Uso de Metodologia Ativa no Ensino Remoto: Um Recurso para Melhorar o Aprendizado / The use of Active Methodologies in Remote Learning: A tool to improve Learning

Autores

  • Piedley Macedo Saraiva Centro Universitário Paraíso em Juazeiro do Norte-CE
  • José Rogério Lima de Brito UNIDERP Anhanguera Juazeiro-BA
  • Marcello de Barros Silva Torres UFPE
  • Hesler Piedade Caffé Filho UNIBRAS Juazeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3235

Palavras-chave:

Pscicopedago, Ensino online, Novas tendências

Resumo

Resumo: Com o surgimento da tecnologia educacional, as escolas adotaram métodos de ensino que divergem do ambiente típico de sala de aula. O ensino à distância está sendo usado em escala global e muitas instituições educacionais estão começando a implementar modelos de aprendizagem híbridos. Nesse sentido, essa pesquisa questionou quais os impactos do modelo de ensino híbrido no exercício das atividades do psicopedagogo. Diante disso, parte-se do pressuposto que o aprendizado híbrido é mais do que apenas colocar parte metade do currículo em uma sala de aula virtual. Este estudo tem como objetivo geral analisar verificar quais os impactos do modelo de ensino híbrido no exercício das atividades do psicopedagogo. Essa pesquisa se classifica como uma revisão de bibliográfica realizada de forma exploratória. Quanto a relevância acadêmica, esse estudo se faz justificável, visto que, a taxa de evasão escolar teve um crescimento no ano de 2021.

Palavras-chave: Pscicopedago; Ensino online; Novas tendências.

 

Abstract: With the rise of educational technologies, schools have adopted teaching methods that diverge from the typical classroom environment. Distance learning is being used on a global scale and many educational institutions are starting to implement hybrid learning models. In this sense, this research questioned the impacts of the hybrid teaching model in the exercise of the activities of the psychopedagogist. Therefore, it is assumed that hybrid learning is more than just putting half of the curriculum in a virtual classroom. This study aims to analyze the impact of the hybrid teaching model in the exercise of the activities of the psychopedagogist. This research is classified as a bibliographic review carried out in an exploratory manner. As for academic relevance, this study is justifiable, since the school dropout rate had an increase in the year 2021.

Keywords:  Psychopedagogy. Online teaching. New tendencies.


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Biografia do Autor

Piedley Macedo Saraiva, Centro Universitário Paraíso em Juazeiro do Norte-CE

1 Mestrando em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri, Mestrado profissional em Administração de Empresas pela Uniamericas com concentração em Gestão estratégica. Especialista em Competências Gerenciais pela FALS, em Formação de Professores do Ensino Superior pela Faculdade Católica do Cariri em Gestão estratégica pela Stella Maris (2014), MBA em Marketing digital pela Estácio de Sá, cursando Especialização em Metodologia de Gestão em EAD. Graduação em Administração de empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Analista de Mercado do Senai CFP WCC. Professor do Centro Universitário Paraíso em Juazeiro do Norte-CE. [email protected];

José Rogério Lima de Brito, UNIDERP Anhanguera Juazeiro-BA

2 Graduado em Administração de Empresas pela UNIDERP Anhanguera Juazeiro-BA. Pós-Graduando MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela Faculdade Unibras Juazeiro. [email protected];

Marcello de Barros Silva Torres, UFPE

3 Graduado em Ciências farmacêuticas (farmácia) pela UFPE. Pós-Graduando MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela Faculdade Unibras Juazeiro. [email protected];

Hesler Piedade Caffé Filho, UNIBRAS Juazeiro

4 Administrador pela Estácio de Sá (2005); MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia (2008); Especialista em Marketing Institucional pela Faculdade São Francisco de Juazeiro (2009); Mestre em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal do Vale do ao Francisco – UNIVASF.  Professor – Pós-Graduação em Educação Ambiental; Coordenador Acadêmico – Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal. UNIBRAS Juazeiro: Professor Graduação - Colegiado de Administração, Colegiado de Publicidade e Propaganda; Professor Pós-Graduação - MBA em Controladoria e Finanças; Coordenador Acadêmico - MBA em Gestão Logística. [email protected].

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Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Artigos