Proposta de Intervenção para Detecção Precoce do Transtorno do Espectro do Autismo / Proposed Intervention for Early Detection of Autism Spectrum Disorder

Autores

  • Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco Sampaio Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3198

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Educação em Saúde, Atenção Básica

Resumo

Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno complexo e geneticamente heterogêneo, trata-se de um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. O problema encontrado na Unidade Básica de Saúde em que atuo é a quantidade de crianças com diagnóstico tardio de autismo. Por este motivo, percebeu-se a necessidade de implantar métodos já orientados por pediatras e neuropediatras, para a percepção de crianças com possíveis sinais e sintomas do transtorno do espectro do autismo. Para resolução da problemática, faz necessário, que médicos e os profissionais de saúde conheçam a fundo os critérios clínicos do TEA e as formas de intervenção. Este projeto de intervenção tem como principal objetivo implantar um projeto de intervenção para detecção precoce no transtorno do espetro do autismo em uma unidade básica de saúde no município de Acopiara-Ce. Este projeto tem como metodologia um treinamento com os profissionais de saúde com base no manual de orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, neste documento contém informações pertinentes ao tema, como deve ser a detecção precoce, momentos de abordar a família e como proceder ao tratamento e encaminhamentos necessários. No mês de setembro de 2019, foi realizado um encontro com os profissionais enfermeiros e médicos das unidades básicas de saúde do município de Acopiara-Ce. Na ocasião repassamos o projeto de intervenção e detalhamos a relevância deste treinamento, como também a importância do diagnóstico precoce e tratamento/acompanhamento para as crianças diagnosticadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mitécia Raquel Rodrigues Castelo Branco Sampaio, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte.

1 Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte. Especialização em Autismo pela Faculdade de Tecnologia Icone. Especialização em Estratégia Saúde da Familia pela Faculdades Integradas de Cruzeiros.  Atualmente é Médica da Programa Nacional Mais Médicos em Acopiara-CE.

Referências

BRASIL. Linha de cuidado para a atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na rede de atenção psicossocial do Sistema Único De Saúde. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Brasília, 2015.

COUTINHO J. V. S. C. BOSSO R. M. V. AUTISMO E GENÉTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.8, n.1, Pub.4, Janeiro 2015.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Transtorno do Espectro do Autismo. Manual de Orientação Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento. Nº 05, Abril de 2019.

IFPB. Conhecendo o Transtorno do Espectro Autista. Cartilha institucional. João Pessoa - 2017

MELLO A. M. R. S. Autismo. Guia Prático 7° Edição. AMA - ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA. São Paulo, 2007.

MENDES K. D. S et al., Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2008 Out-Dez; 17(4): 758-64. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 10 mar. 2019.

NASCIMENTO M. A. et al., Autismo Infantil: Acolhimento e Tratamento pelo Sistema Único de Saúde. Centro Universitário de Volta Redonda/RJ, Brasil. 2018.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Relato de Experiência