environment, there is a need for a document that contains the rights and duties of all those who make up that space, which should be developed together with everyone involved, being exposed in a place where everyone can have access. This document is the Pedagogical Political Plan (PPP), which aims to establish the guidelines that will permeate the school year, and in the educational context. Thus, the present study started from the principle established in the current legislation, based on ideas from different scholars on the subject, who defend, among other things, its application as essential for the improvement of teaching in public schools. Therefore, the theoretical support came from Lima (2018), Paro (2006), Luck (2005, 2009), Gadotti (2004) and Souza (2018), among others. Methodologically, the research is qualitative and bibliographical in nature. Thus, it was possible to see that democratic management is done through actions that make it possible to divide the responsibility of the educational process between the manager and everyone who makes up the school, thus seeking quality education for all, based on Art:206 and the LDB (Law No. 9,394/96), in addition to the Pedagogical Political Project, a document that guides actions and decisions regarding school institutions.

 Keywords: Public School, School Management, Pedagogical Political Project.

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Biografia do Autor

Maria Natália Barboza Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC);

[1]Aluna do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC); Email: [email protected];

Maria do Socorro Cordeiro de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

[2]Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil. Mestra pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil. E-mail: [email protected];

Fernanda Jaylane da Silva Viana, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

[3]Aluna do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC); Email: [email protected].


 

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Publicado

2021-10-31

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Artigos