O Processo de Inclusão de Crianças Autistas na Rede Regular de Ensino: Um Olhar Docente / The Process of Including Autistic Children in the Regular Education Network: A Teacher's View

Autores

  • Samuel Ilo Fernandes de Amorim Faculdade Integrada do Ceará (UniFIC)
  • Luziete Jorge da Silva Faculdades Integradas do Ceará
  • Luiz Paulo da Penha Ferino Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC)
  • Felipe Lopes Diniz Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3164

Palavras-chave:

autismo, inclusão, formação continuada

Resumo

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar o processo de inclusão de crianças autistas em uma escola regular de ensino no município de Iguatu, Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, desenvolvida na Escola Estação da Criança, com 12 professores, por meio de entrevistas semi-estruturadas e posteriormente analisadas pelo software Iramuteq. Demonstrou-se que existe uma necessidade de os professores terem uma formação continuada no sentido de conhecer a criança autista e suas particularidades, bem como enxergar cada criança como um ser individual para promover a inclusão dessa criança no ensino regular por meio de uma aprendizagem mais significativa. Ademais, para os professores, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, de origem genética, que afeta, principalmente, a comunicação verbal e não verbal, caracterizada por movimentos repetitivos e dificuldade de interação social. Mais estudos são necessários para elucidarem essa questão no sentido de compreender melhor esses alunos, desde o diagnóstico até o tratamento, inclusive, sua inserção em sala-de-aula no ensino regular, possibilitando uma melhor interação social desses alunos e consequentemente garantindo sua inclusão e uma formação mais adequada, como sujeitos sociais, já que estão assegurados por lei.

 

 

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Biografia do Autor

Samuel Ilo Fernandes de Amorim, Faculdade Integrada do Ceará (UniFIC)

1 Mestre em Saúde da Família (RENASF/URCA). Docente da Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC), Iguatu-Ce. Email: samuel_ilo@hotmail.com;

Luziete Jorge da Silva, Faculdades Integradas do Ceará

2 Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FASEC). Docente da Faculdades Integradas do Ceará, Iguatu-Ce. Email: luzietejorge@hotmail.com;

Luiz Paulo da Penha Ferino, Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC)

3 Mestre em Educação (URCA). Docente da Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC), Iguatu-Ce. Email: luizpauloferino@hotmail.com;

Felipe Lopes Diniz, Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC)

4 Discente do curso de Pedagogia da Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC), Iguatu-Ce. Email: felipedinizpedagogo10@gmail.com.

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Amorim, S. I. F. de, Silva, L. J. da, Ferino, L. P. da P., & Diniz, F. L. (2021). O Processo de Inclusão de Crianças Autistas na Rede Regular de Ensino: Um Olhar Docente / The Process of Including Autistic Children in the Regular Education Network: A Teacher’s View. ID on Line. Revista De Psicologia, 15(56), 664–677. https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3164

Edição

Seção

Artigos