Contribuições da Pós-Graduação Latu Sensu em Docência do Ensino Superior para a Formação Docente do Bacharel em Ciências Contábeis / Contributions of the Latu Sensu Post-Graduate Course in Higher Education Teaching to the Teaching Formation of the Bachelor of Accounting Sciences

Autores

  • Rodrigo de Souza Lacerda Centro Universitário Internacional.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3187

Palavras-chave:

Professor de Contabilidade, Docência do Ensino Superior, Formação Pedagógica

Resumo

Resumo: Dentro do exercício da docência, é exigido do professor algumas qualificações, e, especificamente no ensino superior, é possível observar a valorização das qualificações acadêmicas, pesquisas e títulos, em detrimento das qualificações pedagógicas. Sabe-se que os cursos de bacharelado não capacitam os formandos para atuarem como docentes universitários, onde estes, caso queiram atuar como professores a nível superior, deverão buscar qualificações específicas. É nesse contexto que o presente artigo científico enseja analisar as principais contribuições para a formação pedagógica do professor de contabilidade através da especialização lato sensu em Docência do Ensino Superior. Para isso, fez-se necessário abordar primeiramente acerca do ensino superior da contabilidade no Brasil, apresentando as principais áreas de atuação do bacharel em contabilidade e por fim, explanar sobre as contribuições da pós-graduação para a formação docente. Sendo assim, a metodologia utilizada pautou-se de uma pesquisa bibliográfica, onde foram utilizados livros de autores renomados sobre a temática abordada, a legislação própria e materiais disponibilizados em meios eletrônicos. Foi possível compreender que os docentes possuem uma visão positiva acerca da especialização em Docência do Ensino Superior devido aos pontos positivos proporcionados por essa formação. As principais contribuições trazidas estão relacionadas ao conhecimento pedagógico, interpessoal e relacional. Diante disso, ensinar de fato, é uma arte, e precisa continuamente ser aperfeiçoada a através de uma postura crítica e reflexiva da práxis, pois a reflexão é uma valiosa ferramenta que contribui para o auto desenvolvimento e transformação.

 




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Biografia do Autor

Rodrigo de Souza Lacerda, Centro Universitário Internacional.

1 Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina.  Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Piauí. Pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Pitágoras Unopar e Gestão em Organizações do Terceiro Setor e Projetos Sociais também pela Universidade Pitágoras Unopar, em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina e MBA em Gestão Financeira e Controladoria (em andamento) pelo Centro Universitário Internacional. Contador. [email protected].

 

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Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Artigos