Aspectos Históricos da Educação Ambiental: do Global ao Local / Historical Aspects of Environmental Education: from Global to Local
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3236Resumo
Resumo: A educação ambiental nasce da emergência ecológica planetária, ou seja, do contexto da educação, como uma demanda de seu ambiente, visto que os recursos ambientais são finitos, limitados e estão intrinsecamente inter-relacionados. Podemos dizer que a história da Educação Ambiental está ligada ao movimento ambientalista, que surge discretamente no início do século XX, mas foi, a partir da segunda metade do século XX, após as décadas de 1940 e 1950, que foi sendo impulsionado por vários eventos, como o fim da Segunda Guerra Mundial e os diversos avanços tecnológicos. Este estudo discute aspectos históricos da Educação Ambiental com base em pesquisa bibliográfica sobre a temática. Concluiu-se que a educação para o desenvolvimento sustentável ainda representa um grande desafio, seja nacional, seja mundial. Políticas públicas que possam mitigar tais lacunas devem ser incentivadas e apoiadas, para que tenhamos m futuro com maior qualidade de vida para a humanidade.
Palavras-chave: Aspectos históricos; Educação Ambiental; Desenvolvimento sustentável.
Abstract: Environmental education is born from the planetary ecological emergency, that is, from the context of education, as a demand of its environment, since environmental resources are finite, limited and are intrinsically interrelated. We can say that the history of Environmental Education is linked to the environmental movement, which emerged discreetly at the beginning of the 20th century, but it was, from the second half of the 20th century, after the 1940s and 1950s, that it was driven by various events , such as the end of World War II and the various technological advances. This study discusses historical aspects of Environmental Education based on bibliographical research on the subject. It was concluded that education for sustainable development still represents a great challenge, whether national or global. Public policies that can mitigate these gaps must be encouraged and supported, so that we have a future with a better quality of life for humanity.
Keywords: Historical aspects; Environmental education; Sustainable development.
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