Análise de Lacunas Legais que colaboram substancialmente para continuidade da Prática de Corrupção na Administração Pública Brasileira, através de um olhar voltado para o Ensino / Analysis of Legal Gaps that substantially collaborate for the continuation of the practice of Corruption in Brazilian Public Administration, through a look at Education

Autores

  • Rogério Borba Zaminhan UNIESP.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3188

Palavras-chave:

Lacunas legais, corrupção, matriz curricular, ensino/educação

Resumo

Resumo: O presente artigo buscará analisar se os recorrentes casos de corrupção no setor público brasileiro possui vinculação direta ou indireta com a ausência de disciplinas especificas de direito público nas grades curriculares dos cursos superiores direto da grande maioria das universidades brasileiras. Desta forma, em consonância com Gil (2010) será realizada uma revisão bibliográfica nas Matrizes Curriculares, Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e nos Projetos Pedagógicos de Cursos, numa aproximação teórica com Bresser-Pereira (1998). Tendo ainda como referencial às obras de Macedo e Lopes (2010), Tomaz Tadeu da Silva (2010), (Moreira; Silva, 2002) e Santomé (1998). Além da revisão bibliográfica nos termos descritos por Gil (2010). O cerne deste artigo também irá se apropriar dos conceitos destacados por Yin (2010), postulando casos concretos da história brasileira numa vinculação dos estudos de casos. Durante a avaliação dos resultados encontrados nesta pesquisa, serão destacados os conceitos vislumbrados por Ausubel (1918-2008), num referencial teórico voltado ao ensino do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Borba Zaminhan, UNIESP.

[1] Possui bacharelado em Direito, curso realizado na Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas do Tocantins FIESC/UNIESP. Especialista em Direito Público com Ênfase em Direito Administrativo, Constitucional e Tributário, Especialista em Direito Processual e Direito Cível, Mestrando em Ensino pela Universidade Vale do Taquari - Univates e Doutorando em Direito Constitucional na UBA. Foi membro da UEL - Unidade de Execução Local do PROMOEX no departamento de Assessoria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Organizacional do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. Foi também, Secretário Municipal de Saúde da Cidade de Guaraí/TO, e, atualmente é Diretor Geral do Grupo Atual Laboratório de Análises Clínicas

Referências

SANTOMÉ, J. T. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Artes Médicas Sul Ltda: Porto Alegre, 1998.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos (1996). “Da Administração Pública Burocrática à Gerencial”. Revista do Serviço Público, 47(1) janeiro 1996:7-40. Em: http://www.bresserpereira.org.br/papers/1996/95.AdmPublicaBurocraticaAGerencial.

LOPES, Alice C. Teorias Pós Críticas, Política e Currículo. Educação, Sociedade e Culturas, [S.l.], n. 39, p.7-23, 2013.

LOPES, Alice C.; MACEDO, Elisabeth. Currículo: Debates contemporâneos. 3 ed. São Paulo: Editoras Cortez, 2017.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v.9, n.2. 2003.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Artigos