Impactos das Condições de Trabalho na Saúde dos Professores em uma Escola Pública de Paranaíta - MT / Impacts of Working Conditions on Teachers' Health in a Public School in Paranaíta - MT

Autores

  • Alice Brito de Souza Faculdade de Alta Floresta (FAF).
  • Marilaine de Castro Pereira Marques Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF)
  • Eunice Brito de Souza Faculdade de Alta Floresta (FAF)
  • Sidney da Silva Chaves Faculdade de Direito de Alta Floresta
  • Aparecida Pacheco Gabriel Faculdade de Alta Floresta (FAF)
  • Marlize Reffatti Zinelli Vizzer Centro Universitário do Vale do Taquari - Univates.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3166

Palavras-chave:

Mal-estar docente, Saúde, Valorização profissional

Resumo

Resumo: O mal-estar docente é caracterizado pelo adoecimento de professores, como resultado do caráter negativo de elementos que afetam suas personalidades no ambiente de trabalho. A presente investigação teve por objetivo geral pesquisar como os professores do 6° ao 9° ano de uma Escola Pública no município de Paranaíta, estado de Mato Grosso, concebem suas condições de trabalho e o impacto destas na própria saúde. Desenvolveu-se a pesquisa no período de fevereiro a novembro de 2018. Utilizou-se os métodos indutivo, descritivo e de campo, sendo a coleta de dados realizada por questionário. Todos os professores abordados afirmaram que a formação continuada da escola era de relevância e um deles destacou que esta não contempla questões correlatas aos anos finais do Ensino Fundamental.  Dois dos pesquisados declararam que choram muito e que se medicam para continuarem trabalhando. Três dos pesquisados sabiam o que é mal-estar docente e o associou a sintomas manifestados na saúde de ambos, tais como limitações da voz, dores de cabeça, ansiedade e depressão. Uma gestão democrática, solidária e sensível gerencia conflitos e percebe quando os professores estão precisando de apoio pedagógico e ajuda médica, de forma a diminuir as pressões no ambiente de trabalho. Os resultados dessa pesquisa poderão ser de relevância para fortalecer o movimento de alerta sobre o mal-estar docente, uma síndrome que acarreta prejuízos aos docentes, alunos, ao sistema de ensino e a sociedade.

 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Brito de Souza, Faculdade de Alta Floresta (FAF).

[1] Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Alta Floresta (FAF). E-mail: [email protected];

Marilaine de Castro Pereira Marques, Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF)

[2] Licenciada em Ciências Biológicas; Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT; Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES); Professora da Faculdade de Alta Floresta (FAF) e da Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF); Professora da Escola Estadual Dom Bosco e Escola Estadual Militar do Corpo de Bombeiro Dom Pedro II, Alta Floretas-MT.  E-mail: [email protected];

Eunice Brito de Souza, Faculdade de Alta Floresta (FAF)

[3] Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Alta Floresta (FAF). E-mail: [email protected];

Sidney da Silva Chaves, Faculdade de Direito de Alta Floresta

[4] Graduado em Letras e em História; Mestrando em Ciências da Educação; Professor da Faculdade de Alta Floresta  (FAF) e da Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF); Professor Efetivo da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso (SEDUC-MT). E-mail: [email protected];

Aparecida Pacheco Gabriel, Faculdade de Alta Floresta (FAF)

[5] Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama (1989). Bacharel em Direito pela FADAF; Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES); Professora da Faculdade de Alta Floresta (FAF) e da Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF);

Marlize Reffatti Zinelli Vizzer, Centro Universitário do Vale do Taquari - Univates.

[6] Graduada em Engenharia Florestal. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) no Centro Universitário do Vale do Taquari - Univates.


Referências

CODO, Wanderley. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

CRESWELL, J. W. Projetos de Pesquisa: Métodos Qualitativos, Quantitativos e Mistos. Tradução Magda Lopes. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ESTEVE José M. O mal-estar docente: a sala de aula e saúde dos professores. Bauru: Educs, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

Gil, Antônio Carlos, 1946 – Como elaborar projetos de pesquisa/ Antônio Carlos Gil. – 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

JESUS, Saul N. et al. Avaliação da motivação e do bem/mal-estar dos professores: estudo comparativo entre Brasil e Portugal. Amazônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação, v.VII, p. 07- 18, 2011.

______. Perspectivas para o bem-estar docente. Porto: ASA Editores, 2002.

Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica/ Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. – 7. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

LIMA, I. C. dos S; CARVALHO, M. V. C. Os significados e os sentidos do mal-estar docente na voz de uma professora de início de carreira. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 16, n. 2, p. 295-312, 2013. Disponível em: Acesso em: 13 mar. 2017.

LIPP, Marilda Novaes (org.). O stress do professor. Campinas, SP: Papirus, 2002.

ROCHA, V. M. da; FERNANDES, M. H. Qualidade de vida de professores do ensino fundamental: uma perspectiva para a promoção da saúde do trabalhador. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, n. 57, v.1, p. 23-27, 2008. Disponível em: Acesso em: 09 mar. 2017.

SCHWARTZMAN, Simon; BROCK, Colin (org.). Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Artigos