Aspectos Históricos da Educação Ambiental: do Global ao Local / Historical Aspects of Environmental Education: from Global to Local

Autores

  • Aldenir de Araujo Saraiva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Stephannie Bispo Buonaduce Faculdade Unibras Juazeiro da Bahia
  • Hesler Piedade Caffé Filho UNIBRAS Juazeiro
  • Denes Dantas Vieira Univasf

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3236

Resumo

 Resumo: A educação ambiental nasce da emergência ecológica planetária, ou seja, do contexto da educação, como uma demanda de seu ambiente, visto que os recursos ambientais são finitos, limitados e estão intrinsecamente inter-relacionados. Podemos dizer que a história da Educação Ambiental está ligada ao movimento ambientalista, que surge discretamente no início do século XX, mas foi, a partir da segunda metade do século XX, após as décadas de 1940 e 1950, que foi sendo impulsionado por vários eventos, como o fim da Segunda Guerra Mundial e os diversos avanços tecnológicos. Este estudo discute aspectos históricos da Educação Ambiental com base em pesquisa bibliográfica sobre a temática. Concluiu-se que a educação para o desenvolvimento sustentável ainda representa um grande desafio, seja nacional, seja mundial. Políticas públicas que possam mitigar tais lacunas devem ser incentivadas e apoiadas, para que tenhamos m futuro com maior qualidade de vida para a humanidade.

 Palavras-chave: Aspectos históricos; Educação Ambiental; Desenvolvimento sustentável.

 

 Abstract: Environmental education is born from the planetary ecological emergency, that is, from the context of education, as a demand of its environment, since environmental resources are finite, limited and are intrinsically interrelated.  We can say that the history of Environmental Education is linked to the environmental movement, which emerged discreetly at the beginning of the 20th century, but it was, from the second half of the 20th century, after the 1940s and 1950s, that it was driven by various events , such as the end of World War II and the various technological advances.  This study discusses historical aspects of Environmental Education based on bibliographical research on the subject.  It was concluded that education for sustainable development still represents a great challenge, whether national or global.  Public policies that can mitigate these gaps must be encouraged and supported, so that we have a future with a better quality of life for humanity.

  Keywords: Historical aspects;  Environmental education;  Sustainable development.

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Biografia do Autor

Aldenir de Araujo Saraiva, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

1 Graduada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri. Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri. Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Vale do Jaguaribe e Políticas Educativas e Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa-Portugal). Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Exu-Pernambuco. [email protected];

Stephannie Bispo Buonaduce, Faculdade Unibras Juazeiro da Bahia

2 Bacharel de Comunicação Social em Publicidade e Propaganda pela Faculdade São Francisco. Pós-Graduando MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela Faculdade Unibras Juazeiro. [email protected];

Hesler Piedade Caffé Filho, UNIBRAS Juazeiro

3 Administrador pela Estácio de Sá; MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia; Especialista em Marketing Institucional pela Faculdade São Francisco de Juazeiro; Mestre em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal do Vale do ao Francisco, UNIVASF. Professor - Pós Graduação em Educação Ambiental; Coordenador Acadêmico - Pós Graduação em Gestão Pública Municipal. UNIBRAS Juazeiro: Professor Graduação - Colegiado de Administração, [email protected];

Denes Dantas Vieira, Univasf

4 Graduado em Ciências Sociais com Bacharelado e Licenciatura em Sociologia, Mestre em Ciências Sociais, e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Atualmente é professor do Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco, onde também é membro do Programa de Pós-Graduação, Doutorado, em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Sociologia, e, Professor e Coordenador do Programa de Pós- Graduação em Extensão Rural/PPGExR - Univasf. [email protected].

 

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Publicado

2021-10-31

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Artigos