Perfil Metacognitivo de Estudantes Universitários e suas Estratégias de Autorregulação de Aprendizagem / Metacognitive Profile of University Students and its Learning Self-Regulation Strategies

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3233

Palavras-chave:

Autorregulação, Metacognição, Aprendizagem.

Resumo

Resumo: A autorregulação apresenta-se como um conceito extenso e vem sendo utilizado nos mais diferentes contextos e áreas de conhecimento. O estudo buscou averiguar a associação de atitudes de estudo e a utilização de estratégias de aprendizagem autorregulada por licenciandos dos cursos de Química e de Física. A amostra de 66 estudantes do Campus Petrolina do IF SertãoPE, foi analisado se o gênero e o curso podem ser associados à utilização de estratégias de aprendizado autorregulado. A pesquisa utilizou-se de questionários de escala nominal para descrição de atitudes de estudo autorreguladas e perfil socioeconômico dos voluntários. A análise dos dados ocorreu através de um software estatístico, com uso de testes descritivos e inferenciais. Os resultados apontaram correlações significativas entre memória e planejamento, controle e conhecimento processual, indicando associação linear entre as variáveis, significando que os estudantes demonstraram que fazem associação entre atitudes de estudo e a utilização de aprendizado autorregulado.

 

Abstract: Self-regulation is an extensive concept and has been used in different contexts and areas of knowledge. The study sought to investigate the association of study attitudes and the use of self-regulated learning strategies by undergraduates of Chemistry and Physics courses. The sample of 66 students from the Petrolina Campus of the IFSertãoPE was analyzed if gender and course could be associated with the use of self-regulated learning strategies. The research used nominal scale questionnaires to describe self-regulated study attitudes and socioeconomic profile of the volunteers. Data analysis was performed using statistical software, using descriptive and inferential tests. The results showed significant correlations between memory and planning, control and procedural knowledge, indicating a linear association between the variables, meaning that students demonstrated an association between study attitudes and the use of self-regulated learning.

 Keywords: Self-regulation; metacognition; learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF - SERTÃO - PE

Professora pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF - SERTÃO - PE Campus Petrolina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente, atuando nos seguintes temas: projetos didáticos, tecnologia e educação, métodos e técnicas de ensino, gestão escolar, autorregulação de aprendizagem e metacognição. Especialista em Metodologia da Pesquisa Científica (UPE), Psicopedagogia (IBPEX) e Direito Educacional (PUC Minas). Mestrado em Psicologia (UNIVASF). Doutoranda em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (UNIVASF. Pró-reitora de Ensino do  IFSertãoPE

Geida Maria Cavalcanti de sousa, Universidade Federal do vale do São Francisco

Possui graduação em Pedagogia - habilitação em Supervisão e Administração escolar pela Universidade de Pernambuco (1991), Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Pernambuco (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e doutorado em psicologia pela UFES (2012). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal do Vale do São Francisco, com experiência na área de Educação. Continua como professora permanente do Mestrado em Psicologia e em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido da Univasf. É editora da Revista de Educação do Vale do São Francisco (Revasf). Ministra aulas no ensino a distância. Interesse em pesquisa: estudos teórico-metodológicos do trabalho docente no espaço da sala de aula, abarcando as dimensões do processo ensino-aprendizagem, metodologias de ensino superior e formação docente; metacognição e autorregulação de aprendizagem. Orienta pesquisas e faz revisão ortográfica e gramatical de trabalhos acadêmicos

Referências

BASTOS, João Luiz Dornelles; DUQUIA, Rodrigo Pereira. Um dos delineamentos mais empregados em epidemiologia: estudo transversal. Scientia Medica, v. 17, n. 4, p. 229-232, 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br Acesso: em 01 jan.2021.

BORDALO, Alípio Augusto. Estudo transversal e/ou longitudinal. Revista Paraense de Medicina, v. 20, n. 4, p. 5, 2006.

CABRAL, Ana Paula; TAVARES, José. Leitura/compreensão, escrita e sucesso acadêmico: um estudo de diagnóstico em quatro universidades portuguesas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 2, 2005. Acesso em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-59072006000400001 Acesso em: 20 maio 2021.

DEMBO, Myron H. Learning to teach is not enough—Future teachers also need to learn how to learn. Teacher Education Quarterly, v. 28, n. 4, p. 23-35, 2001. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/23478314 Acesso em: 13 nov. 2020.

BORUCHOVITCH, Evely; COSTA, Elis Regina; NEVES, Edna Rosa Correia. Estratégias de aprendizagem: contribuições para a formação de professores nos cursos superiores. Questões do cotidiano universitário, p. 239-260, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/QPnVVrWVYBNzvvG8xG4Mt5c/?lang=pt Acesso em: 14 out. 2020.

.

BORUCHOVITCH, Evely; GANDA, Danielle R. Fostering self-regulated skills in an educational psychology course for Brazilian preservice teachers. Journal of Cognitive Education and Psychology, v. 12, n. 2, p. 157, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/QPnVVrWVYBNzvvG8xG4Mt5c/?format=pdf&lang=pt

Acesso em: 09 dez. 2020.

DAVIS, Claudia; NUNES, Marina MR; NUNES, Cesar AA. Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 205-230, 2005.

Disponível em:

https://www.scielo.br/j/cp/a/7wMdHKjvbtng6wMcBcqMbdC/?lang=pt&format=pdf. Acesso: 22 fev. 2021.

FLAVELL, John H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive–developmental inquiry. American psychologist, v. 34, n. 10, p. 906, 1979. Disponível em: https://content.apa.org/record/1980-09388-001 Acesso em: 17 nov. 2020.

JONES, Martin H.; ALEXANDER, Joyce M.; ESTELL, David B. Homophily among peer groups members’ perceived self-regulated learning. The Journal of Experimental Education, v. 78, n. 3, p. 378-394, 2010. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/27785571 Acesso em: 19 mar. 2021.

JOU, Graciela Inchausti de; SPERB, Tania Mara. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2006), p. 177-185., 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/sSCMC3HhLZ5vV3pSKM9ycqc/abstract/?lang=pt . Acesso em: 12 jan.2021.

KIM, Young Rae et al. Multiple levels of metacognition and their elicitation through complex problem-solving tasks. The Journal of Mathematical Behavior, v. 32, n. 3, p. 377-396, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/257239024_Multiple_levels_of_metacognition_and_their_elicitation_through_complex_problem-solving_tasks Acesso em: 12 jun.2021.

LEIDINGER, Manuela; PERELS, Franziska. Training self-regulated learning in the classroom: Development and evaluation of learning materials to train self-regulated learning during regular mathematics lessons at primary school. Education Research International, v. 2012, 2012. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/edri/2012/735790/ Acesso em: 13 jun.2021

LIMA FILHO, Raimundo Nonato; BRUNI, Adriano Leal. Metacognitive Awareness Inventory: Tradução e Validação a partir de uma Análise Fatorial Confirmatória. 2015.Lima Filho, R. N., & Bruni, A. L. (2015). Metacognition stimulates entrepreneur characteristics? an analysis in professionals of Administration. RACE-Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 14(2), 427-450. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/hFbP4Sr6WzmmLfjBm65znMj/?lang=pt Acesso: 12 jun.2021.

OLIVEIRA, J. B. A.; CHADWICK, C. Aprender e ensinar. São Paulo: Instituto Alfa Educativa, 2004.

PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. A formação de professores nas licenciaturas: Velhos problemas, novas questões. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, v. 9, p. 341-357, 1998. Disponível: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/FAEC-85MRY6 Acesso em 15 jun. 2021.

PINTRICH, P. The role of goal orientation in self-regulated learning. In: BOEKAERTS, M.;

PINTRICH, P. R.; ZEIDNER, M. (Eds.). Handbook of self-regulation. San Diego: AcademicPress, 2000. Cap. 14, p. 451-501. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780121098902500433 Acesso em: 17 maio 2021.

PRESSLEY, Michael; BORKWSKI, John G.; SCHNEIDER, Wolfgang. Good information processing: What it is and how education can promote it. International Journal of Educational Research, v. 13, n. 8, p. 857-867, 1989. Disponível: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0883035589900694 Acesso em: 15 jun. 2021.

POLYDORO, S. A. J.; AZZI, R. G. Auto-regulação: aspectos introdutórios. In: BANDURA, A.;AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre:Artmed, 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752009000200005 Acesso em: 08 jun. 2021.

PORONSKY, Cathlin B. Online faculty mentoring and transition balance in family nurse practitioner students. The University of Wisconsin-Milwaukee, 2011. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED549263 Acesso em: 01 jun.2021.

ROSÁRIO, Pedro. Estudar o estudar: As (Des) venturas do Testas. Porto: Porto Editora, 2004.

RIBEIRO, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/SvPsW9L8v4t7gmDXGHrdTPc/?format=pdf&lang=pt Acesso: 12 jun. 2021

RICHTER, T.; SCHMID, S. Epistemological beliefs and epistemic strategies in self-regulated

learning. Metacognition Learning, v. 5, p. 47-65, 2010 disponível em: https://www.researchgate.net/publication/225760674_Epistemological_beliefs_and_epistemic_strategies_in_self-regulated_learning Acesso: 22 jul.2021.

STERNBERG, R. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

VEIGA SIMÃO, Ana Margarida; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos. Cadernos de Educação, n. 45, p. 02-20, 2013. Disponívele em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/3814/3061 Acesso em: 21 jun. 2021.

WEINSTEIN, Claire Ellen; ACEE, Taylor W.; JUNG, JaeHak. Self‐regulation and learning strategies. New directions for teaching and learning, v. 2011, n. 126, p. 45-53, 2011. Disponível em: https://ssrlsite.files.wordpress.com/2018/02/weinstein-acee-jung-2011-self-reg-and-learning-strategies.pdf acesso: 13 jun. 2021.

ZIMMERMAN, B. J.; MARTINEZ-PONS, M. Development of a structured interview for

assessing student use of self-regulated learning strategies. American Educational Research

Journal, v. 23, p. 614-628, 1986. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/00028312023004614 Acesso em: 12 abr. 2021.

ZIMMERMAN, B. J. Developing self-fulfilling cycles of academic regulation: an analysis of exemplary instructional models. In: SCHUNK, D. H.; ZIMMERMAN, B. J. Self-regulated learning: from teaching to self-reflective practice. New York: Guilford Publications, 1998. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1998-07519-001 Acesso em: 23 maio 2021.

ZIMMERMAN, Barry J. Self-efficacy: An essential motive to learn. Contemporary educational psychology, v. 25, n. 1, p. 82-91, 2000. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0361476X99910160 Acesso em: 15 maio 2021.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Artigos