O Processo de Inclusão de Crianças Autistas na Rede Regular de Ensino: Um Olhar Docente / The Process of Including Autistic Children in the Regular Education Network: A Teacher's View

Autores

  • Samuel Ilo Fernandes de Amorim Faculdade Integrada do Ceará (UniFIC)
  • Luziete Jorge da Silva Faculdades Integradas do Ceará
  • Luiz Paulo da Penha Ferino Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC)
  • Felipe Lopes Diniz Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3164

Palavras-chave:

autismo, inclusão, formação continuada

Resumo

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar o processo de inclusão de crianças autistas em uma escola regular de ensino no município de Iguatu, Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, desenvolvida na Escola Estação da Criança, com 12 professores, por meio de entrevistas semi-estruturadas e posteriormente analisadas pelo software Iramuteq. Demonstrou-se que existe uma necessidade de os professores terem uma formação continuada no sentido de conhecer a criança autista e suas particularidades, bem como enxergar cada criança como um ser individual para promover a inclusão dessa criança no ensino regular por meio de uma aprendizagem mais significativa. Ademais, para os professores, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, de origem genética, que afeta, principalmente, a comunicação verbal e não verbal, caracterizada por movimentos repetitivos e dificuldade de interação social. Mais estudos são necessários para elucidarem essa questão no sentido de compreender melhor esses alunos, desde o diagnóstico até o tratamento, inclusive, sua inserção em sala-de-aula no ensino regular, possibilitando uma melhor interação social desses alunos e consequentemente garantindo sua inclusão e uma formação mais adequada, como sujeitos sociais, já que estão assegurados por lei.

 

 

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Biografia do Autor

Samuel Ilo Fernandes de Amorim, Faculdade Integrada do Ceará (UniFIC)

1 Mestre em Saúde da Família (RENASF/URCA). Docente da Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC), Iguatu-Ce. Email: [email protected];

Luziete Jorge da Silva, Faculdades Integradas do Ceará

2 Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FASEC). Docente da Faculdades Integradas do Ceará, Iguatu-Ce. Email: [email protected];

Luiz Paulo da Penha Ferino, Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC)

3 Mestre em Educação (URCA). Docente da Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC), Iguatu-Ce. Email: [email protected];

Felipe Lopes Diniz, Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC)

4 Discente do curso de Pedagogia da Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC), Iguatu-Ce. Email: [email protected].

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Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Artigos