Transtornos Mentais: Experiência com estudantes de Escolas Estaduais de Alta Floresta - MT / Mental Disorders: Experience with students from State Public Schools of Alta Floresta - MT

Autores

  • Marilaine de Castro Pereira Marques Ecolas Estaduais Dom Bosco e Militar do Corpo de Bombeiros Dom Pedro II
  • Danúbia Bertan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Alta Floresta
  • Ismael Pereira dos Santos Centro de Especialidades Médicas de Alta Floresta/MT
  • Anderson Ortiz Alves Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Renato Fabris Escola Estadual Ludovico da Riva, Colégio Militar Dom Pedro II
  • Fernanda Silva Signor Centro Universitário da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3152

Palavras-chave:

Transtornos mentais, Alunos, Escolas Estaduais.

Resumo

 

Resumo: A finalidade do presente artigo é socializar uma experiência investigativa com alunos, de duas escolas estaduais de Alta Floresta, durante os anos de 2017 e 2018, sobre transtornos mentais. A pesquisa teve como escopo, identificar alunos que apresentavam algum comportamento que pudesse ser característico de transtorno mental; compreender suas queixas; orientar os que necessitavam de tratamento e oferecer apoio afetivo, bem como informacional durante o período de aulas. Adotou-se a abordagem qualitativa de pesquisa e os dados foram coletados por observações e entrevistas com questões abertas. Observou-se alunos de dez salas de aula, que juntas integravam cento e oitenta e oito alunos. Vinte e dois apresentavam algum tipo de sofrimento, demonstrado por meio de isolamento, tristeza, choro e desinteresse pelos estudos. Desses vinte e dois identificados, todos afirmaram que sentiam muita tristeza e angústia, sendo que doze deles disseram que não tinham um motivo aparente que justificasse a ansiedade, irritação e falta de vontade de viver. Quinze dos vinte e dois já tinham se mutilado. Orientou-se os alunos a procurarem ajuda profissional, destacando que transtornos mentais trazem muitos prejuízos para a vida dos doentes e até para as pessoas com as quais convivem. Julga-se ter alcançado o objetivo da pesquisa e ainda que o fato de terem mais informações não tenha sido o bastante para aliviar suas dores, foi um trampolim para aqueles alunos buscarem ajuda profissional e obterem maior empatia por parte dos pais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilaine de Castro Pereira Marques, Ecolas Estaduais Dom Bosco e Militar do Corpo de Bombeiros Dom Pedro II

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); Especialista em Desenvolvimento Regional Agroflorestal pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Doutoranda no Programa de Pós-graduação Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado, Rio Grande do Sul; Docente da Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF) e da Faculdade de Alta Floresta (FAF); Professora das Escolas Estaduais Dom Bosco e Militar do Corpo de Bombeiros Dom Pedro II - Alta Floresta/MT.

Danúbia Bertan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Alta Floresta

Pós-graduada em Educação Especial - LIBRAS pelo IFMT- Instituto Federal de Mato Grosso. Pós-graduada em Formação em Educação à Distância pela UNIP - Universidade Paulista. Graduada em Psicologia pela Escola Superior de Criciúma (ESUCRI). Atualmente é psicóloga do IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Alta Floresta.

Ismael Pereira dos Santos, Centro de Especialidades Médicas de Alta Floresta/MT

Psicólogo - CRP 18/01886. Especialista em Neuropsicologia - Pós-graduado em Políticas Sociais de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. - Psicólogo do Centro de Especialidades Médicas de Alta Floresta/MT - Psicólogo Clínico na PROVIDA - Psicologia e Neuropsicologia.

Anderson Ortiz Alves, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2000), graduação em Matemática pela Universidade Paulista (2015) e mestrado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004). Atualmente é estável - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e professor contratado da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Renato Fabris, Escola Estadual Ludovico da Riva, Colégio Militar Dom Pedro II

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2011) e graduação em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015), é Especialista em História do Mato Grosso pelo Instituto Federal Campus de Alta Floresta (2016), Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Alta Floresta e Mestrando em Educação pela Universidade América University. Atualmente é professor na Escola Estadual Ludovico da Riva, Colégio Militar Dom Pedro II e no curso de Direito na Faculdade de Direito de Alta Floresta - FADAF no município de Alta Floresta.

Fernanda Silva Signor, Centro Universitário da Grande Dourados

Graduada em Psicologia Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental Especialista em Assistência Interdisciplinar em Saúde Mental/Álcool e Outras Drogas Especialista em Psicopedagogia.

Referências

BARBOSA, Diogo Jacintho; TOSOLI, Antonio Marcos Gomes; FLEURY, Mariana Luiza de Oliveira; VERN, Rachel; FLEURY, Luis Felipe de Oliveira; SILVA, Alba Nunes da. Representações Sociais Dos Transtornos Mentais Social. Rev enferm UFPE on line., Recife, 12(6):1813-6, jun., 2018. Disponível em: file:///D:/arquivos%20de%20usuario/user /Marilaine/Downloads/234783-114438-1-PB.pdf. Acesso em: 13/06/2021.

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm. Acesso em 12/06/2021.

CÂNDIDO, Rosilene; OLIVEIRA, Edina Araújo Rodrigues; MONTEIRO, Claudete Ferreira de Souza; COSTA, José Ronildo da; BENÍCIO, Geórgia Salanne Rodrigues;

COSTA, Flora Lia Leal da. Conceitos e preconceitos sobre transtornos mentais: um debate necessário. SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas. (Ed. port.) vol.8 no.3 Ribeirão Preto dez. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762012000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 13/06/2021.

CRESWELL, John W. Projetos de Pesquisa: Métodos Qualitativos, Quantitativos e Mistos. Tradução Magda Lopes. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE-OPAS; ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE - OMS. Transtornos mentais. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/transtornos-mentais. Acesso em:13/06/2021.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa; Mentes ansiosas: medo e ansiedade além dos limites, Ed. Objetiva, 2011, Rio de Janeiro-RJ.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Comment