O Papel das Universidades na Construcão de um Modelo Educacional Pós- Pandemia / The Role of Universities in Building Post-Pandemic Educational Model

Autores

  • Rafael de Oliveira Ribeiro Universidade Regional do Cariri
  • Felipe Neris Torres de Sousa Faculdade Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3172

Palavras-chave:

COVID 19, Educação, Universidade

Resumo

Resumo: Com o surgimento da Covid 19 e o rápido contágio pelo mundo todo, muitos foram os problemas e os desafios que surgiram a partir de então. Com a Educação, os impactos foram sentidos imediatamente e a necessidade de se reinventar os modelos educacionais para que pudessem ser dados aos alunos as condições mínimas de ensino sem que os impactos fossem ainda maiores do que já estavam sendo. Daí em diante, muito se teve que aprender e se adaptar, mais já se está conseguindo superar essa fase. Agora, se faz necessário pensar em um modelo de educação que se adapte as necessidades dessa sociedade que sairá da pandemia com uma visão diferente da educação da que tinha anteriormente. Assim, temos como objetivos desse estudo a COVID 19 e seus efeitos, de maneira a inserir no ambiente educacional e demonstrando o porquê que as Universidades são o ambiente capaz de conduzir e construir o modelo ideal de educação no pós-pandemia o qual vá de encontro com as necessidades do momento.

 




Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Oliveira Ribeiro, Universidade Regional do Cariri

1]Autor, Graduado em Administração pela UFC, Pós Graduação em Gestão Financeira e Consultoria Empresarial pela URCA. E-mail [email protected]

Felipe Neris Torres de Sousa, Faculdade Vale do Salgado

[2] Professor Orientador, Graduado em Administração, pós Graduação em Gestão de Marketing e Recursos Humanos. MBA executivo em Gestão Pública. E-mail [email protected]

 




Referências

AQUINO, E., SILVEIRA, I. H., PESCARINI, J., AQUINO, R., & SOUZA-FILHO, J. A. (2020). Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: Potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc. Saúde Coletiva. Disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/medidas-de-distanciamento-social-nocontrole-da-pandemia-de-covid19-potenciais-impactos-e-desafios-no-brasil/17550 Acesso em 20 de Jun. 2021

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CP Nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União , Brasília, DF, 1 jun. 2020.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência. Protocolo de manejo clínico da Covid-19 na Atenção Especializada [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência. – 1. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2020.

CIFUENTES-FAURA, J. Consecuencias en los niños del cierre de escuelas por Covid– 19: el papel del gobierno, profesores y padres. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, Madrid, v. 9, n. 3e, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12216/12089 Acesso 4 jun. 2020

DOU. Diário Oficial da União do Brasil. (2020). Portaria No 340, de 30 de março de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-340-de-30-de-marco-de2020-250405535 acesso em 10 de Jun. 2020

PALÚ. Janete, SCHÜTZ. Jenerton Arlan, MAYER Leandro. Desafios da educação em tempos de pandemia: Cruz Alta: Ilustração, 2020.

KRAEMER, M. E. P. Avaliação da aprendizagem como construção do saber. V Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria em America del Sur, 2005. Disponível:<https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/96974/Maria%20Elizabeth%20Kraemer%20%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20da%20aprendizagem%20como%20con.pdf?sequence=3&isAllowed=y.> Acesso em: 11 de julho. 2021.

LIMA, D. S., ALBERTO, J., LEITE, D., VINICIUS, M., ARAÚJO, S., AGUIAR, A. F., FARIAS, E., XAVIER, F., MAIA, F., CASTRO, M. D. V., DINIZ, A. G., CESAR, G., BORGES, D. O., AUGUSTO, M., & RIBEIRO, F. (2020). Recommendations for emergency surgery during the COVID-19 pandemic. CJMB, 8(1), 1–3. [s.l]

KRAEMER, M. U. G., YANG, C.-H., GUTIERREZ, B., WU, C.-H., KLEIN, B., PIGOTT, D. M., PLESSIS, L.D., FARIA, N. R., LI, R., HANAGE, W. P., BROWNSTEIN, J. S., LAYAN, M., VESPIGNANI, A., TIAN, H., DYE, C., PYBUS, O. G., & SCARPINO, S. V. (2020). The effect of human mobility and control measures on the COVID-19 epidemic in China. Science, 1(1), 1–10. (2020).

MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 37, e200067, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982–0275202037e200067 acesso em 10 de JUN. 2020

BRASIL, Ministério da Saúde do Brasil. (2020). Influência da COVID-19 na Saúde Mental de Profissionais de Saúde Survey. Secretaria de Gestão Do Trabalho e Da Educação Em Saúde (SGTES) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Disponível em: https://pt.surveymonkey.com/r/Covid-19_SaudeMental_SGTES acesso em 18 de Jun. 2021

OLIVEIRA, L. D. (2020). Espaço e Economia: Novos Caminhos, Novas Tensões. Espaço e Economia, 1(17), 1–13. Disponível em https://doi.org/10.4000/espacoeconomia.93 acesso em 18 de Jun. 2021

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Covid-19. 2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19 acesso 06 de Jun. 2021

OPS/OMS, Organização Pan-Americana da Saúde, Unidade de Saúde Mental e Uso de Substâncias. (2016). Protección de la salud mental y atención psicosocial en situaciones de epidemias. Disponível em: https://www.paho.org/disasters/index.php?option=com_docman&view=download&categ ory_slug=informes-tecnicos&alias=2539-proteccion-salud-mental-atencion-psicosocialsituaciones-epidemias-2016-539&Itemid=1179&lang acesso em 18 de Jun. 2021

REIS-FILHO, J. A., & QUINTO, D. (2020). COVID-19, social isolation, artisanal fishery and food security: How these issues are related and how important is the sovereignty of fishing workers in the face of the dystopian scenario. SciELO Preprints, 1–26. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SCIELOPREPRINTS.54 acesso em 18 de Jun. 2021

SCHMIDT, B., CREPALDI, M. A., BOLZE, S. D. A., NEIVA-SILVA, L., & DEMENECH, L. M. (2020). Impactos na Saúde Mental e Intervenções Psicológicas Diante da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). SciELO Preprints, 1(1), 1–26. Disponivel em : https://doi.org/10.1590/SCIELOPREPRINTS.58 acesso em 18 de Jun. 2021

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifica. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, Simone de; FRANCO, Valdeni S.; COSTA, Maria Luisa F.. Educação a distância na ótica discente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 99-114, mar. 2016.

UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/comissao–futuros–da–educacao–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das Acesso em: 4 jun. 2020.

WHO, World Health Organization. (2018, March 30). Mental health: strengthening our response. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mentalhealth-strengthening-our-response acesso em 18 de Jun. 2021

WHO, World Health Organization. (2020). Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/331490/WHO-2019-nCoVMentalHealth-2020.1-eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y acesso em 18 de Jun. 2021

WHO, World Health Organization. (2020). (COVID-19) situation reports - 115. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200514-covid19-sitrep-115.pdf?sfvrsn=3fce8d3c_6 acesso em 18 de Jun. 2021

WILDER-SMITH, A., & FREEDMAN, D. O. (2020). Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. J. Travel Med, 27(2), 1–4. Disponível em: https://academic.oup.com/jtm/article/27/2/taaa020/5735321 acesso em 18 de Jun. de 2021.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Artigos