Leitura e Escrita: Desafios e Possibilidades no Ensino Fundamental - anos iniciais / Reading and Writing: Challenges and Possibilities in Elementary School - Early Years

Autores

  • Bruna Hiasmim Pires de Sá Alencar Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC);
  • Aurenia Pereira de França Faculdade de Ciencias Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa Sousa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3237

Palavras-chave:

Ensino Fundamental - Anos iniciais, Leitura, Escrita, Linguagem.

Resumo

Resumo: O presente trabalho analisa os desafios e as possibilidades da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, como também destaca como desenvolver essas práticas numa concepção reflexiva por meio de suportes textuais adequados com a construção de sentidos. Para tanto, ao utilizar uma linguagem colaborativa na aprendizagem para uma compreensão crítica de mundo, deve-se conhecer e considerar métodos de leitura e escrita que possam facilitar a criatividade do indivíduo. Desse modo, faz-se necessário abordar a importância da leitura crítica para entender o mundo a nossa volta, no desejo de esclarecer o sentido das linguagens que nos cercam. Assim, concebe-se a linguagem como forma de interação e construção de sentido e defende-se a leitura e a escrita como práticas inerentes e substanciais para o processo de ensino-aprendizagem na escola, em especial nos anos iniciais. O aporte teórico para o desenvolvimento da pesquisa se ancora em estudos desenvolvodos por Solé (1998), Paulo Freire (1981, 1997, 1998 e 1996), Zabala (1998), Antunes (2009), Tiba (2012), Barbosa (2006), dentre outros. Este trabalho apresenta uma metodologia de caráter bibliográfico, descritivo, utilizando-se da abordagem de cunho qualitativo com o intuito de aprofundar os estudos da leitura e da escrita. Espera-se, dessa forma, contribuir para o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais, oferecendo alicerces para as aprendizagens significativas e, com isso, o domínio das inovações tecnológicas que o mundo das linguagens nos oferece.

 Palavras-Chave: Ensino Fundamental - Anos iniciais. Leitura. Escrita. Linguagem.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Hiasmim Pires de Sá Alencar, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC);

[1] Aluna do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC); Email: [email protected];

Aurenia Pereira de França, Faculdade de Ciencias Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

[2] Mestra em Ciência da Linguagem na UNICAP -PE, Especialista em Metodologia do Ensino e Especialista em Ciência da Educação Supervisão Pedagógica. Professsora da Faculdade de Ciencias Humanas do Sertão Central (FACHUSC); Email- [email protected];

Maria do Socorro Cordeiro de Sousa Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

[3] Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil. Mestra pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil. E-mail: [email protected].



Referências

ANTUNES, Irandé. Língua, Texto e Ensino. Outra Escola Possível. São Paulo: Ed. Parábola, 2009.

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. 23 Ed. São Paulo. Ed. Cortez, 1981.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: Em Três Artigos que Se Completam. 23ª Ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. Rio de Janeir: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Professora Sim, Tia Não: Cartas a Quem Ousa Ensinar. São Paulo. Ed. Olho d’água, 1997.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

TIBA, Içami. Pais e Educadores de Alta Performace. São Paulo: Integrante Editora, 2012.

ZABALA, Antonio. A Prática Educativa. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Artigos