Saúde do Cuidador: Percepção dos Profissionais de uma Equipe de Estratégia Saúde da Família / Caregiver Health: Perception of Professionals of a Family Health Strategy Team

Autores

  • Carolina Ribas Autarquia Municipal de Saúde
  • Camila Siguinolfi de Moura Universidade Estadual de Londrina
  • Renan Garcia Guilherme Universidade de São Paulo
  • Franciele Nogueira Smanioto Universidade Estadual de Londrina
  • Fabio Jose Antonio da Silva Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3149

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Cuidadores, Trabalhador de Saúde

Resumo

O cuidador está exposto a uma série de atribuições que exigem disposição e dedicação, uma vez que este sujeito abdica de sua vida para prestar cuidados ao outro, ficando vulnerável ao desenvolvimento do estresse e diminuição da qualidade de vida. Percebem-se diversas ações de cuidado propostas ao dependente, porém as mesmas não estão voltadas para a saúde do cuidador, sendo esta consequentemente negligenciada, inclusive pela Atenção Básica que tem por escopo o desenvolvimento de ações, por meio das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), de promoção de saúde, a prevenção de agravos e a recuperação da saúde, de forma integral e continua. O presente estudo teve por objetivo a identificação da percepção dos profissionais de uma equipe de Estratégia Saúde à Família em relação à Saúde do Cuidador. Tratou-se de um estudo de caráter descritivo exploratório de abordagem qualitativa, em que a coleta de conteúdo ocorreu por meio do grupo focal, utilizando-se da abordagem de análise de conteúdo para a interpretação e análise do material coletado. Além disso, utilizou-se de um questionário sócio demográfico. Participaram do estudo nove profissionais de uma equipe de ESF de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Apucarana. Da análise e interpretação dos conteúdos emergiram três categorias, sendo Concepção de Cuidador; Qualidade de vida do Cuidador, e Organização do Serviço de Saúde. Constatou-se que a equipe de saúde percebe a amplitude das atribuições e necessidades do usuário cuidador, bem como observam que estes usuários têm a sua qualidade de vida afetada devido a sua função. Também alegaram sofrer na prestação de cuidados aos cuidadores, pois sentem-se sobrecarregados com as demandas trazidas e também impotentes e insatisfeitos por não conseguir ajudá-los. Em relação a prestação de cuidados ofertados a este público, a equipe reconheceu a falha no processo de trabalho, em que não trabalha na lógica da integralidade. Assim, não são ofertadas ações de promoção ou prevenção. Contudo, pelo fato dos profissionais entenderem o sofrimento, estes tendem a promover estratégias para favorecer o acesso ao cuidador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Ribas, Autarquia Municipal de Saúde

Especialista em Saúde da Família - Autarquia Municipal de Saúde - Apucarana/PR


Camila Siguinolfi de Moura, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Saúde Coletiva - UEL/PR

Renan Garcia Guilherme, Universidade de São Paulo

Mestre em Ciências - USP/SP

Franciele Nogueira Smanioto, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Enfermagem - UEL/PR

Fabio Jose Antonio da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Educação Física - UEL/PR

Referências

BARDIN, L. (2006). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977)

BORGHY.A.C et al. Sobrecarga de familiares cuidadores de idosos com doença de Alzheimer: um estudo comparativo. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2013.

BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações: CBO – 2010 – 3. ed. Brasília: MTE, SPPE, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Guia prático do cuidador / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2008. 64 p.

BRASIL. Secretária Executiva. Programa de Agente comunitária de saúde. Secretária Executiva- Brasília. Ministério da Saúde. 2001.

DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho (A. I. Paraguay, & L. L. Ferreira, Trads., 5ª ed.). São Paulo: Oboré. 1992.

DEJOURS, C. A. A metodologia em psicodinâmica do trabalho. In Lancman S, Sznelwar L.I, organizadores. Christophe dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. Rio de janeiro: fiocruz; Brasília: parallo 15; 2004

EMBRACING CARERS. Cuidador não se cuida. Censuswide. 2018. Disponível em: https://www.embracingcarers.com/pt_BR/home/research/global-carer-survey.html. Acesso em 09/10/2018.

ESCOREL, et al. O Programa de Saúde da Família e a construção de um novo modelo para a atenção básica no Brasil. Revista Panamericana de Saúde Pública. 2007.Disponível em: https://scielosp.org/pdf/rpsp/2007.v21n2-3/164-176/pt. Acesso em: 02/12/2018.

FERNANDES M.G.M; GARCIA T.R. Determinantes da tensão do cuidador familiar de idosos dependentes. Revista. Brasileira de Enfermagem. 2009; 62(1):57- 63.

FERTONANI, et al. Modelo assistencial em saúde: conceitos e desafios para a Atenção Básica Brasileira. Revista Ciência Saúde Coletiva. 2015, vol.20, n.6, pp.1869-1878.

GARUZI, M; ACHITTI, M.C.O; SATO, C.A; ROCHA S.A; SPAGNUOLO, R.S.

Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: Revisão integrativa. Rev Panam Salud Publica. 2014;35(2):144–9.

GATTI, B. A. Grupo focal em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2012.

GLANZNER, C. H. O descompasso entre o trabalho real e o prescrito: prazer e sofrimento dos profissionais das equipes ESF no grupo Hospitalar Conceição. 2014.217 Tese (Doutorado em enfermagem) - Escola de Enfermagem. 2018.

GOMES, A. A. Apontamentos sobre a pesquisa em educação: usos e possibilidades do grupo focal. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 7, n.2, p. 275-290, jul./dez. 2005.

GONÇALVES L.H.T. et al. A dinâmica da família de idosos mais idosos no contexto de Porto, Portugal. RevLatinoamEnferm. 2011;19(3):458-66.

KARSCH, U. M. Idosos dependentes: famílias e cuidadores. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 861-866, 2003.

LAHAM, C.F. Percepção de perdas e ganhos subjetivos entre cuidadores de pacientes atendidos em um programa de assistência domiciliar. Dissertação. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.

LEMOS, Cristiane Lopes Simão. Educação Permanente em Saúde no Brasil: educação ou gerenciamento permanente? Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, p. 913-922, Mar. 2016.

MARTINES, Wânia Regina Veiga; CHAVES, Eliane Corrêa. Vulnerabilidade e sofrimento no trabalho do agente comunitário de saúde no Programa de Saúde da Família. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 426-433, Sept. 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio. Complexidade em Saúde da Família e formação do futuro profissional de saúde. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 13, n. 30, p. 153-166. 2009.

PEREIRA, M.J.B. at al. Colectando dados em grupo-el grupo focal. Revista Panamericana de Enfermeira. Brasília. v.2, n.1, p 27-34, jun 2004.

RIBEIRO, S. F.R; MARTINS, S. T. F. Sofrimento Psíquico Do Trabalhador Da Saúde Da Família Na Organização Do Trabalho. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 2, p. 241-250, abr./jun. 2011.

ROSA, A. J; BONFANTI, A. L.; CARVALHO, C. S. O sofrimento psíquico de agentes comunitários de saúde e suas relações com o trabalho. Saúde soc., São Paulo, v. 21, n. 1, p. 141-152, Mar. 2012.

SCHOLZE, Alessandro da Silva; DUARTE JUNIOR, Carlos Francisco; SILVA, Yolanda Flores e. Trabalho em saúde e a implantação do acolhimento na atenção primária à saúde: afeto, empatia ou alteridade? Interface (Botucatu), Botucatu, v. 13, n. 31, p. 303-314, 2009.

SILVA, G.M. Sobrecarga E Qualidade De Vida Sob A Ótica De Cuidadores De Idosos Com Acidente Vascular Encefálico. Trabalho de Conclusão de Residência em Atenção Básica. 2018. Apucarana-PR.

SILVA, J.A.A. Cuidando Do Cuidador: Uma Proposta Para Melhoria De Vida De Cuidadores E Acamados. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Atenção Básica. 2016. Uberaba-MG.

SOUZA, L.R. Sobrecarga no cuidado, estresse e impacto na qualidade de vida de cuidadores domiciliares assistidos na atenção básica. Cad. Saúde Colet., 2015, Rio de janeiro, 23 (2): 140-149.

TOMAZ, J. B. C. O agente comunitário de saúde não deve ser um “super-herói”. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v6, n10, p.75-94, fev 2002.

VILELA, R. A. G; SILVA, R. C; FILHO, J. M. J. Poder de agir e sofrimento: estudo de caso sobre Agentes Comunitários de Saúde Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 122, n. 35, p. 289-302, jul./dez. 2010.

WEGNER, W. Concepção de Saúde de Mulheres Cuidadoras-leigas: Estratégias à sua promoção de Saúde. Dissertação (Mestrado Enfermagem). 2007. Porto Alegre- Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Artigos