O Impacto da Pandemia da COVID-19 no Cenário das Micro e Pequenas Empresas / The COVID-19 Pandemic impacts on the Micro and Small Business Scenario

Autores

  • Isabelle Kristine Batista Sales Centro Universitário Vale do Salgado
  • Maria Erilúcia Cruz Macêdo Secretaria de Desenvolvimento e Inovação da Cidade de Juazeiro do Norte-CE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3193

Palavras-chave:

Pandemia Covid-19, Mercado Econômico, Micro e Pequenas Empresas, Impacto Empresarial.

Resumo

Resumo: Não há dúvidas de que o ano de 2020 ficou marcado na história mundial pela pandemia da Covid-19, que trouxe grande impacto global. Diante deste cenário, em virtude do isolamento social, as micro e pequenas empresas acabam sendo as mais afetadas, visto que grande parte delas atua nos setores de comércio e serviço, além dos trabalhadores formais ou informais que estão incapacitados de exercer suas atividades.  Assim sendo, o presente trabalho busca compreender o impacto que a pandemia da Covid-19 tem no cenário das micro e pequenas empresas, através de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. É imprescindível que o governo brasileiro se posicione de modo a apoiar aos empresários, principalmente donos de micro e pequenas empresas, a fim de que seja possível se reerguer e retomar a economia. Em suma, a retomada da economia deve ocorrer em passos lentos, e demandará estratégias administrativas e políticas de incentivos para que os empresários consigam ganhar fôlego e manter as empresas. Conclui-se que a recuperação da economia não será rápida e nem fácil, e para que os trabalhadores se mantenham empregados, consigam novos postos de trabalho e assim possam gastar dinheiro para fazer a economia girar e aumentar o faturamento dos estabelecimentos é preciso focar em políticas de renda.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Kristine Batista Sales, Centro Universitário Vale do Salgado

Administradora, formada pela Universidade Estadual de Alagoas e concludente do curso de MBA em gestão, controladoria e auditoria pela Centro Universitário Vale do Salgado. Email: [email protected] ou [email protected].  

Maria Erilúcia Cruz Macêdo, Secretaria de Desenvolvimento e Inovação da Cidade de Juazeiro do Norte-CE

Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Paraíso do Ceará. Especialização em Docência do Ensino Superior. Mestranda em Gestão de Negócios Turísticos. Gestora de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação da
Cidade de Juazeiro do Norte-CE. [email protected]

Referências

AZEVEDO, Cristiano Oliveira; ODONE, Marcos Paulo; COELHO, Marcos Antônio Pereira. Estudo sobre a evolução do comércio eletrônico, suas formas de pagamentos digitais e suas preocupações quanto à segurança e a privacidade. XI EVIDOSOL e VIII Ciltec-Online, junho, 2014.

BARTIK, A.; BERTRAND, M.; CULLEN, Z. B.; GLAESER, E.; LUCA, M.; STANTON, C. T. How are small businesses adjusting to Covid-19? 2020.

BEJARANO, V. C. Elementos Essenciais à Implementação de Equipes: um estudo de caso da indústria de papel. 115f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UTFPR, Ponta Grossa, 2006.

COELHO, Daniela. Saúde Business: O impacto do coronavírus na produtividade das empresas. 2020.

FEHR, A. R.; PERLMAN, S. Coronaviruses: an overview of their replication and pathogenesis. In: Coronaviruses. Humana Press, New York, NY, 2015.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Disponível no endereço eletrônico: <https://portal.fiocruz.br/>. Acesso em: 07 Jul. 2021.

KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar o mercado. São Paulo: Ediouro, 2009.

LANA, R. M. et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 3, 2020.

LARSON, Barbara Z; VROMAN, Susan R; MAKARIUS, Erin E. Como gerenciar funcionários que acabaram de mudar para um regime remoto. Março de 2020.

LEMOS, F. GÓES, L. F. Avaliação do comportamento de consumidores no processo de decisão de compra no M-Commerce e no E-Commerce.

LIMA, D. L. F.; DIAS, A. A.; RABELO, R. S.; CRUZ, I. D.; COSTA, S.C.; NIGRI, F. M. N.; NERI, J. R. COVID-19 no Estado do Ceará: Comportamentos e crenças na chegada da pandemia. Cien Saude Colet 2020.

MARINO, Caroline. O trabalho depois do Coronavírus. Você S/A. Junho de 2020.

MORETTE, Fernando. Empresas se adaptam para contratar na pandemia. 2020.

NOGUEIRA, M. O.; SILVA, S. P.; CARVALHO, S. S. Socorro governamental às pequenas unidades produtivas frente à atual pandemia. Brasília, 2019.

NOVAES. V. E-commerce brasileiro tem alta de 26% no primeiro trimestre. In: Economia e Política/Portal Panrotas. 2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, OMS. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): situation report. 72 Geneva: WHO; 2020.

RATTEN, V. Coronavirus and international business: An entrepreneurial ecosystem perspective. Thunderbird International Business Review, 62(5), 629-634. 2020.

ROCHA, Willian Alessandro. Home office à luz da Lei n. 13.467/2017. 2019.

ROCHA, Cháris T. M, AMADOR, Fernanda S. O teletrabalho: conceituação e questões para análise. Cad, Ebape.BR, v.16, nº1, Rio de Janeiro, 2020.

SANTOS, Ester Amaral Cunha; PEREIRA, Juliane Abreu; CAVALCANTE, Karla Fernanda Ferreira; LIMA, Maria Rita da Silva. Home Office: Ferramenta para continuidade do trabalho em meio a pandemia COVID-19. Manaus, 2020.

SARRAF, T. Qual o melhor segmento para o e-commerce? E-commerce Brasil. 20 de ago. de 2019.

SATT, Gabriela P. Magalhães; CRISTELLO, Eduardo Mathias. Motivação Versus Produtividade: O impacto do fato motivação na produtividade das organizações. Anuário da Produção Cientifica dos Cursos de Pós-graduação. São Paulo, v. IV, n. 4, 2019.

SCHAUFELI, W.; VASQUEZ, A. C. Engajamento no trabalho. São Paulo: 2020.

SEBRAE. Impactos e tendências da COVID – 19 nos pequenos negócios. edição 3. 2020.

SEBRAE. O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios – 8ª edição. Disponível no endereço eletrônico: <https://fgvprojetos.fgv.br/artigos/o-impacto-da-pandemia-de-coronavirus-nos-pequenos-negocios-8a-edicao-do-sebrae-outubro-2020>. Acesso em: 08 Jul. 2021.

SILVA, R. R. da. Home officer: um surgimento bem-sucedido da profissão pósfordista, uma alternativa positiva para os centros urbanos. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v.1, n.1, p. 85-94, jan-jun, Paraná, 2019.

SIQUEIRA, Ethevaldo. Para compreender o mundo digital. Ed. Globo, 2008.

SOARES; Carlos H. Hentz; BATISTA, Lucas Pelegrinelli B.; Fernando, SCANDIUZZI. Comércio eletrônico: fatores que estimulam e desestimulam os consumidores. Rev. Científica Eletrônica UNISEB, Ribeirão Preto, v.5, n. 5, p.34-52, jan./jun. 2015.

TOBLER, Rodolpho; BITTERNCOURT, Viviane Seda. Blog do Ibre: Os impactos do Coronavírus nas empresas e nos consumidores. 2020.

TODOR, D. Blending traditional and digital marketing. Bulletin of the Transilvania University of Braşov, 2016.

VERGARA, S. C. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2000.

VIEIRA, L. Liderança em comunidades virtuais: o novo patamar do líder. Revista Brasileira de Administração, Brasília, v 49, p. 43, jun. 2012.

WILDER-SMITH, A.; CHIEW, C. J.; LEE, V. J. Can we contain the COVID-19 outbreak with the same measures as for SARS? The Lancet Infectious Diseases, v. 20, n. 5, 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Artigos