A Presença de um Núcleo de Atendimento Educacional e sua Contribuição para a Atenuação de Dificuldades de Leitura e Escrita / The Presence of an Educational Center and its Contribution to the Attenuation of Difficulties in Reading and Writing

Autores

  • Silas Baleeiro Borges UNINASSAU
  • Maria Antonieta Pereira Tigre Almeida Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3230

Palavras-chave:

Atendimento Educacional, Educação, Inclusão, Leitura/Escrita

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por finalidade a busca por estratégias que possam atenuar os déficits de leitura e escrita da rede municipal de educação no município de Aracatu – Bahia. Os objetivos da pesquisa são: Investigar as etapas de construção de um Núcleo de Atendimento Educacional Especializado no município de Aracatu – Ba; Identificar as práticas educativas de inclusão necessárias a um espaço escolar inclusivo; Analisar práticas positivas que poderão ser usadas para contribuir no bom desempenho em leitura e escrita. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo com levantamento de informações de professores e coordenadores que atuam nas escolas no ano de 2021, coletando informações e as transformando em dados qualitativos e quantitativos. Conclui-se que o núcleo será um suporte para que professores e famílias entendam como lidarem com situação de crianças com diagnósticos e a maneira como serão incluídas sob um novo olhar de um espaço escolar inclusivo.

 Palavras – chave: Atendimento Educacional; Educação; Inclusão; Leitura/Escrita.

 
Abstract: The purpose of this article is to search for strategies that can attenuate reading and writing deficits in the municipal education network in the city of Aracatu – Bahia. The research objectives are: To investigate the stages of construction of a Specialized Educational Service Center in the city of Aracatu – Ba; Identifying the educational practices of inclusion necessary for an inclusive school space; Analyze positive practices that can be used to contribute to good performance in reading and writing. The methodology used was field research with a survey of information from teachers and coordinators who work in schools in 2021, collecting information and transforming it into qualitative and quantitative data. It is concluded that the nucleus will be a support for teachers and families to understand how to deal with the situation of children with diagnoses and how they will be included under a new perspective of an inclusive school space.

Keywords: Educational Service; Education; Inclusion; Reading/Writing.


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Biografia do Autor

Silas Baleeiro Borges, UNINASSAU

[1]Graduando – discente do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Vitória da Conquista – Bahia, Brasil. E-mail: [email protected]

 

Maria Antonieta Pereira Tigre Almeida, Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)

[2]Professora – orientadora do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), mestra em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista – Bahia, Brasil.

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Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Artigos