Construção da Escrita na Perspectiva do Estudante Protagonista / Construction of Writing from the Perspective of the Protagonist Student

Autores

  • Alice Brito de Souza Faculdade de Alta Floresta (FAF)
  • Marilaine de Castro Pereira Marques Escola Estadual Militar do Corpo de Bombeiro Dom Pedro II de Alta Floresta - MT
  • Eunice Brito de Souza Faculdade de Alta Floresta (FAF)
  • Aparecida Pacheco Gabriel Faculdade de Alta Floresta (FAF)
  • Sidney da Silva Chaves Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF)
  • Marlize Reffatti Zinelli Vizzer Centro Universitário do Vale do Taquari - Univates.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3165

Palavras-chave:

Educação Infantil, Construção da escrita, Estudante protagonista.

Resumo

Resumo: Alfabetizar é mais que traçar letras, é um processo de construção sociocultural da criança, que ocorre de forma gradativa, de acordo com as condições pedagógicas ofertadas e o estágio de desenvolvimento em que se encontram. O objetivo geral da presente pesquisa foi apresentar alternativas pedagógicas, que podem favorecer a aprendizagem da criança na constituição da linguagem escrita na educação infantil.  Os objetivos específicos foram: a) abordar a importância da Educação Infantil no que se refere a aprendizagem da escrita; b) apresentar o processo de construção da escrita pela criança; c) discorrer sobre alternativas pedagógicas de construção da escrita na Educação Infantil, nas quais os estudantes sejam protagonistas. A pesquisa foi realizada sob os métodos indutivo, bibliográfico e descritivo, no período de março a setembro de 2020.  No processo de construção da escrita, os professores precisam valorizar o que as crianças possuem em cada fase da vida, ou seja, sua leitura de mundo; utilizar metodologias ativas, materiais concretos, contextualizar os objetos do conhecimento para tornar as aulas significativas; levar em conta aspectos afetivos, cognitivos e sociais, envolvidos na aprendizagem da escrita e propor atividades que estimulas o pensar e à geração de habilidades essenciais para formação integral. Contar história a uma criança, ou ainda ouvi-la recontar a história ouvida e ser professor escriba, são estratégias para colocar as crianças em contato com o mundo da leitura e da escrita. Não existe um receituário de práticas infalíveis, mas há princípios norteadores para se auxiliar os professores em suas escolhas metodológicas.

 

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Biografia do Autor

Alice Brito de Souza, Faculdade de Alta Floresta (FAF)

[1] Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Alta Floresta (FAF); E-mail: [email protected];                               

Marilaine de Castro Pereira Marques, Escola Estadual Militar do Corpo de Bombeiro Dom Pedro II de Alta Floresta - MT

[2] Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Doutoranda no Programa Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), no Centro Universitário do Vale do Taquari - Univates. Pesquisadora do grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami/CNPq/Univates). Professora da Escola Estadual Dom Bosco de Alta Floresta - MT; Professora da Escola Estadual Militar do Corpo de Bombeiro Dom Pedro II de Alta Floresta - MT; Professora da Faculdade de Alta Floresta; E-mail: [email protected];

Eunice Brito de Souza, Faculdade de Alta Floresta (FAF)

[3] Graduada em Pedagogia da Faculdade de Alta Floresta (FAF); E-mail:  [email protected];

Aparecida Pacheco Gabriel, Faculdade de Alta Floresta (FAF)

[4] Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama (1989).; Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF); Mestre em Ensino pela  Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES); Professora da Faculdade de Alta Floresta (FAF) e da Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF).

[

Sidney da Silva Chaves, Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF)

5]Graduado em Letras e em História; Mestrando em Ciências da Educação; Professor da Faculdade de Alta Floresta (FAF) e da Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF); Professor Efetivo da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso (SEDUC-MT).

Marlize Reffatti Zinelli Vizzer, Centro Universitário do Vale do Taquari - Univates.

[6] Graduada em Engenharia Florestal. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) no Centro Universitário do Vale do Taquari - Univates.



 



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Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Artigos