Leitura e Escrita: Desafios e Possibilidades no Ensino Fundamental - anos iniciais / Reading and Writing: Challenges and Possibilities in Elementary School - Early Years
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3237Palavras-chave:
Ensino Fundamental - Anos iniciais, Leitura, Escrita, Linguagem.Resumo
Resumo: O presente trabalho analisa os desafios e as possibilidades da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, como também destaca como desenvolver essas práticas numa concepção reflexiva por meio de suportes textuais adequados com a construção de sentidos. Para tanto, ao utilizar uma linguagem colaborativa na aprendizagem para uma compreensão crítica de mundo, deve-se conhecer e considerar métodos de leitura e escrita que possam facilitar a criatividade do indivíduo. Desse modo, faz-se necessário abordar a importância da leitura crítica para entender o mundo a nossa volta, no desejo de esclarecer o sentido das linguagens que nos cercam. Assim, concebe-se a linguagem como forma de interação e construção de sentido e defende-se a leitura e a escrita como práticas inerentes e substanciais para o processo de ensino-aprendizagem na escola, em especial nos anos iniciais. O aporte teórico para o desenvolvimento da pesquisa se ancora em estudos desenvolvodos por Solé (1998), Paulo Freire (1981, 1997, 1998 e 1996), Zabala (1998), Antunes (2009), Tiba (2012), Barbosa (2006), dentre outros. Este trabalho apresenta uma metodologia de caráter bibliográfico, descritivo, utilizando-se da abordagem de cunho qualitativo com o intuito de aprofundar os estudos da leitura e da escrita. Espera-se, dessa forma, contribuir para o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais, oferecendo alicerces para as aprendizagens significativas e, com isso, o domínio das inovações tecnológicas que o mundo das linguagens nos oferece.
Palavras-Chave: Ensino Fundamental - Anos iniciais. Leitura. Escrita. Linguagem.
Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Língua, Texto e Ensino. Outra Escola Possível. São Paulo: Ed. Parábola, 2009.
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. São Paulo: Cortez, 2006.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. 23 Ed. São Paulo. Ed. Cortez, 1981.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: Em Três Artigos que Se Completam. 23ª Ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. Rio de Janeir: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Professora Sim, Tia Não: Cartas a Quem Ousa Ensinar. São Paulo. Ed. Olho d’água, 1997.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
TIBA, Içami. Pais e Educadores de Alta Performace. São Paulo: Integrante Editora, 2012.
ZABALA, Antonio. A Prática Educativa. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.