O Programa Bolsa Família e seus Impactos na Qualidade da Educação e da Inclusão Social / The Family Grant Program and its Impacts on the Quality of Education and Social Inclusion

Autores

  • Julyane Christiny Matias Patrício dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José de Lima Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Gelsomina Maria Bignetti Veloso Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Wellita Bezerra dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Sílvia Letícia da Silva Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3173

Palavras-chave:

Programa Bolsa Família, Transferência de Renda, Educação. Escola pública

Resumo

Resumo: Os programas de transferência de renda foram elaborados em um momento histórico cuja conjuntura socioeconômica estava marcada pelo grande crescimento do desemprego e pela queda da renda oriunda do trabalho, o aumento da pobreza e da desigualdade social. Dentre eles está o Programa Bolsa Família articulando a transferência de renda a implementação de programas complementares, a fim de promover o desenvolvimento de capital humano e a autonomia dos beneficiários. A presente pesquisa tem como objetivo analisar os impactos do Programa Bolsa Família e a política de educação. A pesquisa é de abordagem qualitativa e descritiva em relação aos objetivos. Referente aos procedimentos, o estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica e documental. Foi realizada uma revisão de literatura na base de dados Periódicos Capes e considerado o período de 4 anos ( 2016-2019).. A partir da realização da pesquisa foi possível concluir que os programas de transferência de renda existentes no Brasil, possibilitam uma maior capilaridade com outros programas relacionados à educação e permitem à educação exercer seu papel de agente de transformação e mobilidade social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julyane Christiny Matias Patrício dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

1 Especialista em Gestão Pública -UFRPE/Unidade Acadêmica de Educação a Distância      e          Tecnologia -Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE – [email protected];

José de Lima Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

2 Professor Titular da área de Administração Aplicada, Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE; [email protected];

Gelsomina Maria Bignetti Veloso, Universidade Federal Rural de Pernambuco

3 Mestre em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância – PPGTEG - Unidade Acadêmica de Educação a Distância      e          Tecnologia - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE - [email protected];


Maria Wellita Bezerra dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

4 Mestranda em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância – PPGTEG - Unidade Acadêmica de Educação a Distância      e          Tecnologia -  Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE - [email protected];




Sílvia Letícia da Silva Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco


5 Mestranda em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância – PPGTEG - Unidade Acadêmica de Educação a Distância      e          Tecnologia -  Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE -  [email protected].

Referências

BICHIR, Renata Mirandola. O Bolsa Família na berlinda? Os desafios atuais dos programas de transferência de renda. Novos estud. - CEBRAP [online]. 2010, n.87, pp.115-129. ISSN 0101-3300. <http://doi.org/10.1590/S0101-33002010000200007>Acesso em 24fev. 2020.

BRASIL.Decreto n. 5.209, de 17 de setembro de 2004. Regulamenta a Lei n. 10.836, de 09 de janeiro de 2004, que cria o Programa Bolsa Família, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília 20 de setembro de 2004.

CASTRO, J. A. de; MODESTO, L. Bolsa Família 2003-2010: avanços e desafios. Brasília: Ipea, 2010. v. 1. p. 1-336. Disponível em: Acesso em: 10 mar. 2020.

CHAUÍ; M.S. Escritos sobre a Universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

COSTA; M.M.M.; LOBO; T.A. O Programa Bolsa família: origem deste modelo, formas de implementação e desafios contemporâneos. In: XI Seminário Internacional de Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea, santa cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, 07 a 09 de maio de 2014.

FREITAS, S.R. Programa Bolsa Família e condicionalidade educação: primeiras aproximações. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPED, 11, 2016, Curitiba. Anais ... Curitiba: ANPED SUL, 2016, p. 1-14.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas; 2002.<http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/os-programas-transferencia-renda-no-brasil> Acesso em 28mar. 2020

MAIOR, A. S. Trajetória da Transferência de Renda: considerações sobre o Programa Bolsa Família e Panorama atual na América Latina. 2010. p. 1-17. Acesso em: 14 mar 2020.

MARCHESINI; L. Benefícios do Bolsa Família sustentam 21% da população do país. Valor Econômico (Online). Publicado em 05 de fevereiro de 2018. Disponível em: <http://www.valor.com.br/brasil/5306087/beneficios-do-bolsa-familia-sustentam-21-da-população-do-pais> Acesso em 12jan. 2020.

MDS. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2014. Bolsa Família. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/bolsafamilia> Acesso em 27 dez.2019.

ORTIZA; L.R.A.;CAMARGO; R.A.L. Breve Histórico e Dados para Análise do Programa Bolsa Família. In: II Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, França, São Paulo, Brasil, 20 a 22 de setembro de 2016.

SILVA, Maria Ozanira da Silva e; YAZBEK, Maria Carmelita; DI GIOVANNI, Geraldo. A Política Brasileira no Século XXI: a prevalência dos programas de transferência de renda. São Paulo: Cortez, 2004.

SOARES; L.A.S. Transferência de renda: modalidades e finalidades. In: 13º BIEN Congress, São Paulo, brasil, de 30 de junho a 2 de julho de 2010.

WORLD WITHOUT POVERTY, Como são Definidos os Benefícios que Compõem o Programa Bolsa Família. julho, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/yuria/OneDrive/Ambiente%20de%20Trabalho/LIMA/w.pdf. Acesso em 30 de Julho de 2021.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Artigos