A Eficácia do ECA e Sua Aplicação na Saúde Emocional e Psicológica de Crianças e Adolescentes / The Efficacy of ECA and Its Application in Emotional and Psychological Health of Children and Adolescents

Autores

  • Maria de Jesus Barros Nali Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Luiz Paulo Matias Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Marlei Lopes de Jesus Universidade Francis Xavier
  • Zolnei Vargas Ernesta de Córdova Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3226

Palavras-chave:

Psicologia, ECA, Direitos, Vulnerabilidade.

Resumo

Resumo: A presente artigo terá por escopo, em sua análise e objetivo, trazer uma breve reflexão acerca da “A eficácia do ECA e sua aplicação na saúde emocional e psicológica de crianças e adolescentes, buscando avaliar seus limites, alcances e possibilidades, bem como os principais fatores que tornam raras as experiências exitosas dessas medidas do ECA na consecução de seus objetivos proposto. Indagaremos a lei menino Bernardo, que diante da negligência, a situação, não exitosa, concluiu-se em um desfecho com reflexo negativo, resultando um grande impacto social. Não podemos deixar de destacar e rever os determinantes literários relacionados ao ECA no que tange a saúde emocional e psicológica do sujeito pesquisado. É sabido o reconhecimento das crianças e dos adolescentes como sujeitos de direitos protegidos pela lei. Destarte, a importância do ECA deriva exatamente disso: reafirmar a proteção de crianças e adolescentes que vivem em períodos de intenso desenvolvimento psicológico, físico, moral e social.  Para tanto, ao adentrarmos no tema em questão, precisamos compreender as fases do desenvolvimento humano. Por fim, resgatará em sua síntese, qual impacto dessas medidas promovidas pelo ECA na vida de crianças e adolescente em situação de negligência e vulnerabilidade emocional e psicológica, quando bem-sucedidas em suas avaliações e aplicabilidade.

 Palavras-chave: ECA; Saúde Emocional; Crianças; Adolescentes.

 

Abstract: The scope of this article, in its analysis and objective, will be to bring a brief reflection on "The effectiveness of ECA and its application in the emotional and psychological health of children and adolescents, seeking to assess its limits, scope and possibilities, as well as the main factors that make successful experiences of these ECA measures rare in achieving its proposed objectives. We will inquire about the Bernardo boy law, which, due to negligence, the situation, which was not successful, ended in an outcome with a negative impact, resulting in a great social impact. We cannot fail to highlight and review the literary determinants related to ECA regarding the emotional and psychological health of the researched subject. The recognition of children and adolescents as subjects of rights protected by law is well known. Thus, the importance of the ECA derives precisely from this: to reaffirm the protection of children and adolescents who live in periods of intense psychological, physical, moral and social development. Therefore, when we enter the subject in question, we need to understand the phases of human development. Finally, in its synthesis, it will recover the impact of these measures promoted by ECA in the lives of children and adolescents in situations of neglect and emotional and psychological vulnerability, when successful in their assessments and applicability.

 Keywords: ECA; Emotional Health; Kids; Teenagers.

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Biografia do Autor

Maria de Jesus Barros Nali, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

[1] Acadêmico de Psicologia e Graduada em Direito - Advogada.  Possui especialização em psicopedagogia, especialização em português e literatura brasileira e formação em Terapia de Família e de Casal. [email protected];

Luiz Paulo Matias, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

[2] Graduado em Filosofia, Língua portuguesa e Ciências Sociais.  Pós-graduado em Ciências da religião. Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. [email protected];

Marlei Lopes de Jesus, Universidade Francis Xavier

[3] Graduada em sociologia, pedagogia, licenciada em educação especial e bacharel em serviço social. Pós-graduação em psicologia da educação, educação especial, atendimento educacional especializado, pós-graduação em psicologia clínica e institucional. Mestre em educação, doutora em educação. E-mail: [email protected]

Zolnei Vargas Ernesta de Córdova, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

[4] Especialista em Gestão do Sistema Único de Assistência Social e Metodologia interdisciplinar do Ensino Superior. Psicólogo/coordenador do Programa Acolher - UNESC e Docente da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) pelo curso de Psicologia.  E-mail: [email protected]; [email protected];

 

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Publicado

2021-10-31

Edição

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Artigos