Como Aplicar Técnicas de Estudo na Aprendizagem de Lógica de Programação / How to Apply Study Techniques in Learning Logic Programming

Autores

  • Rone Bezerra da Silveira Centro educacional Vale do Salgado
  • Felipe Neris Torres de Sousa Centro educacional Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3161

Palavras-chave:

lógica, programação, aprendizado, técnica

Resumo

Resumo: Este trabalho se trata de uma pesquisa qualitativa que tem como intuito explorar o significado da lógica de programação, identificar seu significado, as atribuições dadas a este contexto e a ligação com a lógica matemática e o raciocínio lógico, buscando esclarecimento no tocante a formas de aprendizado que consigam indicar ao aluno uma forma de estudar este conteúdo de forma a esclarecer melhor e tornar a jornada menos frustrante, também deliberando a aplicação desses métodos de estudo, não necessariamente designando uma única estratégia. O contexto de lógica de programação que nomeiam as disciplinas de faculdades, onde traz um dos principais pontos de base para aprender a programar, juntamente com as inconsistências em determiná-la como um fator único, porém com ligações indissociáveis da lógica matemática e do raciocínio lógico, cujo a união destes fatores sejam características principais para composição do termo “lógica de programação”. Diagnosticar e verificar o que de fato são métodos de estudos, como se denomina esta prática e a importância de se organizar uma metodologia para que contribua com o aprendizado do aluno, indiretamente ao processo de programar, como de maneira macro, abordando o âmbito educacional. Estes métodos devem ser aplicados para que o assunto em questão consiga ser melhor compreendido, já que se trata de questões de difícil absorção, as formas de aplicar essas técnicas são essenciais para o aprendizado da lógica de programação, estes métodos visam organizar e equilibrar a teoria e pratica para que o resultado seja de fato algo realista e visível na trajetória do aprendizado.

 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rone Bezerra da Silveira, Centro educacional Vale do Salgado

[1] Autor do trabalho, graduado em análise e desenvolvimento de sistemas, e-mail: [email protected];

Felipe Neris Torres de Sousa, Centro educacional Vale do Salgado

[2] Professor orientador, graduado em Administração, especialista em Marketing e RH, MBA Executivo em Gestão Pública,  em  e-mail: [email protected].


 

Referências

ALVES, William Pereira. Lógica de programação de computadores: Ensino didático. In: LOGICA de programação de computadores. 1. ed. São Paulo: Erica, 2010. cap. 1, p. 12. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=VYqwDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=l%C3%B3gica+de+programa%C3%A7%C3%A3o+conceitos&ots=TEpSorlau&sig=hA1zfTzGQLuvYOKQFX0GBRHOhbY#v=onepage&q=l%C3%B3gica%20de%20programa%C3%A7%C3%A3o%20conceitos&f=true. Acesso em: 4 jun. 2021.

BARBOSA, Suria. Aprenda qualquer coisa em 4 passos com a Técnica Feynman. [S. l.], 2021. Disponível em: https://www.napratica.org.br/aprenda-rapido-com-tecnica-feynman/. Acesso em: 21 jun. 2021.

BARTALO, Linete; GUIMARÃES, Sueli Edi Rufini. Estratégias de estudo e aprendizagem de alunos universitários: Um estudo exploratório. [S. l.], 2008. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1828/1674%2013/06/21. Acesso em: 13 jun. 2021.

BORUCHOVITCH, E. A motivação para aprender de estudantes em curso de formação de professores. Educação, Porto Alegre, 3008, Jan-Abr, 31 (1), 30-38.

BORUCHOVITCH, E., & SANTOS, A. A. A. Estratégias de aprendizagem: conceituação e avaliação. Em: A. P. P. Noronha, & F. F. Sisto, (Orgs.). Facetas do fazer em avaliação psicológica. (pp. 10-20). São Paulo: Vetor, 2006.

CAMBRUZZI, Eduardo; SOUZA, Rosemberg M. de. Robótica educativa na aprendizagem de lógica de programação: Aplicação e análise. [S. l.], 2015. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/4981/3397#%20%20acesso. Acesso em: 20 jun. 2021.

ANSEREAU, D. (1985). Learning strategy research. Em: J. W. Segal, S. F. Chipman, & R. Glaser (Orgs.), Thinking and Learning Skills (pp. 209-239). Hillsdale, NJ: Erlbaum.

FERREIRA, Claudia et al. Um estudo sobre a aprendizagem de lógica de programação utilizando programação por demonstração. [S. l.], 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228864755_Um_Estudo_sobre_a_Aprendizagem_de_Logica_de_Programacao_Utilizando_Programacao_por_Demonstracao. Acesso em: 18 jun. 2021.

FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. Lições de física de Feynman: edição definitiva. [S. l.]: Bookman, 2008.

FONTANA, Maire J.; FÁVERO, Altair A. Professor reflexivo: Uma integração entre teoria e prática. Revista de educação do Ideau, [s. l.], v. 8, n. 17, 2013. Disponível em: https://www.caxias.ideau.com.br/wp-content/files_mf/de946928fc01518999bb019ba65f89a830_1.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021.

GOUVEIA, João. Métodos, técnicas, e jogos pedagógicos. [S. l.], 2007. Disponível em: http://195.22.21.182/handle/20.500.11796/2355. Acesso em: 16 jun. 2021.

JUNGTHON, Gustavo; GOULART, Cristian Machado. Paradigmas de Programação. Taquara RS, [2009]. Disponível em: https://cpsoftware.com.br/lnpg/intro-paradigmas.pdf. Acesso em: 29 jun. 2021.

LEPSEN, Edécio Fernando. Lógica de programação e algoritmos com javascript: Uma introdução a programação de computadores com exemplos e exercícios para iniciantes. In: LÓGICA de programação e algoritmos com javascript. 13. ed. São Paulo: Novatec, 2018. cap. 1, p. 17. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Hz5ODwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT3&dq=conceito+de+logica+de+programacao&ots=ql-NNiCeRf&sig=9TnYSTprqj8sCLeDKzJI2tIYAbE&redir_esc=y#v=onepage &q=conceito%20de%20logica%20de%20programacao&f=false. Acesso em: 21 maio 2021.

LIMA, Cassia Helena P. et al. Papéis sociais no ensino superior: Aluno-cliente, professor gerente-educador, instituição de ensino-mercantil. [S. l.], 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/8850089/PAP%C3%89IS_SOCIAIS_NO_ENSINO_SUPERIOR_ALUNO_CLIENTE_PROFESSOR_GERENTE_EDUCADOR_INSTITUI%C3%87%C3%83O_DE_ENSINO_MERCANTIL. Acesso em: 16 jun. 2021.

MANZANO, Jose Augusto M. G. Algoritmos: Logica para desenvolvimento de programação de computadores. In: OLIVEIRA, Jayr Figueiredo et al. Algoritmos: Logica para desenvolvimento de programação de computadores. 13. ed. São Paulo: Erica, 2010. cap. 2, p. 30.

MARTINS, R. B. Metodologia científica: como tornar mais agradável a elaboração de trabalhos acadêmicos. 3. tir. Curitiba: Juruá, 2006.

MATTOS, Sandra Maria Nascimento. O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES AFETIVAS. [S. l.], 2012. Disponível em: http://dalicenca.uff.br/wp-content/uploads/sites/204/2020/05/artigo5_ volume7.pdf. Acesso em: 8 jun. 2021.

MORAES, Marialice de; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão. Técnicas de estudo. In: Técnicas de estudo. [S. l.], 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/ 123456789/194940/T%C3%A9cnicas%20de%20estudo_3ed_MIOLO.pdf?sequence=1%2010/06/21. Acesso em: 10 jun. 2021.

NISBET, J., & SCHUCKSMITH, J. (1986). Learning strategies. London: Routledge & Kegan Paul.

NOGUEIRA, Vinicius Nogueira. Evasão escolar nos cursos de TI preocupa: como combater isto? [S. l.], 27 jun. 2021. Disponível em: https://carreiradeti.com.br/evasao-escolar-nos-cursos-de-ti-preocupa-como-combater-isto/. Acesso em: 20 abr. 2021.

OLIVEIRA, Gleyva Maria S. de. Concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia: A distância da universidade federal de mato grosso sobre ensino e aprendizagem. [S. l.], 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/ handle/123456789/91414/261994.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 jun. 2021.

QUINITO, Daniel Francisco; CARVALHO, Fabiana. Quem quer estudar melhor? Metodologias para um estudo proveitoso. [S. l.]: Thoth, 2021. cap. 1, p. 22. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=PBguEAAAQBAJ&oi=fnd&pg= PA11&dq=como+estudar+melhor&ots=BedxrIVn9w&sig=6bnwfhgAPqYNxKROkz5FKGA9qYE&redir_esc=y#v=onepage&q=como%20estudar%20melhor&f=false. Acesso em: 13 jun. 2021.

RAMOS, Angela F. S. Dados recentes da neurociência fundamentam o método "Brain-based learning". Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 31, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862014000300004%20 acesso%2017/06/21. Acesso em: 17 jun. 2021.

RANGEL, Mary. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. [S. l.]: Papirus, 2014. cap. 1, p. 6. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=sneADwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT3&dq=tecnica+de+estudo+de+aprendizagem&ots=qG8VNUAMy_&sig=GXzws8MDl1fdPvT1VOuDu08fJ8E&redir_esc=y#v=onepage&q=tecnicadeestudodeaprendizagem&f=false. Acesso em: 11 jun. 2021.

RODRIGUES, Amariles Alves et al. Raciocínio lógico na compreensão de texto. [S. l.], 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/xH7Kk3VyJx6DqJZhKmvhWbd/? format=html. Acesso em: 9 jun. 2021.

SAMPAIO, Augusto; MARANHÃO, Antônio. Conceitos e Paradigmas de Programação via Projeto de Interpretadores [S. l.], 2008. Disponível em: https://cpsoftware.com.br/lnpg/ Jai2008Augusto.pdf. Acesso em: 3 jun. 2021.

SCHMIDT, Miguel; FERREIRA, Vinicius H. Aprendendo a programar: Quais são as percepções dos estudantes? Convergência de Olhares: A indissociabilidade entre pesquisa, extensão e ensino, Bento Gonçalves/RS, 2016. Disponível em: https://eventos.ifrs.edu.br/index.php/Salao/SICT2016/paper/viewFile/231/304. Acesso em: 24 jun. 2021.

SILVA, Nyara et al. Ensino de ciência da computação na educação básica: Experiências. XX Workshop sobre Educação em Computação, [s. l.], 2012. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7490/5285#%2006/06/21. Acesso em: 6 jun. 2021.

TAVARES, José et al. Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: Estudo na Universidade dos Açores. [S. l.], 2003. Disponível em: http://publicacoes.ispa.pt/publicacoes/index.php/ap/article/view/7/pdf%2014/06/21. Acesso em: 14 jun. 2021.

TORRES, Patricia L. et al. Grupos de consenso: Uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Dialogo Educacional, [s. l.], v. 4, ed. 13, 2004. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/ view/7052/6932. Acesso em: 23 jun. 2021.

VASCONCELOS, Marcelo Camargos de. Um estudo sobre o incentivo e desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, através da estratégia de resolução de problemas. Orientador: Elizabeth Sueli Specialski. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - A Universidade Federal de Santa Catarina, [S. l.], 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/82419/195597.pdf?sequence=1&isAllowed=y%2008/06/21. Acesso em: 8 jun. 2021.

VIANA, Cleide Maria Q. Q.; VEIGA, Ilma Passos A. O diálogo acadêmico entre orientadores e orientandos. [S. l.], 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs. br/index.php/faced/article/view/8079/5726. Acesso em: 15 jun. 2021.

XAVIER, Gley Fabiano Cardoso. Lógica de Programação. In: LOGICA de Programação. 13. ed. São Paulo: Senac, 2018. cap. 1, p. 6. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id= R1nDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT189&dq=logica+de+programacao&ots= RD0diG2qFi&sig=iOu614K9iRCMMRrIB4VGJjubEzE&redir_esc=y#v=onepage&q=logica%20de%20programacao&f=false. Acesso em: 21 maio 2021.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Artigos