Construção da Escrita na Perspectiva do Estudante Protagonista / Construction of Writing from the Perspective of the Protagonist Student
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3165Palavras-chave:
Educação Infantil, Construção da escrita, Estudante protagonista.Resumo
Resumo: Alfabetizar é mais que traçar letras, é um processo de construção sociocultural da criança, que ocorre de forma gradativa, de acordo com as condições pedagógicas ofertadas e o estágio de desenvolvimento em que se encontram. O objetivo geral da presente pesquisa foi apresentar alternativas pedagógicas, que podem favorecer a aprendizagem da criança na constituição da linguagem escrita na educação infantil. Os objetivos específicos foram: a) abordar a importância da Educação Infantil no que se refere a aprendizagem da escrita; b) apresentar o processo de construção da escrita pela criança; c) discorrer sobre alternativas pedagógicas de construção da escrita na Educação Infantil, nas quais os estudantes sejam protagonistas. A pesquisa foi realizada sob os métodos indutivo, bibliográfico e descritivo, no período de março a setembro de 2020. No processo de construção da escrita, os professores precisam valorizar o que as crianças possuem em cada fase da vida, ou seja, sua leitura de mundo; utilizar metodologias ativas, materiais concretos, contextualizar os objetos do conhecimento para tornar as aulas significativas; levar em conta aspectos afetivos, cognitivos e sociais, envolvidos na aprendizagem da escrita e propor atividades que estimulas o pensar e à geração de habilidades essenciais para formação integral. Contar história a uma criança, ou ainda ouvi-la recontar a história ouvida e ser professor escriba, são estratégias para colocar as crianças em contato com o mundo da leitura e da escrita. Não existe um receituário de práticas infalíveis, mas há princípios norteadores para se auxiliar os professores em suas escolhas metodológicas.
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